SÃO PAULO, 27 de junho de 2014 /PRNewswire/ -- É possível ser feliz no trabalho? Estudo do Ateliê de Pesquisa Organizacional, apresentado recentemente em ciclo de debates da agência fmcom, aponta que sim - 79% do universo ouvido se diz feliz com o trabalho. A remuneração tem forte influência, mas não é o único fator.
A pesquisa estudou o tema a fundo para entender como e de que forma a felicidade é percebida pelas pessoas em sua rotina profissional. O objetivo foi o de levantar elementos que pudessem fundamentar uma análise mais profunda sobre a questão.
A percepção de sentir-se feliz no trabalho passa por algumas variáveis, ligadas a dois pontos - o sentido e a importância da atividade profissional. No sentido, as pessoas levam em conta o quanto sentem que estão evoluindo e aprendendo, se sentem que fazem diferença, somam no organização, tem prazer nas atividades que desenvolvem. No quadrante da importância, aparecem os aspectos como estar empregado ou não, ter boa remuneração, o status equivalente ao cargo que ocupa e outros pontos. "Pessoas que sentem-se orientadas no trabalho por um propósito; têm na vida profissional um sentido de vida, são as que se manifestam como sendo felizes", explica Felipe Cortoni, sócio-diretor do Ateliê de Pesquisa Organizacional.
Ponto comum entre todos os entrevistados, o dinheiro aparece como um dos motivadores importantes - 78% dos que se consideram felizes, definem que a remuneração é o principal motivo; seguido de crescimento pessoal e profissional, com 45%, realização, com 44%. "Ainda que o estudo nos surpreenda com um universo de 79% das pessoas felizes no trabalho; não podemos deixar de olhar atentamente para os 21% que se dizem infelizes", considera Felipe Queen, sócio-diretor da agência fmcom.
Foram realizados quatro grupos qualitativos e 200 entrevistas quantitativas, em São Paulo e Rio de Janeiro, com pessoas que têm entre 28 e 45 anos, formação superior, e trabalham em empresas que têm 500 ou mais funcionários. Todos os ouvidos têm mais de oito e até 25 anos, no máximo, de vida profissional.
CI + 10 - O futuro da Comunicação Interna
Discutir sobre as questões que estão na agenda dos executivos e RH's das grandes organizações, impactando na produtividade, retenção e engajamento das equipes. "Esse é o espírito do CI + 10 ? o futuro da comunicação interna", explica Felipe Queen, sócio diretor da fmcom.
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FONTE fmcom