Vancouver, Canadá--(
DINO - 11 nov, 2016) - Muitas famílias brasileiras sonham em postar nas redes sociais "partiu, Canadá!". Antes disso há um planejamento que envolve documentações, reserva financeira e outras providências fundamentais.
Quando falamos em imigrar para uma das dez províncias ou três territórios canadenses estamos diante de mais de 50 possibilidades! E de um modo geral, não são muitos os fatores que diferem em relação a uma aplicação individual ou feita junto com os familiares: há oportunidade para todos.
Proporcionar segurança, qualidade de vida, além de facilitar na adaptação à nova fase da vida são vantagens para as pessoas que não pretendem embarcar sozinhas.
É importante esclarecer que o governo local considera como família os dependentes diretos do aplicante principal, sendo o cônjuge (casado ou comprovadamente vivendo em união estável) e os filhos de até 19 anos de idade, que podem fazer parte do mesmo processo de imigração.
Os demais integrantes podem ser beneficiados somente depois que um dos membros se tornar um Residente Permanente ou um cidadão canadense, por intermédio dos programas de "Sponsorship". Desta maneira, existe a possibilidade de no futuro providenciar uma espécie de patrocínio para pais e avós, por exemplo, dando garantias de integral responsabilidade pela permanência deles no país.
Definindo o aplicante principal e comprovação de renda
O propósito da família é imigrar para o Canadá, o que significa entrar no país como um Residente Permanente, ter autorização de trabalho integral, entre outros direitos, certo? Então é preciso determinar um aplicante principal que terá a importante função de ser a base de todos os demais integrantes. Geralmente, é escolhido quem tem mais qualificações (anos de experiência de trabalho, cursos superiores, entre outros).
Para quem ainda não está no Canadá, entre as exigências do governo está um quesito importante que é a comprovação de renda, baseada nos gastos por mês no país, considerando itens como alimentação e moradia. Desta forma se determina um valor mínimo a ser apresentado para a aplicação. Neste momento o número de membros da família entra no cálculo para ser definido a quantia necessária a se provar.
Principais programas de Imigração:
Express Entry
Hoje, o sistema de gerenciamento federal das aplicações à Residência Permanente do Canadá é o "Express Entry" (EE). Trata-se de uma plataforma online em que todos os inscritos recebem uma pontuação e integram um ranking. Os pontos são atribuídos pelo governo canadense por aplicação (que pode ser individual ou em família), a partir do nível educacional, a proficiência no idioma (inglês e/ou francês), a idade, entre outros quesitos. Os dados podem ser acessados ainda por empregadores canadenses e governantes de todas as províncias.
Este modelo funciona desde 2015 e dentro do EE estão os programas de imigração econômica, como o "Federal Skilled Worker Program", o "Federal Skilled Trades Program" e o "Canadian Experience Class". Portanto, de acordo com o perfil do aplicante é que será determinado em qual dessas modalidades ele irá pontuar e integrará um "pool" de candidatos. Ao longo do ano são realizados sorteios e assim definida a nota de corte: os contemplados receberão o convite oficial (ITA) para aplicar para a Residência Permanente.
Confira um vídeo informativo sobre o Express Entry neste link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=jYzuFvAmMWk"Provincial Nominee Programs" (PNPs)
Cada uma das províncias e territórios do Canadá possuem certa autonomia quanto ao seu processo de imigração, com diferentes formatos e exigências. Algumas utilizam a aplicação feita no Express Entry para selecionar os interessados em morar em seu território, buscando o perfil que atenda a sua necessidade e conferindo pontos extras para os elegíveis. Há outras localidades que aceitam aplicações diretas que funcionam de forma independente e com regulamento próprio. Esses são os chamados "Provincial Nominee Programs" (PNPs).
A província de Quebec é a exceção e mantém um processo único com diversas opções e também se baseando em pontos. Os programas específicos, como por exemplo, o "Mon Projet Québec" possui diferenças em relação ao Express Entry, entre elas, a pontuação máxima em termos de idade é de 35 anos, enquanto no EE é 29 anos. No texto "Express Entry x Mon Projet Québec ? Quais as principais diferenças?" é possível saber pontualmente essas particularidades, confira no link abaixo:
https://www.immi-canada.com/express-entry-x-mon-project-quebec-quais-as-principais-diferencas-2/Investidor e "Self-Employed Persons Program"
As pessoas interessadas em entrar no país como investidor, devem cumprir algumas exigências, entre as principais ter disponível um valor mínimo a ser injetado na economia local. Há opções em âmbito federal, mas vale lembrar que graças a autonomia das províncias e seus programas específicos, os valores e requisitos podem ser diferentes de acordo com a localidade em que se aplica para esta modalidade de imigração.
Existe ainda o "Self-Employed Persons Program", voltado para quem comprovar experiência anterior e condições de trabalhar por conta própria no Canadá. Também há uma série de critérios de seleção para esses trabalhadores independentes, que inclui atender até mesmo certas condições médicas e de segurança.
Pensou em somente estudar no Canadá? Sim, é possível!
Para as famílias em que os pais pretendem passar uma temporada de estudos no Canadá, seja para melhorar os conhecimentos em inglês ou francês, ou para cursar um programa de nível superior em um "College" ou Universidade, também encontram excelentes opções. Neste caso, a família também pode seguir unida! No pedido de visto e devidas permissões, o aplicante principal é o próprio estudante e é necessário provar fortes vínculos com o país de origem.
O objetivo e tempo de permanência são fundamentais para definir as comprovações financeiras. Se for um curso de idiomas o tempo irá determinar o tipo de visto, podendo ser de Turista para curta duração ou Visto de Estudante para períodos superiores a 24 semanas, sem permissão de trabalho. As permissões de trabalho para o aluno e cônjuge somente existem para cursos de nível superior em instituições que atendam aos requisitos da Imigração canadense.
Website:
https://www.immi-canada.com/