Releases 01/02/2017 - 11:16

GSMA: Redes LPWA irão liderar as conexões de IoT até 2022


LONDRES--(BUSINESS WIRE-DINO - 01 fev, 2017) -
A GSMA anunciou hoje que as conexões Low Power Wide Area (LPWA ? em português "área ampla com baixo consumo de energia") irão ultrapassar as redes 2G, 3G e 4G e se tornar a tecnologia líder em conectividade da Internet de Coisas (IoT), com 1,4 bilhão de conexões até 2022, segundo uma nova análise da Machina Research. Estes dados ressaltam como a indústria se alinhou às tecnologias LPWA padronizadas e complementares, tais como à NB-IoT e à LTE-M, acelerando o desenvolvimento do mercado. A iniciativa Mobile IoT da GSMA, que promove a adoção das tecnologias LPWA, é atualmente apoiada por 67 operadoras de telefonia móvel, fabricantes de dispositivos, chipsets, módulos e empresas de infraestrutura do mundo todo.

"No espaço de nove meses, a iniciativa Mobile IoT da GSMA estabeleceu os padrões de mercado para a LPWA, o que desempenhará um papel fundamental no crescimento, desenvolvimento e adoção da tecnologia", afirmou Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. "Já existem várias operadoras globais de telefonia móvel com os pilotos da Mobile IoT e neste ano veremos os lançamentos comerciais em vários setores, oferecendo conectividade completa de IoT e fornecendo serviços a bilhões de novos dispositivos."

As redes LPWA são uma área emergente de alto crescimento da IoT, projetadas para suportar aplicações M2M com baixas taxas de dados que exigem baterias de longa duração e operam sem vigilância por longos períodos de tempo ? muitas vezes em locais remotos. Elas serão utilizadas para uma grande variedade de aplicações, tais como rastreamento de ativos industriais, monitoramento de segurança, medição de água e gás, redes inteligentes, estacionamento urbano, máquinas de venda automática e iluminação pública.

"Está claro que as tecnologias LPWA irão revolucionar a Internet das Coisas, combinando a capacidade de proporcionar uma conectividade além dos limites com uma bateria extremamente longa. Tais qualidades tornam as tecnologias LPWA uma combinação perfeita para muitas aplicações da IoT. A disponibilidade generalizada da LPWA irá catalisar todo o ecossistema da IoT, apoiando novos casos de utilização, permitindo o aumento da sofisticação e o alcance de muitos casos existentes de uso, bem como acelerando a sua adoção global", disse Jim Morrish, fundador e diretor de Pesquisa da Machina Research.

As redes LPWA licenciadas complementam e ampliam as redes de área convencional, permitindo que as operadoras otimizem a infraestrutura existente de rede móvel de alta qualidade por meio de uma atualização que utiliza as tecnologias celulares 2G e 4G, além de redes locais como Wi-Fi, Bluetooth e Zigbee. Estes padrões licenciados permitem que os operadores otimizem a infraestrutura existente de rede móvel por meio de uma atualização para LTE-M para redes LTE, enquanto a NB-IoT pode usar tanto o espectro 2G quanto o 4G. Eles são projetados para cobrir todos os casos de uso, garantindo a escolha do cliente e ajudando o crescimento do mercado da IoT.

A iniciativa Mobile IoT da GSMA tem apoiado a indústria em vários pilotos globais, com soluções comerciais completas esperadas para chegar ao mercado ainda este ano.

Mobile IoT no Mobile World Congress 2017

O programa Connected Living da GSMA vai sediar a "GSMA Global Mobile IoT Summit" ? com participação dos principais especialistas do setor ? em 26 de fevereiro, das 13h às 17h30. A sessão irá abordar como a indústria está trabalhando em conjunto para atingir todo o potencial da Mobile IoT. Também haverá uma sessão separada chamada "Mobile IoT (LPWA) ? Open for Business" no dia 1º de março, das 13h30 às 15h30, oferecendo uma oportunidade para conhecer os lançamentos comerciais e pilotos mais recentes. Por último serão realizadas algumas demonstrações da tecnologia LPWA na Innovation City da GSMA, localizada no Pavilhão 4, na Fira Gran Via. Para mais informações ou para se inscrever, acesse www.gsma.com/connectedliving/event/mobile-world-congress-2017/. Para mais informações sobre a iniciativa Mobile IoT da GSMA, acesse: www.gsma.com/connectedliving/mobile-iot-initiative/.

Participe do Mobile World Congress 2017

Para mais informações sobre o Mobile World Congress 2017, incluindo como participar, expor ou patrocinar, acesse www.mobileworldcongress.com. Acompanhe as notícias e atualizações do Mobile World Congress no Twitter @GSMA usando #MWC17, na nossa página do evento no LinkedIn https://www.linkedin.com/company/gsma-mobile-world-congress ou no Facebook em https://www.facebook.com/mobileworldcongress/. Para informações adicionais sobre as redes sociais da GSMA, acesse www.mobileworldcongress.com/about/contact/social-media/.

O Mobile World Congress é a pedra angular do Mobile World Capital, que terá a cidade de Barcelona como sede até 2023. O Mobile World Capital engloba programas e atividades que se prolongam por todo o ano e beneficia não só os cidadãos de Barcelona, da Catalunha e da Espanha, mas a indústria de telefonia móvel do mundo inteiro. Para mais informações sobre o Mobile World Capital, acesse www.mobileworldcapital.com.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo inteiro, reunindo cerca de 800 operadoras de aproximadamente 300 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações de setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress para toda a América e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
Imprensa: Para a GSMA
Sophie Waterfield
+44 7779 459923
sophie.waterfield@webershandwick.com ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com

Fonte: BUSINESS WIRE