Rio de Janeiro--(
DINO - 16 jul, 2018) - O pesquisador e doutor em História Social, Maurício Margalho, lança, com a Editora Autografia, a obra "Estado, Empresários e Política: a hegemonia em construção (1930-1945)", que analisa a economia capitalista brasileira durante o Primeiro Governo Vargas, tratando da participação política de lideranças do empresariado industrial e comercial neste período.
O livro, resultado da tese de doutorado de Maurício, aborda como os empresários disputaram espaço em agências governamentais através de seus representantes, que colaboraram e/ou influenciaram na formulação das políticas do governo vigente. Além disso, trata sobre os conflitos de interesses entre grupos empresariais, ligados a seus respectivos interesses econômicos e políticos. Traz como casos chave dois empresários brasileiros, Valentim Bouças e Euvaldo Lodi.
"Estado, Empresários e Política: a hegemonia em construção (1930-1945)" é um rico estudo sobre o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Por intermédio de complexas articulações do autor acerca do assunto, tem-se novas interpretações e análises sobre o capitalismo brasileiro, sendo o livro indicado a todos os estudantes, professores e pesquisadores da área.
Sobre o autor:
Maurício Margalho é professor de História. Doutor e Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense.
Website:
http://www.autografia.com.br/loja/estado,-empresarios-e-politica-:-a-hegemonia-em-construcao-(1930-1945)/detalhes