Releases 28/02/2019 - 18:40

Cooperativa agropecuária investe em ferramenta de CRM especialista no relacionamento com os produtores rurais


Cascavel, PR--(DINO - 28 fev, 2019) -
O Brasil parece estar reencontrando o seu caminho de crescimento. Segundo publicou em 31/01/2019 Alejandro Werner, diretor do departamento do hemisfério ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento econômico brasileiro entre 2019 e 2020 deverá ser maior que 2%. Caso comprovado, será o maior índice de crescimento econômico apresentado pela economia brasileira desde 2013.

Atendendo a vocação agropecuária nacional, o PIB brasileiro é fortemente impactado pelos resultados produtivos e comerciais do agronegócio. A previsão do FMI de crescimento maior que 2% no PIB do Brasil para este ano, certamente passa pelas perspectivas também positivas para o agronegócio nacional.

A expectativa de crescimento para o agronegócio brasileiro é baseada nos números que vêm sendo observados a cada ano. O crescimento, em Reais, do faturamento brasileiro com a exportações de produtos agropecuários foi de 12% em 2018, segundo divulgou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq (CEPEA).

Os players do agronegócio nacional, principalmente aqueles voltados às exportações e que reforçam as divisas internacionais brasileiras, buscam trabalhar pelo aumento da produtividade e da efetividade dos negócios, principalmente adotando tecnologias inovadoras em insumos, máquinas e processos produtivos.

Dentro desse contexto, as cooperativas agropecuárias desempenham papel fundamental na disseminação de conhecimento e promoção das melhoras práticas produtivas entre os produtores rurais. Segundo Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), “as cooperativas agropecuárias atuam como verdadeiros centros de difusão de inovações tecnológicas para os pequenos produtores rurais e criadores/pecuaristas, promovendo eventos formativos e informativos, facilitando o acesso a equipamentos, máquinas e serviços, e favorecendo o ganho de escala que permite otimizar os resultados do produtor”.

Um dos mecanismos muito utilizados pelas cooperativas agropecuárias, com a intenção de demonstrar inovações, tecnologias e conhecimento aos produtores rurais cooperados, é o chamado “dia de campo”. Nessas oportunidades, a cooperativa conta com o apoio de seus profissionais, parceiros de negócios e indústrias de insumos, que se unem para criar simulações de casos reais de cultivo, demonstrando e validando cultivares, insumos, técnicas e ferramentas.

Alguns dos eventos promovidos pelas cooperativas agropecuárias, inclusive, crescem tanto que passam a se tornar grandes feiras de agrotecnologia. Tomam proporções gigantes, atraindo fornecedores e visitantes de todo o mundo, e gerando negócios na casa dos bilhões de Reais. Como exemplos concretos, temos a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS, e o Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR.

Na edição do Show Rural Coopavel 2019, ocorrida entre os dias 4 e 8 de fevereiro deste ano, o evento contou com estandes dos principais players do mercado agro nacional, além de mais uma iniciativa inovadora: o Show Rural Digital.

Ocupando uma área de 2,8 mil metros quadrados, contando com dezenas de empresas expositoras de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), o Show Rural Digital também contou com espaços para diversos pitches de startups, além de um disputado hackathon.

Foi nesse espaço inovador que a Coopavel, uma das maiores cooperativas agropecuárias do Brasil, e a Datacoper, empresa especialista em software para gestão no agronegócio, firmaram contrato, visando à implantação da ferramenta Clover CRM no atendimento aos cooperados.

De acordo com o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, essa iniciativa fará com que os profissionais da cooperativa sejam ainda mais assertivos nos atendimentos em campo, fortalecendo cada vez mais a parceria com os produtores rurais cooperados. “A cooperativa mantém a sua vocação de entrega de valor aos seus cooperados, buscando aprimorar o registro e tornar mais efetivos os atendimentos que nossos profissionais realizam dentro de cada propriedade rural”.

A Coopavel figura entre as 20 maiores empresas do agronegócio brasileiro e a opção pela ferramenta da Datacoper vem ao encontro da estratégia de fortalecer os laços de relacionamento da Coopavel com seus 5,5 mil produtores rurais cooperados.

Por meio do Clover CRM, todas as ações dos técnicos da Coopavel serão registradas e acompanhadas, permitindo a geração de relatórios em tempo real durante os atendimentos. As informações também poderão ser compartilhadas com os produtores e com os outros profissionais da cooperativa, instantaneamente.

“A Datacoper possui 28 anos de história desenvolvendo softwares para gestão de empresas e cooperativas do agronegócio. O Clover CRM reúne toda essa experiência, bem como as melhores práticas para a gestão do relacionamento com os produtores rurais. Será uma honra desenvolvermos essa parceria”, afirma o presidente da Datacoper, Cezar Bernardon.

A implantação da ferramenta começa ainda em fevereiro de 2019 e a expectativa é que todos os técnicos da Coopavel possam contar com a ferramenta Clover CRM já nos próximos meses.



Website: http://www.datacoper.com.br/