São Paulo, SP --(
DINO - 26 jun, 2018) - A NoFront - Empoderamento Financeiro inicia oficialmente suas atividades em junho de 2018. A empresa oferecerá cursos presenciais de finanças pessoais e assessoria de planejamento financeiro. O curso aborda assuntos como consumo, endividamento, conjuntura econômica, mecanismos de organização de finanças e investimentos, sendo todo o método com ênfase na comunidade negra e periférica.
A organização foi fundada pela economista Gabriela Mendes Chaves e pela contadora Gabriela Gomes, e conta com metodologia inédita, desenvolvida a partir das letras de música e de entrevistas com o grupo Racionais MCs. "A atualidade das músicas e a identificação das letras pela população periférica de São Paulo e do Brasil determinaram nossa escolha em usar o rap como instrumento didático para oferecer educação financeira", afirma Gabriela Mendes Chaves. "Um exemplo é a música 'Eu compro', do último álbum da banda, que nos convida a uma discussão sobre consumismo e endividamento".
De acordo com o Instituto Locomotiva, a população negra movimentou em torno de R$ 1,6 trilhão em 2017. Entretanto, essa mesma população configura os maiores índices de endividamento e desemprego. "Devido aos reflexos do período escravocrata, a população negra perdeu perspectivas de construção de riquezas e a NoFront busca, através da educação financeira, contribuir para uma mudança efetiva do atual cenário.", aponta Gabriella Gomes.
O próximo curso será oferecido no Centro de São Paulo, nos dias 14 e 21 de julho. As inscrições serão abertas a partir da segunda semana de junho através da página
https://www.facebook.com/NoFrontEmpoderamentoFinanceiro/. Cursos presenciais fora da cidade de São Paulo estão em planejamento para o segundo semestre de 2018.
Planejamento Financeiro
Além dos cursos presenciais, a NoFront oferecerá planejamento financeiro por meio de consultoria e assessoria mensais em ambiente virtual para pessoas físicas, microempreendedores, micro e pequenas empresas.
O serviço de planejamento financeiro da NoFront consiste em um diagnóstico do cenário financeiro com sugestões ações com foco no empoderamento financeiro pessoal e empresarial.
O planejamento financeiro tem como objetivo ajudar a reverter um cenário de pouca informação e de despreparo quando o assunto é dinheiro. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito -SPC indicou que quase metade dos brasileiros às vezes ou nunca fazem um planejamento cuidadoso dos passos que devem seguir para ficar dentro do orçamento nos próximos 6 meses. Simultaneamente, a pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil de 2016, realizada pelo Sebrae, identificou questões financeiras como os principais motivos de fechamento das empresas. "Todos nós pensamos em dinheiro, gastamos dinheiro e ganhamos dinheiro (ainda que pouco), mas nenhum de nós aprende a lidar com dinheiro. Na sociedade em que vivemos, o dinheiro pode ser um grande motivo de conforto ou de preocupação, e quanto mais aprendermos a lidar com esse item tão importante, mais tranquilidade teremos" afirma Gustavo de Paula, integrante do projeto NoFront.
SOBRE A NOFRONT
A NoFront surgiu a partir da análise do legado das mulheres negras do Brasil do século XIX. "Lavadeiras, costureiras, quituteiras e domésticas? A história das mulheres negras no contexto anterior a abolição nos traz muitas narrativas de trabalho e superação. Mulheres que não só conquistaram suas alforrias através do trabalho, como conquistaram outras alforrias. Nosso objetivo é resgatar essa disciplina, essas práticas em relação ao dinheiro, através da educação financeira acessível.." Observa Gabriela Mendes.
SERVIÇO:
NOFRONT - EMPODERAMENTO FINANCEIRO
Contatos e inscrições para cursos:
https://www.facebook.com/NoFrontEmpoderamentoFinanceiro/contato@nofront.com.brWebsite:
https://www.facebook.com/NoFrontEmpoderamentoFinanceiro/