Releases 21/10/2015 - 15:23

Políticas Públicas para a Primeira infância é tema de seminário que reúne técnicos da Susam, IDIS e UEA nesta quinta-feira (22)


São Paulo--(DINO - 21 out, 2015) - Instituto para o Investimento do Desenvolvimento Social (IDIS), a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e a Universidade Federal do Amazonas (UEA) promovem nesta quinta-feira (22) o seminário "Um Norte para a Primeira Infância". O evento abordará as políticas públicas municipais, federais e estaduais e as estratégias e desafios, do Amazonas e da região Norte, para uma atenção integral à saúde, nessa primeira fase do desenvolvimento infantil.

A abertura do seminário, que acontecerá às 9h, no auditório da Escola Superior de Saúde (ESA/UEA), na Cachoeirinha, contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza e do fundador e conselheiro do IDIS, Marcos Kisil. Também participarão da solenidade, a secretária estadual de Justiça e Cidadania, Graça Prola, e o coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.

Além de representantes do poder público, o seminário contará, ainda, com representantes da sociedade civil e de organismos internacionais comprometidos com a primeira infância. Entre os conferencistas convidados estão Ricardo Paes de Barros, pesquisador e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), de São Paulo, que se dedica ao uso de evidências científicas para a identificação de grandes desafios nacionais e para a formulação e avaliação de políticas públicas, cobrindo temas como a primeira infância; e Vital Didonet, o especialista em educação, atuante na área das políticas públicas para o setor e assessor da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP).

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destaca que a Susam está empenhada em apoiar as ações destinadas a universalizar e qualificar ainda mais a atenção integral à criança, ações estas concentradas, em sua maior parte, no âmbito de responsabilidade da Atenção Básica. "Mas, hoje, o Ministério da Saúde, estados e municípios trabalham com o conceito de Redes de Atenção, de modo que precisamos pensar conjuntamente as estratégias voltadas para o fortalecimento desse atendimento, já sob a égide da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, cujas diretrizes foram publicadas em agosto deste ano pelo Ministério, e que entra na fase de implantação", disse Pedro Elias.

A diretora-presidente do IDIS, Paula Fabiani afirma que o evento desta quinta-feira "confirma o compromisso do Amazonas em colocar a primeira infância como prioridade, um exemplo para outros Estados da região, que enfrentam os mesmos desafios de acessibilidade a serviços voltados a esta faixa etária".

Parceria ? A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a Susam e o IDIS já são parceiros no Projeto Primeira Infância Ribeirinha, que tem levado a comunidades dos municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru ? em áreas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro ?, um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento de crianças, de zero a seis anos de idade. O projeto é financiado pela Fundação Bernard Van Leer (FBvL), da Holanda, e tem como proposta servir de base para o aprimoramento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento na primeira infância, executadas pelo Estado.

"Prover os cuidados necessários para o desenvolvimento saudável de uma criança pequena é sempre complexo, mas quando falamos de regiões menos favorecidas, com baixa densidade populacional e com obstáculos naturais quase intransponíveis, trata-se de um grande desafio. Essa é a realidade da região Norte do Brasil, com territórios imensos, cobertos por florestas e rios, e uma população que está quase sempre longe dos serviços básicos", afirma a diretora-presidente do IDIS, Paula Fabiani.

Foi nesse contexto, explica a Fabiani, que o IDIS, com apoio da Fundação Bernard van Leer, concebeu um projeto de atenção à Primeira Infância para a região. O projeto contempla quatro etapas: criação de um programa de visita domiciliar para populações rurais, levando em conta experiências de outros programas do Brasil e do exterior; a implantação, monitoramento e avaliação de um projeto piloto em comunidades ribeirinhas, principal desafio para a criação de uma política pública na região; a mobilização de recursos, pessoas e instituições no estado do Amazonas para alavancar a iniciativa e criar uma política pública; e a disseminação das lições aprendidas durante o processo para outros estados do Brasil.

O projeto piloto ganhou o nome de Projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR) e é uma iniciativa conjunta do IDIS, FAS E SUSAM. A metodologia consiste na capacitação de agentes comunitários de saúde da RDS do Rio Negro, que munidos de modelo de visitação elaborado pelo PIR em parceria com a SUSAM e Prefeituras Municipais, realizam acompanhamento da evolução das crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Números do projeto PIR

180 famílias atendidas

2.926 visitas domiciliares

180 horas de capacitações

14 agentes sensibilizados

16 agentes comunitários capacitados

O vídeo do projeto está no Youtube e pode ser conferido no link: www.youtube.com/watch?v=KTqcUP1BSNc