Releases 13/10/2015 - 16:02

Joe Kiani fará o discurso inaugural no Simpósio da Fundação para a Segurança do Paciente no Brasil


SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE-DINO - 13 out, 2015) -
A Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) anunciou hoje que Joe Kiani, fundador do Movimento de Segurança do Paciente, realizará o discurso principal no primeiro simpósio anual da Fundação para a Segurança do Paciente em São Paulo (a Fundação para a Segurança do Paciente), a ser realizado em 5 e 6 de novembro de 2015 no Hotel Maksoud Plaza de São Paulo, Brasil.

"Estamos dando um passo novo e importante no sentido de uma sociedade capaz de debater aberta e produtivamente as questões relativas à implementação de uma cultura de segurança em nossos hospitais", disse o Dr. Enis Donizetti Silva, presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. "Estamos muito impressionados com o que a Fundação do Movimento de Segurança do Paciente tem sido capaz de realizar em um período de tempo tão curto. Precisamos de uma abordagem baseada no compromisso e de um sistema que promova a transparência e a colaboração entre todas as partes envolvidas. Nosso objetivo é reduzir significativamente o número de tragédias ocorridas como resultado de um erro médico. Há uma oportunidade significativa de ajudar a salvar milhares de vidas em nosso primeiro ano."

O número de mortes de pacientes e erros médicos evitáveis está aumentando no Brasil. A taxa de mortalidade cirúrgica é de 2,2% na maioria dos hospitais. A taxa de morbidade varia entre 36% e 48%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, esse percentual é superior à média ? entre 0,4% e 0,6 % ? de outras regiões do mundo.

"Temos o conhecimento e a tecnologia de que necessitamos para eliminar as mortes hospitalares evitáveis, mas precisamos abandonar o medo de não alcançar a nossa meta de erradicar os erros médicos e tomar medidas", afirmou Joe Kiani, fundador do Movimento para a Fundação Segurança do Paciente. "Estamos muito impressionados com a paixão e o amor que os organizadores da SAESP têm demonstrado para melhorar a segurança dos pacientes no Brasil. Uma vida perdida que seja já é demais. Ao passar do medo pelo fracasso do passado para a ação, mesmo se nem todas as tragédias forem evitadas, milhares de vidas serão salvas."

A Fundação para a Segurança do Paciente no Brasil foi criada pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo em 2014 no 11.º Congresso Paulista sobre Anestesiologia (COPA) para compreender melhor os efeitos adversos na saúde e identificar soluções testadas para enfrentá-los. As informações discutidas no COPA também foram publicadas no livro Patient Risk and Insecurity: Reflections for the Society to Advance in this Debate. A Fundação para a Segurança do Paciente está sendo criada para atuar juntamente com instituições de saúde públicas e privadas. Haverá uma ênfase na colaboração e na resolução de problemas em relação à punição. A SAESP também desenvolveu o primeiro aplicativo para celulares dedicado à segurança do paciente no Brasil para que os médicos possam registrar eventos adversos em hospitais antes, durante e depois da cirurgia, permanecendo no anonimato.

Sobre a Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP):

Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que busca promover a excelência na prática da anestesiologia e segurança do paciente por meio de educação, pesquisa, desenvolvimento profissional e condições de trabalho melhoradas, em prol da participação e reconhecimento por parte da sociedade civil.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato: Para a Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo
Nara Bueno
Nara.bueno@wnp.com.br ou
Itacir Figueiredo
Itacir.figueiredo@wnp.com.br (55 11) 5095-2660
ou
Para a Fundação do Movimento de Segurança do Paciente
Irene Paigah
858-859-7001
irene@paigah.com Fonte: BUSINESS WIRE