(
DINO - 13 out, 2015) - Papais e mamães adoram fotografar seus filhos, o nascimento, primeiros passos, brincadeiras e descobertas. A
fotografia realmente é uma ótima oportunidade de eternizar um momento tão importante como a infância. Porém, as fotos nem sempre ficam tão boas, já que as crianças são muito ativas e nem sempre a câmera consegue capturar suas ações. E o que dizer dos pequenos recém-nascidos, que passam boa parte do dia dormindo.
Mas não desanime, é possível fazer boas fotos dos pequenos em casa, utilizando a sua própria
câmera digital . Para te ajudar, o
Blog eMania ? Apaixonado em Fotografia, Vídeo e Cinema entrevistou três fotógrafas especialistas em registros de bebês e crianças, que deram dicas importantíssimas de como fazer fotos inesquecíveis.
Iluminação
Segundo Rita Frazão, fotógrafa do estúdio Petit Poème, o melhor é sempre trabalhar com a luz natural, mesmo dentro de casa, já que é mais suave do que um
flash fotográfico e deixa as fotos bem naturais.
Dentro de casa, aproveite ambientes bem iluminados e use uma cortina fina para suavizar a luz do sol. Para fotos externas, um bom exemplo de
equipamento fotográfico seria uma sombra, assim a pele do pequeno fica mais uniforme e sem manchas de sol. Dê preferência para fotografar no início da manhã ou no fim de tarde para ter uma iluminação mais suave.
Composição
A fotógrafa do estúdio Bebê de Touca, Gislene Madi Tomé, enfatiza que, quando pensamos em composição, menos é sempre mais! Segundo ela, o importante é dar destaque a criança, por isso, não é recomendável incluir muitos elementos no cenário para que não chame mais atenção do que o personagem principal. Muitas vezes, é legal usar um desfoque no fundo da imagem, que você consegue fazer quando usa o diafragma da câmera mais aberto.
Fotos em família: o clique perfeito!
Para Giovanna Crivellaro, fotógrafa do
estúdio fotográfico Bebegrafia, as fotos envolvendo as crianças e seus familiares são amplamente especiais, por isso, ela indicou cenas que podem render fotos memoráveis.
Você pode conseguir cliques maravilhosos explorando a relação entre o bebê e seus pais e irmãos. Olhos nos olhos, nariz com nariz, um beijo carinhoso, são apenas algumas das opções. Uma imagem especial e fácil de conseguir fazer é deitar o bebê de lado na cama do casal, em primeiro plano, e os pais frente a frente, em segundo plano. Outra dica que rende uma linda recordação é fotografar os pés de toda a família na cama.
Quanto aos bebês maiores, aproveite para fotografar as suas descobertas, como a textura dos alimentos, o sabor das frutas, a interatividade dos brinquedos, o barulho do chocalho ou mesmo o movimento dos próprios pés e mãos. Quando já estiverem conseguindo sentar sem apoio, faça um piquenique em família com direito a muitas frutas e se esbalde com fotos deliciosamente alegres ao ar livre.
Técnicas
A fotógrafa Gislene Madi Tomé indica o uso da velocidade alta do obturador, pois, dependendo da idade da criança, ela se movimenta bastante, e com esse recurso é possível congelar seus movimentos. Outra dica é usar o diafragma mais aberto e não utilizar um
ISO da câmera muito alto, pois pode granular a fotografia.
Segurança, sempre!
Rita Frazão ressalta a importância da segurança ao fotografar os pequenos. Nunca coloque bebês e crianças em posições que ofereçam qualquer perigo. Algumas imagens de recém-nascidos são montagens de várias fotos feitas com segurança total e preparação do profissional.
Aproveite as dicas das especialistas e a magia do mês das crianças para atualizar o álbum de fotografias de seu filho!
Website:
http://blog.emania.com.br/