(
DINO - 18 set, 2015) - A Eletroterapia é um dos processos de estimulação de circulação sanguínea. A partir da aplicação de correntes elétricas, a dor é controlada. Essa técnica, que já é utilizada desde a Antiguidade (quando peixes elétricos eram utilizados para anestesiar), vem sendo aprimorada cada vez mais. Atualmente, não é apenas usada em sessões de fisioterapia, mas também em tratamentos estéticos como capilar, facial (acne e rejuvenescimento), combate a celulite e gorduras localizadas, entre outros.
Benefícios da Eletroterapia para a saúde:
Controla dores
Fortalece os músculos
Previne atrofiamento
Diminui espasmos musculares e edemas
Auxilia na cicatrização
Elimina fungos e bactérias
Como funciona a Eletroterapia?
Promover reações bioquímicas e fisiológicas em nível celular através do uso de correntes elétricas. Esse é o objetivo da
Eletroterapia . A partir de aparelhos específicos (que produzem baixíssima intensidade de corrente com auxílio de eletrodos) de acordo com cada tipo de tratamento (estéticos ou medicinais), estímulos são provocados no corpo. Mas, os resultados vão sendo atingidos, aos poucos, já que se trata de um processo.
Inseridos diretamente sobre a pele do paciente, os eletrodos são essenciais, mas alguns necessitam de um meio que conduza a eletricidade. O gel com ativos para a corrente ou neutro são comumente utilizados na Eletroterapia. Na realização de diagnósticos e em muitos procedimentos estéticos, agulhas são introduzidas na pele (o que dispensa gel). Por isso encontrar um excelente profissional é indispensável.
Cada corrente elétrica possui sua especificidade, mas todas elas produzem efeitos benéficos nos tecidos durante o tratamento. Confira os diferentes eletrodos:
Tipos de Eletrodos
Silicone Carbonado: A passagem de corrente elétrica só é facilitada com a utilização de gel
Esponja: Contribui para aumentar a condutibilidade da corrente elétrica
Silicone ou Adesivo: Embora não precise de gel (é só colar na pele), esses tipos de eletrodos são considerados descartáveis. A vida útil deles é de no máximo 15 sessões
Cuidados com a Eletroterapia
A Eletroterapia traz diversos resultados positivos para a saúde e beleza. Porém, existem alguns cuidados e contraindicações. O tratamento não pode ser realizado, por exemplo, em todas as regiões do corpo. Locais que passaram por tratamento com Radioterapia, órgãos do sistema reprodutivo, olhos e ouvidos não recebem esse tipo de procedimento. Além disso, algumas pessoas não podem ser submetidas a Eletroterapia. Confira em que situações é contraindicada:
Pessoas em processo pós-operatório
Grávidas
Pessoas que tem marcapasso
Pacientes com tromboses
Pacientes com flebites
Onde adquirir aparelhos para Eletroterapia?
Investir em aparelho de eletroterapia de qualidade é o primeiro passo para um tratamento bem sucedido. Equipamentos multifuncionais ou de laser terapêutico de baixa potência são encontrados na Shopfisio. A maior loja de saúde do Brasil também comercializa acessórios que complementam os procedimentos realizados com grandes aparelhos. Fundada em 2000, a empresa atende as demandas tecnológicas dos setores de Fisioterapia, Estética, Fitness e Dermatologia. Mais de 5 mil produtos de qualidade, de variadas marcas, são comercializados pelos melhores preços do mercado.