São Paulo--(
DINO - 28 set, 2015) -
O Dia Mundial do Coração, comemorado em 29/9, foi instituído pela UNESCO com o intuito de chamar a atenção da população para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares.
Em 2015, a SOCESP decidiu unir forças com o Instituto Lado a Lado pela Vida, que promove campanhas voltados à conscientização sobre câncer de mama, de próstata e doenças do coração, para realizar o Setembro Vermelho, com ações em diversas cidades paulistas. No próprio Dia Mundial do Coração, que será numa terça-feira, acontecerá um mutirão de treinamento em RCP (sigla para ressuscitação cardiopulmonar, a popular "massagem cardíaca") no Conjunto Nacional. A experiência será gratuita e permitida para toda a população.
Experiência diferente
Em Junho deste ano, durante seu Congresso anual, a SOCESP registrou o primeiro recorde brasileiro em mutirão de treinamento em RCP. Na ocasião, mais de 2.306 pessoas ? em sua grande maioria, crianças oriundas da rede estadual paulista de ensino ? foram preparadas para reconhecer os sintomas de uma parada cardíaca e para proceder corretamente na prestação dos primeiros socorros às vítimas.
Além do grande número de participantes, a ação da SOCESP também chamou atenção pelo uso de um boneco feito de garrafa PET reciclada ? o "Guizinho".
Os bonecos usualmente empregados em treinamentos como este custam caro ? cerca de 50 dólares cada um ? e podem ser usados até seis vezes, no máximo. Para viabilizar treinamentos em massa como este, o "Guizinho" é a solução ideal. O boneco tem este apelido em homenagem ao seu criador, o médico cardiologista Agnaldo Pispico. Basicamente, trata-se de um boneco feito com uma garrafa PET tampada e cheia de ar ? cuja pressão fica idêntica ao do tórax humano ?, juntamente com outros materiais reciclados, que são usados para encher uma camiseta (o "invólucro do corpo" do boneco).
Testes realizados com estudantes em uma escola de Araras (SP) mostraram que o treino feito com o boneco "Guizinho" é tão eficaz quanto os manequins desenhados para esse fim.
Fatos importantes:
A cada um minuto e meio, uma pessoa morre por doença cardiovascular, e a cada ano cerca de 400.000 pessoas morrem de infarto no Brasil.
As chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando o infartado está perto de alguém apto a reconhecer os sintomas, pedir socorro ao serviço adequado (SAMU ou Corpo de Bombeiros) e, principalmente, de iniciar as compressões torácicas (RCP).
A mortalidade do infarto varia de 8 a 30%, conforme a assistência prestada ao paciente.
Setembro Vermelho_ Siga o Seu Coração
A campanha, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida nasceu com grande impacto no calendário de saúde do Brasil. Em 2014, teve mais de 112 ações em 16 estados, que impactaram 60 milhões de brasileiros.
Durante todo mês, o Instituto realizará dezenas de ações nos estádios de futebol e nas estradas de São Paulo e Rio de Janeiro, distribuição de panfletos em parques e praças, palestras em empresas, hospitais e locais de grande circulação de pessoas, aulas de exercícios físicos e eventos para aferição de pressão arterial e medição da circunferência da cintura.
Diversos monumentos do país serão iluminados de vermelho, como o Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu, Demarest Advogados (SP), a Ópera de Arame (PR), Torre da Rede Globo no Recife (PE) e o Cristo Redentor (RJ). O Instituto também está realizando na capital paulista a Copa Várzea Lado a Lado, com times de futebol de várzea. Antes das partidas, os jogadores participarão de palestras com cardiologistas.
Mais informações sobre a campanha estão em
http://www.sigaseucoracao.com.brSilvia Lakatos (11) 97299-1909
E-mail:
silvia.lakatos@viveiros.com.brFernanda D'avila (11) 99606-5843
E-mail:
fernanda@4pressnews.com.br