Releases 05/10/2015 - 15:33

Casa de Câmbio ou Banco? Onde comprar dólar mais barato?


São Luís,MA--(DINO - 05 out, 2015) - De acordo com a Proteste, as casas de câmbio são mais vantajosas que os bancos na hora de trocar moeda estrangeira, porque oferecem vantagem na cotação e não cobram taxas adicionais.

A opinião é compartilhada pela autora do livro Câmbio & Negócios Internacionais: procedimentos, regulamentação e jurisprudência, Andrea Mendonça. "As casas de câmbio são ótimos lugares para fazer a troca. Porém, é importante ligar antes para algumas, fazer uma pesquisa da cotação e, se for comprar uma quantia grande, dá para pedir desconto tranquilamente. A troca da moeda é uma operação de compra e venda como qualquer outra", explica.
De acordo com a Proteste, além de apresentarem cotações mais elevadas que as das casas de câmbio pesquisadas, os bancos possuem taxas bastante altas.

CARTÃO DE CRÉDITO
Em viagens ao exterior é preciso muita cautela ao utilizar o cartão de crédito, por conta da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%. Entretanto, muitas pessoas não questionam o principal: qual é a taxa de câmbio cobrada pelos bancos?

A indicação do Banco Central é que a taxa oficial do Dólar comercial seja utilizada como referência. Porém os bancos não são obrigados a cobrá-la efetivamente. Por isso, o que a maioria dos bancos faz é observar um valor a mais em cima da taxa oficial.

SERVIÇOS A MAIS
A autora diz ainda que prefere as casas de câmbio, pois muitas oferecem a possibilidade de levar a moeda até a casa do cliente. "...nas casas de câmbio você tem a possibilidade de pedir que eles levem uma quantia de determinada moeda até sua casa e com a vantagem de que, nessa operação, você pode pagar com cheque (se você vai até a casa de câmbio, a transação só é feita em dinheiro). Eu acho que dessa forma fica bem mais seguro."

Em São Luís a Capital Câmbio oferece delivery e na maioria das vezes não cobra pelo serviço. "Além de garantir os melhores preços ao consumidor, entregamos a moeda estrangeira na casa ou trabalho do cliente", ressalta a direção da empresa.

Outra dica de Andrea é sobre o recibo. "Como eu já disse, a compra de moeda é como a compra de qualquer outro produto. Portanto, é importante que o consumidor exija um recibo da operação. Eu aconselho ainda que ele leve esse recibo na viagem. Caso alguém queira checar a procedência das moedas que ele carrega, ele tem como provar e evita dores de cabeça", finaliza.