(
DINO - 05 out, 2015) - Os avanços tecnológicos, principalmente dos últimos anos, promoveram algumas mudanças no comportamento das pessoas e na forma como elas armazenam documentos, músicas, fotos e vídeos. Os computadores, celulares, tablets e pen drives se tornam as gavetas de anos anteriores. Realmente, armazenar qualquer arquivo em discos rígidos é mais prático, não ocupa espaço físico e é muito seguro.
No entanto, o vice-presidente do Google e co-criador da web, Vint Cerf, declarou em um evento realizado neste ano, que está preocupado com as imagens e documentos que hoje estão salvos apenas em formato digital. Ele acredita que esses arquivos possam ser perdidos em algum momento da história, à medida que hardware e software se tornem obsoletos. A preocupação de Cerf é tamanha que ele diz temer que as gerações futuras possam não ter nenhum registro do século XXI, o que levaria a humanidade a uma "Idade das Trevas Digital".
Isso não quer dizer que você tenha que sair imprimindo todos os seus arquivos, ainda mais que, atualmente, é preciso ter atitudes sustentáveis todos os dias. Porém, a perda dos arquivos digitais podem gerar muita dor de cabeça, sem falar daqueles que são insubstituíveis, como as fotos de uma viagem especial ou nascimento de um filho, por exemplo.
Para não ficar refém do digital ou do impresso, uma boa alternativa é unir o melhor que os dois mundos te oferece.
Digitalize e tenha praticidade
Se você é daqueles que gostam de usar programas de edição de imagens, sabe que ter a foto em seu computador é essencial, pois permite trabalhar o design da
fotografia de inúmeras formas e imprimi-la quantas vezes quiser. Além disso, é muito mais prático caso o objetivo seja enviar por e-mail ou compartilhar em Mídias Sociais.
Apesar de ser muito fácil, o armazenamento em discos rígidos necessita de alguns cuidados, como a realização continua de backups, já que alguns problemas nesses dispositivos só são resolvidos com a formatação, que leva a perda de todos os arquivos salvos ali. Então, ter cópias dos arquivos em CDs, DVDs e HDs externos são essenciais para tornar esse meio ainda mais seguro.
Imprima e torne a lembrança palpável
Nada como folhear um álbum de fotografias, que traz com ele emoções e lembranças de momentos inesquecíveis. Ao criar um álbum, a pessoa se preocupa em selecionar as melhores e mais importantes fotos, evitando a junção de cliques praticamente iguais.
Com a queda na procura por impressão de fotografias, devido ao armazenamento em discos rígidos e na nuvem, o preço para revelação de fotos está bem acessível, e há lojas que disponibilizam esse serviço online. Também há no mercado papéis para impressão de fotos que preservam a cor da imagem por mais de 100 anos, permitindo que suas principais memórias sejam guardadas como verdadeiro tesouro
fotográfico , passando por várias gerações.
O renascimento das câmeras analógicas
Se o objetivo é revelar suas fotos usando os tradicionais filmes, as
câmeras fotográficas analógicas são a opção. Apesar do mercado ter sofrido com o avanço do digital na última década, há diversas opções de câmeras analógicas para
fotógrafos profissionais e também para quem quer começar, no entanto, os filmes para essas câmeras nem sempre são tão baratos.
Para quem quer economizar com filmes, a Polaroid lançou, em setembro, a câmera Snap que, assim como outros
equipamentos fotográficas da marca, oferece a impressão instantânea da foto, porém com uma importante diferença, o dispositivo não precisa usar tinta para imprimir. Isso é possível graças a tecnologia Zero Ink, que ao invés de usar cartuchos, utiliza o cyan, magenta e amarelo presentes no próprio papel.
Website:
http://www.emania.com.br