São Paulo--(
DINO - 21 set, 2015) - Especialistas nas áreas da saúde e da educação vão debater no próximo da 25 de setembro, às 14h, durante o Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, no WTC, a importância da capacitação dos profissionais da saúde para prover um atendimento realmente humanizado nos hospitais brasileiros.
O painel, realizado pela Associação Arte Despertar, será intermediado pela jornalista Inês de Castro, da Bandnews FM, e terá a participação do professor Dante Gallian, diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM); da pedagoga Georgia Vassimon, professora do curso de Orientação Familiar do Instituto Sedes Sapientae; da consultora Madelene Barboza, sócia e coordenadora da área internacional da Move ? Avaliação e Estratégia; e da gestora da Arte Despertar e fundadora da consultoria Sementeira de Projetos, Rosana Junqueira Morales.
O objetivo do debate é discutir como implantar ações humanizadoras capazes de fazer os colaboradores compreenderem o seu papel na instituição e, assim, oferecerem o seu melhor pelo paciente e por seus colegas de trabalho.
"Ao mesmo tempo em que têm crescido as iniciativas humanizadoras como auxílio à recuperação dos pacientes, estamos cometendo o grave erro de não olhar para o profissional da saúde, que também sofre por ter de lidar com o clima pesado dos hospitais, jornadas exaustivas e condições de trabalho que nem sempre são as ideais", afirma Rosana Junqueira Morales, gestora da Arte Despertar e uma das palestrantes do evento,
"Precisamos, urgentemente, discutir estratégias para mudar este cenário, pois ele interfere diretamente na qualidade do atendimento oferecido nas instituições de saúde."
Para participar do debate, é preciso se inscrever no site do Congresso:
http://todosjuntoscontraocancer.com.br/2congresso/.
O Congresso Todos Juntos Contra o Câncer é realizado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).
Confira abaixo mais detalhes sobre os especialistas que debaterão todas essas questões durante o painel:
Dante Marcello Claramonte Gallian
Docente associado e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), além de professor orientador da pós-graduação em Saúde Coletiva e Ensino em Ciências da Saúde pela mesma universidade. É também historiador, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós doutoramento pelo Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França.
Georgia Vassimon
Pedagoga formada pela PUC, psicodramatista, didata e supervisora formada pelo Getep ? Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos, onde atua como professora e coordenadora desde 1996. É também professora e coordenadora do curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientae e professora do curso de Orientação Familiar do Instituto Sedes Sapientae. Atua ainda como capacitadora e supervisora de trabalhos em ONGS e instituições públicas e privadas.
Madelene Barboza
Sócia e Coordenadora da área internacional da Move ? Avaliação e Estratégia, lidera processos de planejamento e avaliação tendo como seus principais focos as áreas de defesa de direitos para crianças e adolescentes, desenvolvimento organizacional e formação em avaliação. Atua há mais de 15 anos no campo de investimento social privado, como consultora e gestora de diversas organizações, entre eles IDIS e Instituto Fonte.
Rosana Junqueira Morales
Na área social há 16 anos, é fundadora da consultoria Sementeira de Projetos, especializada na implantação e gestão de projetos e programas de Responsabilidade Social Corporativa, Investimento Social Privado e Sustentabilidade. Desde fevereiro de 2013 assumiu a gestão da Associação Arte Despertar. É pós-graduada em Marketing pela FAAP e em Administração para Organizações do 3º Setor pela FGV/SP.
Website:
http://www.artedespertar.org.br/