Releases 23/09/2015 - 12:16

Extintor do tipo ABC não será mais obrigatório no Brasil


Curitiba,PR--(DINO - 23 set, 2015) - No dia 17 de setembro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), durante uma reunião, apontou que não será mais obrigatória a utilização do extintor de incêndio do tipo ABC. De acordo com a determinação, carros, caminhonetes e os triciclos de cabine fechada não precisam mais ter o extintor.

"Com essa nova norma, os proprietários desses veículos não terão mais que se preocupar com multas, caso sejam parados por uma blitz e não estiverem com o extintor do tipo ABC", comenta Bruno Yassuda, editor do site www.carrolandia.net. O portal oferece notícias do mundo automotivo.

O Contran apontou que boa parte dos motoristas brasileiros não conta com um bom preparo para usar o extintor durante uma questão de segurança no veículo. O órgão também justificou que os carros atuais são fabricados com uma segurança muito maior para motoristas e passageiros.

Essa resolução vai ser publicada em breve e é válida para todo o país. "Desde o ano de 1970 que os veículos tinham essa obrigatoriedade de trazerem o extintor como item de segurança", explica Bruno Yassuda. A multa para quem fosse pego sem o mesmo ou com ele vencido, era de R$ 127,69, mais cinco pontos na CNH.

"Era questão de tempo para isso acontecer. Nos Estados Unidos e em muitos lugares na Europa não é obrigatório o extintor. A tendência era o Brasil também acabar indo por esse caminho", finaliza Bruno Yassuda.

Porém, no Brasil, ainda é obrigatório esse item em caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos que fazem o transporte de produtos inflamáveis.

O que deixou os motoristas brasileiros um tanto quanto irritados foi que muitos fizeram a compra do extintor do tipo ABC para colocarem em seus veículos. Isso aconteceu, pois uma nova lei começaria a entrar em vigor no início do mês de outubro que obrigava aos brasileiros a apresentarem em seus automóveis esse item de segurança.


Website: http://www.carrolandia.net/