Releases 29/09/2015 - 15:22

Especialista detalha 3 formas de atuação no empreendedorismo digital


(DINO - 29 set, 2015) - Ter um negócio online virou objetivo de muitos brasileiros. O desejo está fundamentado em números impressionantes. No ano passado, o e-commerce no País movimentou R$ 39,5 bilhões e registrou um crescimento de 27% se comparado a 2013. No total, 57 milhões de consumidores compraram produtos e serviços na internet em 2014.

Mas como aproveitar essa onda em constante crescimento? O que vender pela web? Como fazer? Especialista no assunto e um dos coautores do recém-lançado "Negócios Digitais ? Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios" (editora Gente), Victor Damásio explica no livro que existem três maneiras para trabalhar no empreendedorismo digital.

"A primeira é como produtor, com a transformação do seu conhecimento e expertise em um curso ou e-book, por exemplo. Outra possibilidade é como afiliado, na qual você comercializa produtos e serviços já prontos de outras pessoas e recebe comissões. E a terceira é onde você coloca a mão na massa e atua de forma direta no seu cliente final, provocando a transformação. Você oferece o serviço que já presta no mundo offline também no mundo online, seja você um terapeuta, um coach ou um consultor", afirma.

Para quem pretende entrar agora no empreendedorismo digital e ainda não sabe de que forma atuar, o especialista sugere que experimente as três opções. "Assim, você descobrirá em qual delas se encontra, em qual mais gosta de atuar. É possível construir um negócio se especializando em uma maneira ou misturando duas ou até as três. Não existe apenas um caminho certo."

Veja as vantagens e desvantagens de cada forma de atuação e que estão detalhadas no livro "Negócios Digitais ? Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios":

Produtor:

- Prós: maior margem de lucro; controle total: preço, formato, entrega, desconto, oferta, disponibilidade no mercado, parcerias.

- Contras: suporte ao cliente; maior compromisso com a entrega.

Afiliado:

- Prós: não é preciso elaborar o produto, basta indica-lo; rapidez e simplicidade na negociação.

- Contras: falta de controle e menor flexibilidade; risco de o produtor não atender às expectativas que você gera em sua audiência; distanciamento da transformação obtida pelo cliente.

Prestador de serviço:

- Prós: cobrar mais caro pelo serviço; recompensador pelo contato imediato com o cliente; impacto direto nas pessoas e indireto por poder ajudar também a família e os clientes de seus clientes.

- Contras: vender hora; trocar tempo por dinheiro; clientes chatos; maior compromisso e responsabilidade direta; lidar com inadimplência.

Victor Damásio lembra que, para ter sucesso online, o empreendedor não deve pensar somente em ganhar dinheiro. "É preciso, antes de qualquer coisa, gerar valor. Deve-se ajudar a pessoa a alcançar algum resultado específico, melhorar seu desempenho, gerar uma mudança real para aquela pessoa. E, se fez corretamente, ou seja, gerou transformação, ainda pode ser (bem) remunerado por isso."

Ficha técnica do livro

Título: Negócios digitais
Subtítulo: Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios
Organizador: Alan Pakes
Selo: Gente
ISBN: 978-85-452-0059-8
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 224
Gênero: Administração/negócios empreendedorismo
Preço de capa: R$ 39,90
À venda nas principais livrarias e pelo site www.conaed.com.br

Website: http://www.conaed.com.br