Rio de Janeiro - Brasil--(
DINO - 23 set, 2015) - A Y Generation Education está entre as 10 iniciativas anunciadas pela Google França para a disputa do Desafio de Impacto Social 2015, competição que financia soluções inovadoras com o objetivo de mudar o mundo. O projeto é o único finalista com atividades no Brasil e é liderado pelo economista bengalês e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, conhecido como "banqueiro dos pobres". Ele, inclusive, já postou um vídeo no YouTube chamando a todos para votar no Y Generation Education.
Serão distribuídos quatro prêmios de 500 mil euros (mais de R$ 2 milhões) aos projetos mais votados até 7 de outubro, no site impactchallenge.withgoogle.com/france2015. Com esse valor, a Y Generation Education pretende trazer ao Brasil uma tecnologia inédita voltada à educação profissional de jovens de baixa renda, desenvolvida pela startup norte-americana CSMLearn.
"O prêmio da Google pode acelerar nosso crescimento no Brasil e firmar o lançamento nos próximos quatro meses das primeiras turmas no Rio de Janeiro, em Curitiba e São Paulo, onde já efetuamos testes da plataforma com a Renault e o Grupo Pão de Açúcar", afirma a co-fundadora Lois Warner, no escritório da Arca Urbana, comunidade de empreendedores voltados para a transformação social, na capital fluminense. A expectativa da empresa é gerar, inicialmente, mais de 30 empregos.
O programa de educação ensina competências fundamentais para o ambiente corporativo - lógica numérica, compreensão escrita e oral, métodos de resolução de problemas, etc. - e aprimora as habilidades comportamentais. A ideia é capacitar milhares de jovens de baixa renda para atuarem em grandes empresas.
Com duração de 100 horas, o programa se baseia na plataforma de ensino adaptativo da CSMLearn, que analisa continuamente as respostas de cada participante, seus métodos de aprendizagem e estado emocional, a fim de adaptar as questões ao perfil individual. Além do conteúdo teórico, o sistema, considerado o mais avançado do mundo neste campo, permite treinar a persistência, a autonomia e a atenção aos detalhes, qualidades necessárias no mercado.
Apoiada por gigantes industriais
Segundo a revista britânica The Economist, a produtividade no Brasil é duas vezes menor que no Chile e no México. Em tempos de crise, as empresas brasileiras precisam aumentar o rendimento de funcionários em todos os níveis - um incentivo e tanto para Y Generation Education realizar seu projeto no País. "Ainda não temos no mercado uma iniciativa tão eficiente relacionada à educação profissional e aprimoramento de competências não técnicas, por isso estou convencido da missão do Y Generation Education no Brasil", diz Quentin Dubois, diretor de Tecnologia de Informação dos Recursos Humanos da América Latina para a L'Oréal e conselheiro da startup.
Na sua avaliação, o projeto é simples e pode ser facilmente implantado em larga escala, em função da tecnologia única e da motivação da equipe, que está engajada na aplicação da tecnologia. O Vice-Presidente da Renault Brasil, Alain Tissier, tem opinião semelhante: "O conhecimento técnico não garante necessariamente a capacidade de síntese ou de raciocínio lógico de um indivíduo. Hoje, esta é uma questão fundamental para o desenvolvimento das equipes, daí o nosso interesse pelo projeto inovador do Y Generation Education ", elogia.
Além da Renault e do Grupo Pão de Açúcar, a startup trabalha na implementação de iniciativas-piloto no Brasil com as empresas Danone, Essilor, L'Oréal e Schneider Electric.
Serviço:
Desafio de Impacto Social da Google França
- Data para votação: 14/09 até 07/10
- Site: impactchallenge.withgoogle.com/france2015
- Como votar: entre no site, assista aos vídeos dos projetos e clique em "VOTER". Dura apenas 3 segundos e você pode votar uma vez de cada aparelho (computador, tablet e celular)
- Data do resultado: 08/10
Contato :
Lois Warner
lwarner@ygen-edu.com021 98620 9899
Website:
http://www.ygeneration-education.com/pt/