Releases 24/09/2015 - 12:00

Pesquisa ISACA: 87% dos especialistas em cibersegurança dizem que violações de dados de pagamentos móveis aumentarão, embora 42% utilizem essa forma de pagamento


ROLLING MEADOWS, Illinois--(BUSINESS WIRE-DINO - 24 set, 2015) -
Uma pesquisa realizada com 900 especialistas em cibersegurança mostra que uma esmagadora maioria (87%) espera um aumento nas violações de dados de pagamentos móveis nos próximos 12 meses, ainda que 42% deles tenham utilizado esse método para realizar seus pagamentos em 2015. O Estudo sobre Segurança de Pagamentos Móveis de 2015 conduzido pela associação global de cibersegurança ISACA sugere que os profissionais de cibersegurança desejam equilibrar os benefícios com os riscos à segurança percebidos em pagamentos móveis:

  • Apenas 23% acreditam que os pagamentos móveis são seguros quando se trata de proteger informações pessoais.
  • Quase a metade dos pesquisados (47%) diz que os pagamentos móveis não são seguros.
  • Para 89%, o pagamento em dinheiro foi considerado a forma mais segura, mas somente 9% deles preferem utilizá-lo.
"Os pagamentos móveis representam a mais recente fronteira na escolha que fazemos para equilibrar os riscos à segurança e à privacidade com a conveniência", comentou John Pironti, consultor de riscos da ISACA e Presidente da IP Architects. "Os membros da ISACA, que são alguns dos profissionais com maior ciberconsciência do mundo, estão utilizando pagamentos móveis, ainda que identifiquem e reconheçam seus potenciais riscos à segurança. Isso mostra que o receio de roubo de identidade ou de uma violação de dados não está detendo a adoção dessa forma de pagamento ? e realmente não deveria detê-la ?, desde que esses riscos sejam adequadamente administrados e que haja a aplicação de recursos de segurança eficazes e apropriados."

O mercado mundial de transações de pagamento móvel, incluindo Apple Pay, Google Wallet, PayPal e Venmo, valerá US$ 2,8 trilhões até 2020, de acordo com a Future Market Insights.

Os participantes da pesquisa classificaram as principais vulnerabilidades associadas com pagamentos móveis:

1. Uso de Wi-Fi pública (26%)

2. Perda ou roubo de dispositivos e aparelhos (21%)

3. Phishing/shmishing (ataques de phishing através de mensagens de texto) (18%)

4. Senhas fracas (13%)

Consciência do consumidor

A forma mais eficaz de oferecer mais segurança aos pagamentos móveis é utilizar dois métodos para autenticar sua identidade (66%), e requerer códigos de autenticação de curto prazo (18%). Um método menos popular foi a instalação de aplicativos de segurança nos aparelhos móveis (9%).

"As pessoas que utilizam pagamentos móveis precisam se informar para poderem tomar decisões com conhecimento de causa. Você precisa conhecer quais são as suas opções, escolher um nível de risco aceitável e dar valor às suas informações pessoais", afirmou Christos Dimitriadis, Ph.D., Presidente internacional da ISACA e diretor do grupo de Segurança da Informação da INTRALOT. "Envolva-se e informe-se sobre os novos serviços e tecnologias."

Governança da segurança

No panorama de pagamentos móveis em crescimento, não há nenhuma definição clara sobre quem é o responsável por manter a segurança dessa forma de pagamento ? consumidores, fornecedores de pagamento ou vendedores. Uma boa abordagem é utilizar a estrutura de governança COBIT para envolver as principais partes interessadas na decisão sobre um equilíbrio aceitável entre índice de fraudes e receita.

A ISACA estabeleceu a Cybersecurity Nexus (CSX) para ajudar a suprir as lacunas globais relativas às habilidades em cibersegurança. Para obter informações sobre a conferência de cibersegurança CSX 2015 e a nova certificação de Profissional de CSX, visite https://cybersecurity.isaca.org.

ISACA

A ISACA® (isaca.org) ajuda profissionais do mundo todo a liderarem em um mundo digital em constante evolução através de padrões, redes de relacionamento, credenciamento e desenvolvimento de carreira. A ISACA é uma associação global sem fins lucrativos composta por 140 mil profissionais de 180 países.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato: ISACA
Kristen Kessinger, +1-847-660-5512
news@isaca.org Fonte: BUSINESS WIRE