(
DINO - 05 out, 2015) - Com o verão às vésperas de aparecer, muitas pessoas já estão preocupadas com a boa forma. Um grande aliado no controle de peso, indicado tanto para homens quanto mulheres, é o balão intragástrico. O método proporciona auxílio na redução de peso por meio de reeducação alimentar, de forma segura e menos invasiva. Durante o programa de emagrecimento, o balão é inserido vazio no estômago do paciente, por meio de endoscopia, e preenchido com uma solução de azul de metileno, fazendo com que o usuário sinta-se satisfeito e passe a consumir menores quantidades de alimentos. "Alguns pacientes conseguem reduzir mais de 20% do peso corporal com o uso do balão. E além da colocação, o paciente precisa passar por um programa nutricional e de exercícios físicos, para que os resultados sejam permanentes", conta o Dr. Felipe Matz Vieira, médico especialista em emagrecimento da clínica ENDOdiagnostic do Rio de Janeiro.
O paciente fica em média de seis meses a um ano com o balão, dependendo do modelo, passando por um acompanhamento nutricional e psicológico, que trabalha além da saúde, a autoestima do paciente. "É importante que ele entenda o processo pelo qual está passando e mantenha o foco sem seus objetivos, o que facilita o controle da ansiedade e compulsão por comer, adotando hábitos saudáveis mesmo após a retirada do balão", continua Vieira.
Após a colocação do balão, os primeiros resultados começam a surgir já na primeira semana. "Nesse período, a alimentação é bem restrita e o paciente já consegue ver os primeiros quilos indo embora. O balão tem sido um dos tratamentos mais procurados para a obesidade, com grande índice de perda de peso sem reganho para os pacientes que adquirem e mantêm o estilo de vida saudável", conclui Felipe. O balão é inserido vazio no estômago do paciente através de um procedimento de endoscopia, e depois tem o interior completo por azul de metileno e soro fisiológico, que mantém o balão cheio, provocando sensação de saciedade precoce, auxiliando no condicionamento da dieta na frequência e quantidade correta e por consequência, diminuindo o peso. O procedimento é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 27, que devem ser submetidos a avaliação médica antes do procedimento.
SOBRE A ENDODIAGNOSTIC
Com uma equipe multidisciplinar focada no emagrecimento saudável, a ENDOdiagnostic possui mais de 10 unidades espalhadas pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, especializadas na colocação de balão intragástrico.