Releases 25/09/2015 - 13:04

Atenção Domiciliar possibilita atendimento humanizado a pacientes de todas as complexidades


São Paulo, SP--(DINO - 25 set, 2015) - Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), o volume de internações domiciliares saltou de 50 mil no 2º semestre de 2012 para mais de 270 mil no mesmo período de 2013. A explicação para o crescimento se dá pela junção de benefícios tanto para os pacientes como para quem paga pelos serviços.
Pacientes de alta complexidade, como aqueles que dependem de respiração artificial, e casos mais simples, como curativos e medicações, podem ser atendidos na própria casa dos pacientes, na companhia de familiares e amigos. Nesse ambiente humanizado, há chances de uma recuperação mais rápida, além do menor risco de complicações clínicas, reinternações desnecessárias e infecções.
O gasto para manter um paciente em casa é menor: uma internação domiciliar custa R$ 1.351,52 por dia, contra R$ 2.170,11 no caso dos hospitais, de acordo com dados da Pesquisa Nacional Unidas de 2014.
De olho nesse cenário, os serviços de home care vêm se especializando e funcionam como uma alternativa capaz de garantir um atendimento de qualidade sem que o paciente precise sair de casa, mesmo que apresentem quadro grave. A Home Doctor, empresa pioneira nesse mercado e que atende as principais operadoras de saúde, é referência em casos de alta complexidade e oferece estrutura compatível com uma UTI. Fundada há mais de 20 anos, já atendeu mais de mil pacientes em ventilação mecânica - quando é necessário o uso de aparelhos para manter a respiração. Hoje 20% dos seus clientes em São Paulo recebem esse tratamento.

Baixa hospitalização
Mesmo cuidando de casos complexos, o serviço consegue manter o paciente longe do hospital: apenas 8 em cada 100 atendidos por mês pela Home Doctor retornam para internação hospitalar.
Para conseguir esses resultados, uma equipe formada por mais de 2.500 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos atende cerca de 3.500 pessoas em várias cidades brasileiras, como São Paulo e região metropolitana, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba, Brasília, Rio de Janeiro e Bahia. A assistência vai desde um atendimento pontual a casos de internação domiciliar, com serviço de enfermagem em tempo integral. A estrutura alia alta tecnologia a uma central de atendimento 24 horas, com farmácia própria e pronto-atendimento com ambulâncias.
Desde sua fundação, foram mais de 40 mil atendidos, em sua maioria na faixa etária dos 60 aos 80 anos. Mas há também crianças e recém-nascidos: 10% são pequenos com até cinco anos.
De acordo com o Dr. José Eduardo Ramão, médico e sócio-diretor da Home Doctor, o serviço de home care é uma tendência mundial com perspectivas de crescimento. Para o próximo semestre a empresa espera um aumento significativo no número de atendimentos. Líder no mercado, a empresa investe também em Centros-Dia para idosos e na área de Emergências Médicas.

Sobre a Home Doctor
Empresa brasileira atuante no mercado de Atenção Médica Domiciliar e Soluções em Gestão de Saúde. Fundada em 1994, é líder em seu segmento, somando mais de 43 mil atendimentos. Reconhecida por sua atuação em casos clínicos de alta complexidade, a Home Doctor já atendeu a mais de 1.000 pacientes em ventilação mecânica (respiração por aparelhos). Possui aproximadamente 2.500 profissionais atuando diretamente à assistência domiciliar: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros que levam mais conforto, tranquilidade e segurança aos clientes.
Com sede na capital Paulista, possui ainda seis unidades de negócios dividas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal. Sua infraestrutura contempla alta tecnologia, inovação, central de atendimento 24 horas, atendimento pré-hospitalar, farmácia própria com logística para distribuição de medicamentos e materiais, pronto atendimento médico com ambulâncias e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

Website: http://www.homedoctor.com.br/