Releases 12/10/2015 - 22:30

CARTES SECURE CONNEXIONS: cidades inteligentes, sustentáveis e seguras


PARIS--(BUSINESS WIRE-DINO - 12 out, 2015) -
Um dos maiores desafios para os próximos anos será transformar centros urbanos em lugares inteligentes, conectados e seguros. Atualmente, 250 das cidades do mundo estão testando projetos inovadores que otimizam seus serviços urbanos e melhoram as condições de vida de seus habitantes e usuários. Barcelona, Nova Iorque, Londres, Cingapura e Nice na França são algumas das cidades inteligente em 20151. Elas foram pioneiras ao implementar um novo conceito ambiental de projeto racionalizado que está se mostrando benéfico para todos.

1.Tecnologia a serviço das cidades

O conceito de "Cidade Inteligentes" (Smart Cities) está em alta. Nele, as tecnologias são aplicadas para uma finalidade específica: transformar centros urbanos em lugares conectados e inteligentes, que por sua vez promovem uma melhor qualidade de vida para os indivíduos e comunidades em geral. As "Cidades Inteligentes" estabeleceram um novo padrão que prevê a coerência entre todos os modos que conectam os cidadãos com o resto do ambiente municipal e autoridades públicas.

O ingresso em massa de novas tecnologias em nossas vidas diárias (Internet, smartphones, notebooks, computadores, aplicativos móveis, Comunicação de Campo Próximo - NFC ou Near Field Communication - ou a disseminação do pagamento "sem contato") fez com que as autoridades públicas repensassem todos os serviços fornecidos aos cidadãos. Neste novo ambiente, proteger a segurança e privacidade dos cidadãos continua sendo uma prioridade importante.

1.1 Telecomunicações: o desenvolvimento de laços sociais

O setor de telefonia móvel também está no auge da expansão: a partir do final de 2014, existiam 7,1 bilhões de conexões de cartões SIM registrados em todo o mundo, assim como 243 milhões de conexões máquina a máquina (M2M)2. Acredita-se que haverá mais um bilhão de assinantes até 2020, elevando a taxa de penetração global para cerca de 60%.

Este nível de cobertura mundial oferece uma série de benefícios para a sociedade: aqueles que vivem isolados poderão desfrutar de um melhor acesso aos serviços e mobilidade, dos quais foram previamente cortados. Se, em 2050, 75% da população realmente estiver vivendo em áreas urbanas, as zonas rurais dependerão ainda mais de tais tecnologias para retirá-los de sua condição de isolamento.

Receber cuidados através da telemedicina, compartilhar dados sobre a saúde individual ou ser monitorado remotamente por um prestador de assistência médica - tudo isso é agora possível através do telefone celular, graças a saúde móvel, ou mHealth.

INNOVATION PLAYGROUND na CARTES SECURE CONNEXIONS permitirá a você testar: O sensor de temperatura conectado No campo de assistência médica, um dos principais desafios no transporte de produtos sensíveis continua a ser a transferência de responsabilidade entre os participantes em cada etapa da cadeia logística. Sensores de temperatura conectados oferecem prova da temperatura do produto, a qualquer momento e rapidamente, graças à comunicação permanente entre o sensor e o smartphone.
Principais vantagens:

  • Transferência de responsabilidade garantida em cada fase do processo de entrega
  • Histórico em tempo real, mesmo em pacotes lacrados
  • Verifica o impacto térmico, físico ou outros
  • Nenhum custo com equipamento para o usuário
A comunicação M2M (máquina a máquina) e a Internet das Coisas são outras megatendências. Em 2015, as Cidades Inteligentes utilizarão 1,1 bilhões de objetos conectados; em 2020, esse número chegará a 9,7 bilhões3. Cidades inteligentes e edifícios de escritórios inteligentes serão responsáveis por 45% dos objetos conectados em 2015. Impulsionada por investimentos e potencial de serviço, a taxa deverá chegar a 81% em 2020.
A Ásia, que é responsável por 42% das conexões em todo o mundo, é agora o maior mercado em termos de sistemas M2M, seguida pela Europa (28%), América do Norte (18%), América Latina (8%), África (4%) e Oceania (1%).

INNOVATION PLAYGROUND na CARTES SECURE CONNEXIONS permitirá a você testar:

As telas conectadas A Think&Go está revolucionando as telas, tornando-as totalmente "prontas para a comunicação" com todos os objetos conectados (telefones, cartões, relógios etc.) e criando novas vias de clientes para 100% da população de consumidores, incluindo paywalls (muros de pagamento). Cada pixel na tela interage com os objetos conectados e, como os dados se movem em ambas as direções, isso propicia uma experiência personalizada e facilita a participação do consumidor em menos de um segundo.

Exemplos de aplicações:

  • Ida à loja: consumidores utilizam o seu cartão de smartphone ou sem contato para baixar cupons de desconto
    Outros setores de atividade que utilizam este sistema incluem: transporte, turismo, bancos, "fast-foods", publicidade etc.

Veja alguns dos principais participantes na CARTES SECURE CONNEXIONS

- Gemalto

- Infineon

- Morpho

- Oasys

- Oberthur Technologies

- Orange

1.2Redes eléctricas inteligentes: gerenciando o uso de eletricidade de maneira mais inteligente

Redes eléctricas inteligentes, um dos maiores avanços da indústria, permitem a utilização que é melhor adaptada aos recursos elétricos durante todo o período de corte de despesas e melhoram a eficiência da infraestrutura. Casas e edifícios públicos serão interconectados e "habilitados" de maneira inteligente, graças ao seu ambiente de serviços integrados, e serão capazes de oferecer serviços melhor adaptados.
Em 2019, a economia de custos anuais gerada por projetos de redes inteligentes, devido, principalmente, à redução de emissões de energia e CO2, chegará a US$ 10,7 bilhões4. As reduções de emissões estarão no mesmo nível daquelas geradas pelo uso anual, ou seja, 130 milhões de barris de petróleo5.

INNOVATION PLAYGROUND na CARTES SECURE CONNEXIONS permitirá a você testar:

O Gazpar, o medidor de gás com módulo de comunicação

Gazpar é o medidor de gás com módulo de comunicação da GrDF, definido para equipar 11 milhões de clientes de gás natural, incluindo usuários individuais e empresas. O conceito: os clientes receberão uma leitura de seus níveis diários de uso do gás para que possam economizar energia.
Isto não só vai iniciar uma nova era na medição, mas os clientes também serão capazes de tomar medidas concretas sobre o seu uso de energia utilizando dados precisos para o dia.

Principais vantagens:

  • Monitora e analisa o uso diário de gás natural
  • Dados de utilização mensal enviados automaticamente
  • Simplifica trabalhos técnicos da linha de transmissão
As configurações da infraestrutura de eletricidade

Os medidores de energia elétrica da Legrand simplificam as configurações, manutenção e diagnóstico, antes e depois que os dados inteligentes de inicialização serem enviados diretamente para o smartphone, tornando os ajustes e as atualizações muito mais simples. Os cidadãos poderão desfrutar do acesso fácil ao seu uso diário, discriminado por tipo de uso, enquanto o trabalho técnico será simplificado, contribuindo para a redução dos custos em geral.

Principais vantagens:

  • Configurações seguras no momento da instalação
  • Tempo de instalação otimizado
  • Custos operacionais menores
1.3Pagamento: o papel central do método sem contato

Os sistemas de pagamento desempenham um papel importante nas cidades inteligentes. Eles facilitam a vida dos consumidores ao oferecer serviços que podem ser acessados diretamente de seus dispositivos móveis. Métodos de pagamento simples e transparentes significam uma melhor qualidade de vida, seja em termos de viabilidade, praticabilidade e sustentabilidade.
Em 2016, mais de 2 bilhões de dólares americanos (ou 1,7 bilhões6 de euros) em e-commerce (comércio eletrônico) terão sido gerados por assistentes digitais inteligentes. A participação dos consumidores americanos no setor móvel é tão alta, que espera-se que as receitas de M-commerce (comércio móvel) aumentem para 50% do total de comércio digital nos Estados Unidos em 20177.
A maior demanda por métodos "sem contato" será reforçada pela chegada de novos participantes no mercado, como o Apple Pay (nos Estados Unidos), o Samsung Pay, ou o Android Pay, que utilizam a tecnologia NFC emparelhada com a tecnologia magnética segura ou emulação de cartão host.

Novas soluções em emissão de bilhetes:

- Transporte para Londres: em 2014, a agência TfL lançou sua primeira solução de pagamento sem contato, tornando possível aos seus usuários pagar no mesmo ritmo de suas necessidades de transporte público. Mais de 60 milhões de viagens foram pagas através de cartões sem contato nos primeiros seis meses do sistema. A TfL anunciou recentemente que o sistema Apple Pay também funcionará em sua rede.

1.4e-Government (Governo eletrônico)

Muitos países da Europa tornaram-se pioneiros na criação da identificação segura. Governos têm investido milhões no desenvolvimento de sistemas de identificação altamente seguros e confiáveis, tanto físicos como eletrônicos, com base em dados biométricos. De acordo com um relatório sobre o mercado de e-identification (identificação eletrônica), em 2018, 127 países terão implementado sistemas de e-identification em todo o país, entregando mais de 740 milhões de identificações eletrônicas por ano, gerando mais de 49,1 bilhões de euros 8 em receita entre 2013 e 2018.9 Os projetos relacionados com a identidade, administrados pelos governos, ajudam a identificar melhor as características das suas populações para proporcionar melhores serviços a estes cidadãos. A identificação segura é garantida pelo cartão inteligente, que emite certificados eletrônicos para serem utilizados durante a identificação on-line. Consequentemente, os cidadãos podem acessar serviços governamentais, tais como pagamentos de impostos, assinatura de documentos ou de acesso a documentos; enquanto isso, os governos podem tornar os seus serviços mais eficientes e administrar melhor os seus recursos.
A identificação digital ou eletrônica ajuda a reduzir a distância entre os cidadãos e seus governos e é um componente fundamental no avanço da sociedade para ser mais ecológica.

INNOVATION PLAYGROUND na CARTES SECURE CONNEXIONS permitirá a você testar:

O controle de acesso autônomo

A identificação segura continua a ser o alicerce dos sistemas de controle de acesso. Smartphones ou crachás substituem chaves e simplificam a vida cotidiana. O controle de acesso autônomo tem grandes implicações para o setor militar de alta segurança e zonas industriais, aeroportos e agentes do setor de serviços que exigem altos níveis de segurança (bancos, sedes de grandes empresas, ministérios etc.).

Principais vantagens:

  • Administração remota para direitos de acesso
  • Controle de acesso seguro e autônomo
  • Histórico de travar e destravar portas
  • O gerenciamento de direitos de acesso e autorizações para visitantes regulares ou de apenas uma vez
  • Poucas restrições para usuários

    Uma seleção de projetos de identificação eletrônica em todo o mundo:

    • ESTÔNIA: identificação eletrônica na Estônia é uma das principais infraestruturas públicas do país, possibilitando que os cidadãos utilizem serviços on-line seguros. A Estônia também abriu uma ID móvel que utiliza a mesma PKI (Public Key Infrastructure - Infraestrutura de Chave Pública) que a do cartão eID, exceto que os dados são armazenados em um cartão SIM protegido dentro do telefone.
    • EUROPA: a União Europeia criou a eIDAS, que inclui o reconhecimento por identificação eletrônica e abrange todos os serviços eletrônicos de confiança entre os seus 28 estados-membros.
    • ÍNDIA: o Aadhaar Card, autorizado pela UIDAI (The Indian Identification Authority), fornece a cada residente do país um número de identificação exclusivo. Esta é uma grande ferramenta que possibilita evitar a má utilização de subsídios e adicionar com sucesso novos programas financeiros.
    • EAU: o cartão de identificação dos Emirados Árabes Unidos se tornou o padrão em transações de autenticação que são executadas através dos departamentos de sites do governo e diferentes organizações privadas.
    Enriqueça a sua agenda com a conferência de um dia inteiro sobre E-DOCUMENTS (DOCUMENTOS ELETRÔNICOS) E E-IDENTIFICATION (IDENTIFICAÇÃO ELETRÔNICA ), PROMOVENDO OS SERVIÇOS DIGITAIS no dia 18 de novembro, quarta-feira

2.5 Exemplos de cidades inteligentes

A análise detalhada de todas as maneiras pelas quais as cidades apresentam um "comportamento inteligente" destaca o que significa utilizar de maneira inteligente as redes de energia, controlar o tráfego e iluminar as ruas, juntamente com outros aspectos, como a capacidade tecnológica e coesão social.

2.1 Barcelona, Espanha

O sistema de ônibus ortogonal, um programa de intercâmbio de bicicletas, o programa de pagamento sem contato do tipo "tap-and-go" (pressionar e seguir) com base na tecnologia NFC e os novos sensores urbanos tornam esta cidade um laboratório vivo e respirante.
Depois de analisar várias opções, Barcelona optou por investir em uma ferramenta sofisticada, que controla remotamente o sistema de iluminação pública. Ela também implementou mais de 19.500 medidores inteligentes. O transporte urbano foi projetado para incluir um sistema de ônibus ortogonal com paradas "smartquesinas" (paradas de ônibus interconectadas e sustentáveis, equipadas com tecnologias que melhoram a experiência do usuário).

2.2Nova Iorque, Estados Unidos

Nova Iorque, uma das metrópoles mais intensamente povoadas do mundo, tem sido partidária de novas tecnologias durante anos, tornando-se uma cidade de vanguarda. Um bom exemplo é a plataforma "City 24/7" (Cidade 24 horas/7 dias por semana), que inclui informações sobre os programas do governo, empresas locais e dos cidadãos de Nova Iorque. A ferramenta é capaz de fornecer dados sobre qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Além disso, a cidade está considerando o desenvolvimento da maior rede Wi-Fi dos Estados Unidos para substituir, gradualmente todas as suas cabines telefônicas com pontos de acesso Wi-Fi.

2.3Londres, Reino Unido

O sistema de gestão de estradas e transporte de passageiros em Londres é um dos mais eficientes em todo o mundo. Alguns de seus recursos inovadores incluem: preços com base no tráfego, que utiliza tecnologias de reconhecimento de placa de licença para calcular o quanto as estradas estão com tráfego pesado, diminuindo assim o número de veículos por dia na cidade em até 70.000 - o sistema de rodovias inteligentes testado durante os Jogos Olímpicos, o Barclays Cycle Hire Scheme (aluguel de bicicletas self service) e p Wi-Fi em 150 estações de metrô em 2014. O cartão Oyster sem contato em uso na agência TfL (Transport for London - Transporte para Londres), que pode ser carregado com antecedência através do uso de um cartão de crédito ou de débito, oferece aos usuários a opção de pagamento imediato para viagens. Ele abriu o caminho para um sistema de carteira digital, o que representa consideravelmente uma maior eficiência.
Londres vai investir mais de 200 milhões de libras (ou 281,2 milhões de euros) para se tornar uma cidade ainda mais inteligente até 2018.

2.4Nice, França

Trabalhando em conjunto com a Think Global10, a cidade de Nice e a Cisco produziram o "Connected Boulevard" (Boulevard Conectado). O Boulevard Victor Hugo, no centro de Nice, é o lar do primeiro projeto de prova de conceito para a "Internet das Coisas", criando uma zona de cidade inteligente, completa com 200 sensores e um sistema de detecção. Os dados coletados são revistos e analisados para proporcionar à cidade e seus moradores informações contextuais sobre: estacionamento, tráfego, iluminação pública, tratamento de esgotos e por último, mas não menos importante, a qualidade ambiental, como testada em tempo real. Os primeiros testes-pilotos, realizados no estacionamento inteligente, mostraram que a densidade de automóveis poderia ser reduzida em pelo menos 30%, contribuindo para uma queda na poluição do ar, bem como um aumento na receita de estacionamento.

2.5Cingapura

Em 2014, a Infocomm Development Authority (IDA) de Cingapura apresentou a nova plataforma inteligente da cidade, a plataforma SNP-Smart Nation. Idealizada em torno de três capacidades principais - conexão, coleta e abrangência - ela fornece um sistema operacional no qual todos os órgãos públicos podem se registrar (fazer logon). O sistema ativará os dados importantes recolhidos através de sensores colocados intencionalmente nas periferias da cidade, para que eles possam permanecer anônimos, seguros, gerenciados e compartilhados. Os dados serão usados para promover uma maior capacidade de resposta e antecipação em serviços para os moradores.
O portal eCitizen de Cingapura oferece acesso a um one-stop shop (central de serviços do governo), incluindo 400 serviços eletrônicos governamentais, que entregam o conteúdo reunido por diferentes agências. Mais de 100 serviços somente móveis de agências governamentais ou entidades não governamentais, tais como hospitais e universidades, juntamente com aplicações projetadas simultaneamente pelo setor privado que utilizam dados do governo, estão disponíveis em mGov@SG.

1 Pesquisa da Juniper (2015) ? "Global Smart City ? 2015".
2 Ibid.
3 "Smart cities will Include 10 Billion Things by 2020" ? Relatório da Smart Insights (2015).
4 Taxa de câmbio em 15 de junho de 2015
5 Pesquisa da Juniper - "Smart Cities: Strategies, Energy, Emissions & Cost Savings 2014-2019".
6 Taxa de câmbio em 15 de junho de 2015
7 Estudo Gartner 2015 - "Top 10 Strategic Predictions for 2015 and Beyond: Digital Business is driving Big change".
8 Taxa de câmbio em 25 de junho de 2015
9 Acuity Market Intelligence (2014) ? "The Global national eID Industry Report".
10 Um projeto colaborativo que reuniu start-ups e grandes empresas, que trabalharam em conjunto para alcançar uma flexibilidade ideal e fornecer às cidades inteligentes as soluções urbanas que elas precisam.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato: CARTES SECURE CONNEXIONS
Stéphanie Champion: 01 42 30 81 00
s.champion@rpca.fr ou
Cathy Bubbe: 01 42 30 81 00
c.bubbe@rpca.fr ou
Clotilde De Angelis: 01 42 30 81 00
c.deangelis@rpca.fr Fonte: BUSINESS WIRE