Releases 13/10/2015 - 17:02

20º MEETING INTERNACIONAL debate Mercosul, acordos bilaterais Brasil-Uruguai e liberdade de exp


SÃO PAULO, 13 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- "Não há barreiras geográficas entre os países do Mercosul, mas, sim, mentais e políticas. O Mercosul, do jeito que está, não dá." Palavras contundentes de Luis Alberto Lacalle, presidente do Uruguai de 1990 a 1995, durante o Seminário do 20º MEETING INTERNACIONAL, promovido pelo LIDE ? Grupo de Líderes Empresariais, em Montevidéu, na sexta (9). De acordo com Enrique Iglesias, ex-presidente do BID ? Banco Interamericano de Desenvolvimento, seria um grande erro acreditar que essas mudanças virão apenas das reformas e mudanças políticas: "Precisamos fazer uma revisão do papel do Mercosul, mas sobretudo fortalecer esse instrumento". 


Para Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e chairman of the board do LIDE, o Brasil tem muito a aprender com a nação vizinha. "É bom estar aqui e olhar o nosso País de fora para dentro", disse. "Somos a segunda nação a exportar para o país vizinho, atrás apenas da China", contextualizou Fernando de Magalhães Furlan, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior do Brasil.


Tendo como objetivo a busca de novos negócios e o fortalecimento das relações bilaterais Brasil-Uruguai, o evento também debateu a "Democracia e liberdade de expressão". Ainda segundo Lacalle, o governante democrático ? apesar de ter sido eleito pelo povo - não pode fazer o que bem entender. Jorge Quiroga, presidente da Bolívia de 2001 a 2002, aproveitou para enfatizar a necessidade de exigir a observação da OEA ? Organização dos Estados Americanos para garantir eleições livres e transparentes na Venezuela, ressaltando o papel do Brasil para retomar a democracia e a integração na região. 


O Meeting também contou com as presenças de Pablo Ferreri, ministro da Economia e Finanças do Uruguai; Aloyzio Nunes, presidente da Comissão de Relações e de Defesa Nacional do Senado; ente grandes nomes da administração pública, diplomacia, negócios, finanças, turismo, entre outras áreas.


O 20º MEETING INTERNACIONAL contou com o patrocínio da AMIL, APEX e SAPORE. Apoio da KIA e MARFRIG, com participação especial da BASF e EMS. Colaboração de ATHIÉ WOHNRATH, DE NADAI, GOCIL, GRUPO SIGLA, REDE TV e VIDEOLAR. Como fornecedores oficiais estavam a CDN COMUNICAÇÃO, CHUBB SEGUROS, ECCAPLAN, FORMAG'S, GELATO BOUTIQUE, MARINGÁ TURISMO, MISTRAL E VINCI, RODOBENS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, TALENT e UPS. As revistas ISTOÉ, ISTOÉ DINHEIRO, LIDE E MEETING; GRUPO COMPANHIA; a rádio JOVEM PAN; o jornal PROPMARK; a PR NEWSWIRE; e a TV LIDE foram mídia partners.


Contato:Fernanda Spagnuolo (11) 3039-6067 / fernandaspagnuolo@grupodoria.com.br


To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/20-meeting-internacional-debate-mercosul-acordos-bilaterais-brasil-uruguai-e-liberdade-de-expressao-300159028.html

FONTE MEETING INTERNACIONAL