São Paulo - SP--(
DINO - 11 jun, 2015) - Levar saúde de uma forma saborosa para as escolas públicas, introduzindo receitas produzidas com ingredientes acessíveis e simples, retirados da terra, e até com sobras de alimentos. Essa é a proposta da chef em Gastronomia Funcional Lidiane Barbosa. Em abril ela deu início ao projeto Semear e crescer, em que percorre escolas para ensinar de forma voluntária às crianças o gosto de se alimentar com ingredientes "secretos" e cheios de saúde. "O mais divertido é que a própria criança prepara as receitas", conta a Chef.
Bolo com casca de abobrinha, hambúrguer de feijão, pão com cenoura, biscoito de polvilho e cookies à base de biomassa são alguns exemplos das guloseimas que as crianças experimentam. Trocar farinhas e açúcares, assim como acrescentar cacau em pó e biomassa de banana verde no preparativo de muitos alimentos é um dos muitos hábitos que ela quer disseminar na infância, uma forma de gerar mais saúde tanto para os pais quanto para os filhos.
Assim, Lidiane tem ensinado crianças a preparar seu próprio leite, seus cookies, seus brigadeiros e bolinhos com ingredientes acessíveis a todos. É uma aula-convite para conhecer novos alimentos, reconhecer antigos alimentos, sabores, cores, texturas e se alimentar de saúde e sabor. "O objetivo é despertar o olhar dos pais através das crianças para uma alimentação mais saudável, pois acredito que o que se aprende nos primeiros anos de vida levamos para a vida toda"
O primeiro desafio é convidar a criança a experimentar novos sabores. "A maior desculpa usada pelos pais é que o filho não vai gostar da comida e que nem adianta tentar. Vejo acontecer o contrário: neste projeto, as crianças experimentam e gostam". "Eles provam a receita e depois eu mostro como fazer. Na hora de enrolar o brigadeiro, explico que, para a massa não grudar nas mãos, não é preciso usar margarina, apenas lavar as mãos e deixá-las um pouco molhadas". Lidiane percebe o quanto é enriquecedor saber que existem crianças que conhecem a importância da boa alimentação. "A maioria se permite experimentar. Elas não precisam gostar, mas a maioria costuma aprovar", afirma a chef.
A ausência de uma alimentação saudável ocorre principalmente pela falta de informação, acredita. "Muitas pessoas não sabem que estão consumindo péssimos produtos e não sabem que é possível preparar alimentos que sejam saborosos e nutritivos ao mesmo tempo", conta a chef, que já levou o projeto Semeando a duas escolas de Blumenau e agora começa a se articular com prefeituras para replicar a idéia pelo País.
"Às vezes se pensa que a idéia de trabalhar com Gastronomia Funcional gera um alto custo, pelo uso de ingredientes como linhaça e alguns tipos de farinhas. No entanto, a idéia é mostrar que a saúde é muito barata, por exemplo, através do simples aproveitamento das cascas no preparo dos alimentos, pela inserção de chá de erva doce no suco, enfim, é mostrar o lado diferente das receitas".
O próximo passo do projeto é produzir uma cartilha informativa com desenhos didáticos para que as crianças levem os ensinamentos para casa após a aula, e para que os pais continuem a estimular em casa esse tipo de alimentação. "A criança é um livro em branco, sem pré-julgamentos e sem pré-conceitos. Cabe a nós, adultos, dar a ela as melhores ferramentas para que possa escrever sua história. Que a gente ajude com a melhor caneta, o melhor papel, ensinando a ela um mundo de possibilidades. E que ela possa, assim, perceber o quanto a saúde é gostosa".
Mais Sobre a Chef Lidiane Barbosa
Chef funcional, é mestra na alquimia de transformar qualquer prato em fonte de saúde. Nas redes sociais, suas dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem-estar através de uma boa alimentação. Também atua como consultora de restaurantes e ministra cursos - só este ano foram 90, atraindo um público de mais de 5 mil pessoas.
Figura carimbada em publicações nacionais, Lidiane é docente em Gastronomia Funcional em cursos de pós-graduação de nutrição funcional no Rio de Janeiro. Com um trabalho reconhecido entre médicos e nutricionistas, recentemente lotou o auditório com sua palestra "Gastronomia Funcional no Esporte" durante o X Congresso Internacional de Nutrição Funcional. Esforço, carisma e domínio da arte de ensinar fazem de Lidiane Barbosa hoje uma referência na gastronomia brasileira.
Lidiane acaba de lançar seu primeiro livro com receitas saudáveis e infantis "Vó Leninha em? O Aniversário de Isabela" (Editora Viajante do Tempo) em parceria com a escritora Ana Paula Abreu e conta com ilustrações de Bruna Assis.
A obra convida o leitor a viajar na companhia da vó (personagem de outro livro infantil de Ana Paula, "O Mistério da Sopa da Vó Leninha"), que organiza uma festinha de aniversário para a neta, Isabela, e se esmera no preparo de deliciosos e saudáveis quitutes. São receitas de salgados como coxinha e esfirra e de doces como bolo e brigadeiro (todos sem o uso de açúcar refinado), assinadas por Lidiane. Ao longo da narração a Vó Leninha também ensina os leitores a cuidar da horta.
Badalada também entre médicos e nutricionistas, no meio do mês de maio, a chef palestrou em um evento de nutrição, falou para mais de 1100 profissionais de saúde sobre a importância da gastronomia funcional na nutrição, sobre a forma correta de cocção e combinação perfeita de nutrientes, mais um sucesso para a Lidiane Barbosa que já se tornou referencia no assunto no Brasil.
Website:
http://lidianebarbosa.com.br/