Releases 11/06/2015 - 17:01

Combate ao trabalho infantil: projetos da Fundação Sinhá Junqueira beneficiam 25% da população de crianças e jovens de 4 cidades no interior de SP


São Paulo--(DINO - 11 jun, 2015) - No dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, a Fundação Sinhá Junqueira tem muitas razões para comemorar: 826 crianças e adolescentes de 04 a 18 anos nas cidades de Guará, Aramina e Jeriquara (região de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo) que, por meio dos projetos pedagógicos, culturais e esportivos da entidade, têm a chance de ter melhor qualidade de vida, longe da exploração do trabalho, da violência das ruas e das drogas.

Criada pela benemérita Senhora Dona Theolina (Sinhá) Junqueira, há sessenta e cinco anos, a Fundação vem contribuindo para a melhoria da vida de uma significativa parcela dos moradores dessas cidades, com suas atividades de música, artes marciais, educacionais, esportivas e culturais, promovendo ainda cursos profissionalizantes e iniciativas voltadas às mulheres, mães, gestantes e pacientes com câncer.

A Fundação possui unidades nos municípios de Aramina, Guará, Igarapava e Jeriquara, desenvolvendo os seguintes projetos: Centros de Promoção Social, em Aramina, Guará e Jeriquara, o Centro de Inclusão Digital e o Centro de Formação Profissional - Núcleo Residencial, em Igarapava, e a Biblioteca Pública Cel. Quito Junqueira, em Aramina.

Em todos os Centros, os beneficiados podem realizar atividades de dança, um dos cursos com maior número de pessoas em toda a região, com cerca 450 alunos, a partir dos quatro anos. O kung fu vem em segundo lugar com mais de 300 atendimentos. A atividade é oferecida para crianças com idades a partir dos cinco anos e adolescentes. Além dessas atividades, o thai chi e coral também compõem o conjunto de ações da Fundação Sinhá Junqueira.

Para as crianças de 6 a 10 anos, a Fundação desenvolve atividades para estimular o desenvolvimento intelectual, emocional e comportamental, através de técnicas artísticas, brincadeiras e dinâmicas de grupo. "Através da educação, do esporte e da cultura, queremos ajudar as famílias da região, muitas delas trabalhando nas lavouras, a garantir um futuro mais digno para suas crianças e jovens, que frequentam nossos Centros de Promoção como um complemento à escola. Essa é a nossa missão", explica a presidente Maria Luiza Rocco.


Na Fundação Sinhá Junqueira a criança recebe atenção desde o ventre materno, com o Projeto Gestantes, que fornece orientação às mães sobre pré-natal, saúde materna, alimentação e desenvolvimento do bebê.

Além das iniciativas sob sua gestão, a Sinhá Junqueira presta auxílio financeiro a 11 entidades de assistência social e saúde, que atendem a mais de 670 crianças e idosos em Igarapava, Aramina e Barretos. A Instituição faz investimentos próprios e conta com a colaboração do Poder Público Municipal nas cidades onde atua. "São projetos inovadores, que contribuem de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida das comunidades de baixa renda", ressalta a presidente Maria Luiza Rocco.

Para conhecer os projetos da Fundação Sinhá Junqueira, acesse:

http://www.sinhajunqueira.org.br/