Releases 11/06/2015 - 13:26

Jorge Quiroga, ex-presidente da Bolívia, apresenta como as mudanças climáticas afetam as cidade


SÃO PAULO, 11 de junho de 2015 /PRNewswire/ -- Jorge Quiroga (vice-presidente da Bolívia de 1997 a 2001 e presidente de 2001 a 2002) estará no Brasil para o 6º Fórum Mundial de Meio Ambiente, que o LIDE ? Grupo de Líderes Empresariais e LIDE SUSTENTABILIDADE, liderado por Roberto Klabin, realizarão em 25 e 26 de junho, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu. O governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, são presenças confirmadas no evento, que debaterá o impacto das mudanças climáticas nas cidades.


Quiroga apresentará a empresários, ambientalistas e políticos como as mudanças climáticas estão impactando as cidades na América Latina e as políticas públicas que estão sendo adotadas para mitigar as emissões de carbono e que podem ser usadas de referência no Brasil.


Comparada a outros continentes, a América do Sul emite menos gás carbônico oriundo de queima de combustíveis fósseis, mas que, por outro lado, possui grandes reservas dos mesmos. Ou seja, esses países enfrentam o desafio de mudar a matriz energética para fontes mais limpas e renováveis, ainda que possuam estoques, especialmente de petróleo e gás natural.


"Temos que enfrentar desafios que envolvem a integração regional e incentivar a capacidade que temos de gerar e fornecer energia barata. E nesse contexto o Brasil exerce um papel central", afirmou Quiroga. No entanto, segundo levantamento realizado pela Firjan - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o Brasil tem a energia mais cara para a indústria entre 28 países analisados.


Em pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Observatório do Clima e pelo Greenpeace, 84% dos brasileiros acreditam que o Governo Federal faz menos do que deveria ou não faz nada, para lidar com as mudanças climáticas. A maioria, 66%, acredita que o Brasil deveria assumir a liderança no enfrentamento do problema, em se tratando de negociações internacionais.


Para João Doria, presidente do LIDE, "ainda temos um longo caminho para alcançar a preservação socioambiental aceitável no Brasil, no entanto, de acordo com estudo divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento da região teve uma queda de 24% no período de 2013 a 2014, o que nos sinaliza que estamos que estamos na direção certa", conclui.


Grandes marcas têm importante participação na realização do evento. COPEL, SANEPAR e RENAULT são patrocinadores. São colaboradores a DESENVOLVE SP, CCR e TETRA PAK. Estão como fornecedores oficiais a CDN, ECCAPLAN, RODOBENS, TALENT e UPS. PORTAL CLICK FOZ, PR NEWSWIRE, MARINGÁ TURISMO, as revistas AMAZÔNIA e LIDE SUSTENTABILIDADE, TV CULTURA e TV LIDE são mídia partners.


Contato: Rose RochaTel: (11) 3643-2952E-mail: rose-rocha@cdn.com.br

FONTE FÓRUM NACIONAL DE AGRONEGÓCIOS