(
DINO - 15 out, 2015) - Uma das melhores formas de controlar as finanças do seu negócio é separar as contas pessoais das contas empresariais. Veja essa e outras dicas que Flavio Maluf fornece a todos que querem obter êxito no planejamento das finanças nos negócios.
Quando o assunto é organizar as finanças dos negócios, o empreendedor precisa entender que cada conta deve ser separada, ou seja, a conta pessoal da conta empresarial não devem se misturar.
Dessa forma, os
ajustes financeiros poderão ser feitos bem como a organização permitirá que o controle possa ser eficaz, diz Flavio Maluf. Por isso, é tão importante praticar essa dica desde o início, da fundação do seu negócio.
Dicas de controle das finanças para o seu negócio
Assim como tudo na vida, a organização é de extrema importância. Ainda mais quando é para organizar as finanças dos negócios, torna-se um dos grandes desafios para o empreendedor.
Porém, é possível constatar que quando este separa uma conta exclusiva apenas para a sua empresa, isso se torna mais leve, mais fácil de controlar e até mesmo direciona a usar esse dinheiro para investimentos mais
rentáveis, comenta Flavio Maluf.
Vamos as principais dicas para você assumir o controle de suas finanças
1. Separe exclusivamente a conta da sua empresa desde o início de existência
Ao separar a conta exclusivamente para a empresa, o panorama de lucro ou prejuízo poderá ser identificado sem qualquer dificuldade, diz Flavio Maluf.
2. Jamais misture a conta pessoal com a conta empresarial, ou seja, tenha duas contas. Isso facilitará o controle de ambas.
3. Organize-se! Se você não é uma pessoa organizada, peça ajuda de um consultor financeiro de confiança para ajudá-lo a controlar as suas finanças empresariais. Os principais pontos que você precisa ser organizado nas finanças do seu negócio são:
? Saber as datas de vencimentos das suas faturas, boletos para pagá-las sempre em dia. Não pague juros desnecessários por falta de organização, acrescenta Flavio Maluf;
? Deixe as contas da sua empresa de forma acessível e em um local estratégico para que não aconteça de esquecer onde estão.
4. Registre o que entra e sai da empresa. Registre tudo que for possível, desde os mais simples até os mais complexos. E isso tem que ser feito diariamente, registrar em livro, usando uma planilha no excell ou adquirindo um sistema digital.
5. Saiba quais são os seus
custos fixos e os custos variáveis. Os custos fixos são aquelas contas que você paga todo mês como: água, luz, telefone, folha de pagamento, impostos etc. Os custos variáveis são aqueles que dependem da compra do mês, que sofrem alterações de valores e que mudam ou deixam de existir. Um exemplo é a compra de um equipamento à vista, dentre outros.
Essas são as principais dicas dadas por Flavio Maluf de finanças para o seu negócio permanecer sempre estável e com bons resultados. "Se você seguir constantemente e levar à risca, certamente, o crescimento do seu negócio terá êxito e com lucros maiores", finaliza Flavio Maluf.