São Paulo; --(
DINO - 22 abr, 2015) - A escritora Janine Rodrigues, 33 anos, lança seu segundo livro infantil, As Duas Bonecas Azuis (Editora Chiado - R$27,00 -
www.piraporiando.com) no próximo dia 26 de abril (domingo), na Livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo. O evento vai acontecer das 15 às 18 horas com atividades gratuitas para crianças e pais como contação de histórias cantadas, construção de livros coletivos e tarde de autógrafos.
A publicação conta a história de duas bonequinhas azuis que exploram a necessidade de transcender os preconceitos e as diferenças no universo infantil, tornando o ato de brincar ainda mais harmônico e prazeroso. As duas bonecas não tinham boca, mas insistiam chamar Labele (protagonista da trama infantil) para brincar. Mas Labele, desconfiada, nada enxergava e ficava longe da casa de palha. Todo o mistério acontece numa casa de palha da Rua Cem. O livro levanta questões de suma importância para a formação da criança, como sua capacidade de conviver com o que é diferente ? e o medo que o desconhecido provoca em todos.
A obra tem tudo para trazer à tona questões de suma importância para o desenvolvimento da personalidade das crianças, através de um texto leve, porém intenso, que diverte e distrai ao mesmo tempo em que faz pensar. Para dar corpo a história, a ilustradora Bruna Assis Brasil ilustrou às duas bonequinhas e Labele com ilustrações bastante coloridas e lúdicas.
Leitura para conviver com as diferenças - Para a autora, uma das principais funções da literatura, independente se voltada para crianças, adolescentes ou adultos, é levar o leitor a uma reflexão; é instigá-lo a pensar sobre determinado assunto. E, para resolvermos problemas graves como superar os medos, os preconceitos, o bullying e a discriminação, é preciso, antes de tudo, falar sobre eles. "O diálogo é vital para que se comece a buscar uma solução", afirma a autora.
A literatura é importante como entretenimento, mas também como motor para a reflexão. Este é o pensamento da escritora Janine Rodrigues, e uma das principais marcas da autora. Durante algumas das atividades desenvolvidas em seu projeto Piraporiando , muitas crianças ? vítimas e algozes ? a procuram para relatar histórias de discriminação e preconceito.
Sobre a autora - Janine é apaixonada pelo tema infantil e escreve desde a infância. Quando era criança e precisava contar ou pedir alguma coisa para sua mãe, escrevia-lhe cartinhas. Foi assim que aprendeu a gostar de escrever. A gostar de ler Janine já havia aprendido muito antes, com Ziraldo e seu Menino Maluquinho. E hoje, aos 33 anos, esta carioca divertida e bem-humorada juntou sua paixão pela escrita e pela literatura infantil e tornou-se escritora.
Tem se dedicado a escrever para diminuir preconceitos, medos e o bullying entre as crianças. A jovem escritora tem se destacado internacionalmente. Sua primeira obra, No Reino da Pirapora (2013), ganhou o Prêmio da Associação Intercultural Latino Americana, na Argentina, e o Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria.
Por meio do Projeto Piraporiando, marca criada pela escritora, Janine incentiva o diálogo sobre esses temas que estão no cotidiano das crianças e estimula a leitura em escolas, livrarias e centros culturais, com atividades como criação de histórias e livros coletivos, troca troca de livros e contação de histórias.
Serviço:
Lançamento "As Duas Bonecas Azuis", da escritora Janine Rodrigues
Quando: 26 de abril (domingo), das 15h às 18h, na Livraria Martins Fontes Paulista, que fica na Av. Paulista, 509 (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô).
Atividades: encontro com a autora, contação de histórias cantadas e tarde de autógrafos. Grátis
Faixa etária: 04 à 09 anos, mas o programa é para toda a família
Website:
http://www.piraporiando.com/