Belo Horizonte (MG)--(
DINO - 22 jun, 2015) - As fraudes em boletos bancários têm desafiado órgãos de segurança e empresas a desenvolver ações para coibir este tipo de crime. A fraude mais comum consiste em um vírus implantado no computador de quem gera o boleto, que altera o código de barras mostrado na tela, fazendo com que o pagamento efetuado seja depositado na conta do fraudador. O que poucos imaginam é que um sistema de boleto online realmente eficiente pode ajudar a minimizar o número de golpes e aumentar a segurança dos clientes.
Flávio Bertholdo, presidente da Bertholdo Consultoria, explica que o sistema HTML ? linguagem utilizada para produzir páginas web e gerar boletos bancários ? facilita a fraude. "O boleto em formato HTML navega pela internet na forma de códigos, que são recebidos pelo computador do cliente. Depois, o computador interpreta e desenha o resultado na tela do navegador. O vírus pode agir modificando os códigos recebidos e, consequentemente, alterando os dados do boleto e o código de barras. Utilizar a tecnologia de geração de boletos em PDF garante mais segurança para empresas e consumidores, pois a modificação do boleto por vírus e programas maliciosos torna-se muito mais complexa do que na simples utilização de HTML", avalia Bertholdo.
Um dos sistemas que reformulou os mecanismos de segurança para reduzir golpes foi o Boleto Online ? cuja versão 3.0 foi lançada recentemente. A plataforma foi desenvolvida pela Bertholdo Consultoria para atender a empresas que geram grandes volumes de documentos diariamente. Uma das empresas que utiliza o sistema, a MRV Engenharia, chega a gerar mais de 5 mil boletos em um único dia. A ferramenta otimiza o trabalho do departamento de contas e recebimentos à medida que informatiza solicitações como segunda via de boleto, informação para vendedores sobre clientes com débitos e recalculo de boletos para pagamentos em atraso.
Um dos diferenciais do Boleto Online 3.0 é que ele funciona integrado ao sistema de gestão ERP SAP, um dos mais utilizados do mundo, e possibilita que nada precise ser alterado na rotina de trabalho da equipe de contas a receber. "Os boletos podem ser gerados normalmente no sistema de gestão da empresa. Ele fica disponível no portal Boleto Online da empresa, de forma automática e sem demandar nenhuma atividade adicional. Clientes, representantes e funcionários podem acessar e imprimir os boletos na internet. Isso significa que os impactos operacionais na implantação da ferramenta são mínimos", detalha Flávio Bertholdo.
Além de contribuir para a segurança e evitar fraudes, o Boleto Online 3.0 evita que imprevistos dificultem o pagamento das contas. Mesmo em situações adversas, como greve dos Correios e problemas técnicos que impossibilitem temporariamente a impressão dos boletos, o cliente pode utilizar o sistema online e imprimir o documento, evitando multas por atraso.
Website:
http://www.bertholdo.com.br