Releases 28/03/2016 - 16:52

Impacto social: tecnologia ludopedagógica é aposta de startup de Blumenau


Florianópolis/SC--(DINO - 28 mar, 2016) - As novas tecnologias têm colocado em xeque uma série de paradigmas nos processos de ensino e aprendizagem. O desafio está em engajar e motivar a geração de "nativos digitais" no cotidiano da sala de aula, sem deixar de lado as diretrizes curriculares e as condições de atuação dos educadores. Tal cenário inspirou os empreendedores Marlon Souza e Jean Gonçalves, sócios e diretores da Playmove, a criar a PlayTable, primeira mesa interativa digital com jogos educativos desenvolvida no Brasil.

Lançada em 2014, depois de três anos de pesquisa e desenvolvimento, a PlayTable foi um dos destaques da Campus Party e já está em uso em 550 escolas em todas as regiões do Brasil, totalizando cerca de 2 mil mesas ativas. Há também mesas instaladas em hospitais, clínicas, restaurantes e casas de festas. "Entendemos que crianças aprendem melhor e mais rápido quando recebem conteúdo associado a jogos e à diversão. Contudo, é necessário contar com uma fundamentação teórica e com o apoio de professores e pedagogos para que o conteúdo seja adequado", explica Marlon.

Os jogos e aplicativos inseridos na mesa, destinada a crianças a partir de 3 anos no ensino infantil, são exclusivos e fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC e projetados por professores especialistas em alfabetização, matemática, artes, língua inglesa, ciências e outras disciplinas. "Também contamos na nossa equipe com o apoio de artistas e desenvolvedores alinhados com a ludopedagogia e especializados no desenvolvimento de games", conta.

Veterano no mundo digital, o diretor executivo da Playmove, Marlon Souza, criou sua primeira empresa em 1989, aos 16 anos. Com uma bagagem cheia de experiências, criou a Morphy, em 2009, para atuar em segmentos de tecnologia inéditos no país. O encontro com um amigo de infância, Jean Gonçalves, dono da Brinque-lonas, inspirou o surgimento da spin-off Playmove. Com um braço tecnológico e outro educativo, a Playmove desenvolveu a PlayTable.

A tecnologia é orientada pela ludopedagogia e seu potencial impacto social na qualidade da educação do Brasil motivou a seleção da startup catarinense, em outubro de 2015, para o programa de aceleração da Artemísia, que fomenta negócios de alto impacto social.

Mercado de entretenimento - Apesar de o uso da Playtable estar se consolidando no âmbito da educação, a estratégia de negócio da empresa desenvolvedora também mira no mercado privado, principalmente no setor de entretenimento. A meta, segundo o diretor comercial da empresa, Jean Gonçalves, é que a mesa seja a principal ferramenta do chamado "cantinho da criança" - local destinado aos pequenos em estabelecimentos, como salas de espera de clínicas e hospitais, restaurantes, supermercados, concessionárias, entre outros. "Foi em um restaurante, inclusive, que tivemos a ideia do produto. Vimos que uma criança brincando com um tablet em uma mesa separada dos pais atraiu um grupo de meninos e meninas, que ficou entretido com a tecnologia", recorda.

Sobre a Playmove
Empresa de Blumenau (SC), fundada em 2013, focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil e ensino fundamental. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos pequenos. A tecnologia touch screen se caracteriza pela fácil usabilidade, inclusive, por ser acessível a crianças com deficiência.
Website: http://playtable.com.br/