São Paulo, SP--(
DINO - 16 jul, 2015) - Existe uma previsão que estima um grande crescimento da nuvem pública até 2020, com receitas de até US$191 bilhões. Diante disso é natural ouvir uma série de discussões sobre os benefícios, as dúvidas e as tendências do Cloud Computing.
O que geralmente não fica claro para todos os profissionais da área é o que realmente a nuvem pode agregar às operações de cada negócio.
Profissionais de tecnologia e infraestrutura costumam dizer de imediato que o motivo para adoção de aplicações na nuvem é exclusivamente devido à redução de custos com servidores, porém quando falamos de Cloud Computing, é preciso aprofundar um pouco mais sobre os motivos de adoção de aplicações nesse modelo.
É comum os profissionais pensarem apenas em redução de custos, mas devemos considerar os ganhos com disponibilidade e performance como os principais benefícios de adoção do modelo.
A adoção do modelo de Cloud Computing pode aumentar a disponibilidade de aplicações de forma considerável, tornando o tempo de resposta mais ágil e aumentando a satisfação dos usuários.
Em todos os projetos realizados na AX4B com a plataforma Microsoft Azure, houve um aumento na disponibilidade do cliente, reduzindo custos de infraestrutura e aumentando a performance do canal de atendimento da empresa.
O diferencial que uma plataforma de nuvem pode fazer para aumentar a disponibilidade e performance de uma empresa com certeza deve ser levado em consideração. O ponto principal a ser considerado é que a redução de custos deve vir atrelada a uma melhoria nos processos da empresa, gerando ganhos de ambos os lados, tanto em redução quanto em potencialização das operações.
O problema enfrentado com a crise econômica no Brasil pode acabar colocando barreiras nos projetos de Nuvem, mas esse pode ser o melhor momento para investir e garantir o retorno financeiro e aumento da produtividade dos negócios.
Não basta pedir aos colaboradores que produzam mais em menos tempo, é preciso oferecer ferramentas e meios para que eles possam fazer a mesma atividade de forma mais produtiva. Em épocas de crise a melhor solução nem sempre é cortar investimentos imediatamente. Acredito que um investimento assertivo em soluções que garantam produtividade, disponibilidade e ainda consigam flexibilizar custos, mesmo que a médio prazo, é a opção ideal para que as empresas possam alavancar seus negócios em meio à turbulência econômica".
Artigo de Alicino Kerches Junior, especialista em nuvem da AX4B, consultoria Gold Partner Microsoft em Soluções em Nuvem, ERP, CRM e Licenciamento.
Website:
http://www.ax4b.com/