São Paulo--(
DINO - 03 mai, 2017) - Comemorando os resultados expressivos em sua parceria com o mercado brasileiro, o Chile segue investindo em uma forte estratégia de promoção dos seus produtos nos mais promissores mercados mundiais, entre os quais o Brasil, que se destaca como o principal destino das exportações de alimentos chilenos em toda a América Latina e o quarto maior no ranking mundial.
Em 2016, as exportações do Chile para o País alcançaram o valor de US$ 2.964 bilhões. Deste montante, US$ 1 bilhão correspondem ao envio de alimentos.
Dentre os destaques em produtos chilenos que tiveram um aumento notável no mercado brasileiro entre 2015 e 2016, estão as maçãs frescas, cujas exportações registraram crescimento de 147%, com um aumento de US$ 28 mi para US$ 71 mi; os azeites de oliva extravirgens, com envios que subiram 34%; salmão e truta, que tiveram aumento de 9%; e os vinhos, com elevação de 8%.
Os valores alcançados são resultado direto do empenho e da relação de confiança entre os países. O Chile demonstra um sólido interesse em seguir o movimento positivo da parceria e uma das ações estratégicas para manter esse objetivo é trazer ao Brasil empresas que representem e ajudem a promover os produtos mais simbólicos da indústria alimentar chilena.
"Estes números refletem os esforços que o nosso país realiza no Brasil para aumentar a conscientização a respeito da diversidade e qualidade dos alimentos chilenos. Seguimos o compromisso de chegar à mesa dos brasileiros com a qualidade, segurança internacional, rastreabilidade e, claro, o sabor natural dos produtos chilenos", comenta María Julia Riquelme, diretora do ProChile Brasil, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção de exportações do país.
Produtos chilenos: na mesa e no coração dos brasileiros
Desde o final de 2014, os envios de bens chilenos para o Brasil ? categoria que abrange os alimentos ? vêm superando as exportações de cobre, matéria-prima símbolo da indústria de mineração do Chile, com um total de 61% em 2016. Segundo o ProChile, tal resultado engloba a participação das Pequenas e Médias Empresas chilenas, integrantes do planejamento estratégico do país, que visa incentivar a presença de players potenciais e abrir novas oportunidades que ampliem ainda mais as trocas comerciais entre Brasil e Chile.
Foods from Chile - APAS Show 2017
Em sua 5ª participação na APAS Show, mais importante evento do segmento de alimentos do mundo, o Chile reafirma a importância de sua campanha internacional de alimentos, a Foods from Chile.
Segundo Marcela Aravena, a presença do país na APAS está diretamente relacionada ao principal objetivo de promover a oferta de produtos exportáveis chilenos, que no Brasil é reforçado pela atuação das marcas setoriais Salmón de Chile, ChileOliva e Wines of Chile.
ProChile
Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações:
http://www.prochile.gob.cl.
***Todos os dados informados têm como fonte a Inteligência Comercial do ProChile, com dados do Banco Central do Chile, do Serviço Nacional de Aduanas e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.
Mais informações para a imprensa: CH2A Comunicação
Website:
http://www.ch2a.com.br