Releases 10/03/2014 - 09:00

Aclamada pela crítica, a Exposição Inaugural Guggenheim UBS MAP apresentando a criatividade art


NOVA YORK e CINGAPURA, 10 de março de 2014 /PRNewswire/ -- De 10 de maio a 20 de julho de 2014, o Centre for Contemporary Art (CCA) de Cingapura, um centro nacional de pesquisas da Nanyang Technological University (NTU), realizará a exposição No Country: Contemporary Art for South and Southeast Asia, como parte do projeto Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP. A exposição foi primeiramente apresentada em Nova York no Museu Solomon R. Guggenheim (de 22 de fevereiro a 22 de maio de 2013) antes de sua recente mostra no Asia Society Hong Kong Center (de 30 de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014).


June Yap, a curadora do Guggenheim UBS MAP para o sul e sudeste da Ásia, foi designada a curadora da exposição que reunirá 19 obras de pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e de mídia mista criadas por 16 artistas e coletivas de 11 países, entre eles Bangladesh, Camboja, Índia, Indonésia, Malásia, Paquistão, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Vietnam, e Reino Unido. Através destas obras, No Country convida o público a conhecer mais de perto alguns dos artistas mais desafiantes e criativos do sul e do sudeste da Ásia, incluindo Tang Da Wu, que vive e trabalha em Cingapura.


A exibição No Country em Cingapura, que traz as obras de arte para a região de origem de muitos dos artistas, pede um exame ainda mais profundo da arte figurativa e das relações culturais regionais, e sugere a possibilidade de um entendimento renovado através de um processo de redescoberta mútua que transcende as fronteiras físicas e políticas.


A apresentação do CCA marcará a estreia de duas obras do Fundo para Aquisições do Guggenheim UBS MAP não expostas previamente como parte da No Country: Loss, de criação de Sheela Gowda e Morning Glory de Sopheap Pich. A exposição conta também com salas com instalação de vídeos individuais para as obras de Tran Luong e do Otolith Group.


Visão Geral da Exposição A exposição, cujo título foi extraído do verso de abertura de "Sailing to Byzantium" de W. B. Yeats (1928), apresenta o sul e o sudeste da Ásia em termos de transformação e marcas, traçando padrões de influência histórica e contemporânea dentro e além da própria região.


Com uma narrativa que se volta aos reinos e impérios antigos dos quais se originaram, No Country busca refletir sobre os intercâmbios e os relacionamentos dentro e entre os estados-nações da Ásia, assim como sobre a situação geral do estado-nação de hoje e as pressões e efeitos da globalização e do colonialismo.


As obras de arte estão agrupadas de acordo com quatro temas: reflexão e encontro, intersecções e dualidades, diversidades e divisões, e o desejo de unidade e comunidade. A exposição No Country expõe obras de arte que desafiam e exploram as ambiguidades históricas da região, os territórios tantos psíquicos como literais, as subjetividades individuais, e as negociações políticas, econômicas e estéticas.


Os artistas que participam da exposição são:



Bani Abidi (1971, Karachi, Paquistão)
Reza Afisina (1977, Bandung, Indonésia)
Poklong Anading (1975, Manila, Filipinas)
Sheela Gowda (1957, Bhadravati, Karnataka, Índia)
Shilpa Gupta (1976, Mumbai, Índia)
Amar Kanwar (1964, New Delhi, Índia)
Vincent Leong (1979, Kuala Lumpur, Malásia)
Tran Luong (1960, Hanoi, Vietnam)
Tayeba Begum Lipi (1969, Gaibandha, Bangladesh)
Tuan Andrew Nguyen (1976, Saigon, Vietnam)
The Otolith Group (criado em 2002, Londres, Reino Unido)
Sopheap Pich (1971, Battambang, Camboja)
Navin Rawanchaikul (1971, Chiang Mai, Tailândia)
Norberto Roldan (1953, Roxas City, Filipinas)
Arin Dwihartanto Sunaryo (1978, Bandung, Indonésia)
Tang Da Wu (1943, Cingapura)
Lançado em abril de 2012, o projeto Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP é uma colaboração plurianual que traça a prática da arte contemporânea em três regiões geográficas?- sul e sudeste da Ásia, América Latina e o Oriente Médio e o norte da África? e abrange residências de curadoria, exposições itinerantes internacionais, programas de educação direcionados ao público, e aquisições para o acervo permanente do Guggenheim.  Todas as obras foram adquiridas recentemente para o acervo sob os auspícios do Fundo para Aquisições UBS MAP Guggenheim.  A iniciativa se baseia e reflete a renomada história de internacionalismo da Fundação Solomon R. Guggenheim, elevando significativamente  o número de obras de arte do Guggenheim originárias destas comunidades dinâmicas.


A exposição é acompanhada de uma série de programações educacionais online e no Centre for Contemporary Art. O conteúdo online da iniciativa apresenta páginas de artistas individuais e artigos escritos, áudio e vídeo de curadores, historiadores da arte, artistas e especialistas regionais. Como parte de sua missão de incentivar o intercâmbio do diálogo cultural sobre a arte contemporânea e a prática cultural, o Guggenheim trabalhou em parceria com o CCA e a Galeria de Arte Nacional de Cingapura para desenvolver estratégias de exposições itinerantes interativas para adultos e crianças. Serão fornecidos guias de recursos para professores no formato impresso e online e também seminários, realizados pela Singapore Teacher's Academy for the Arts (STAR), que se focará em maneiras nas quais os professores podem introduzir a arte contemporânea aos seus alunos.


Para obter mais informações, visite: Website do projeto Initiative: guggenheim.org/MAP Website do Centre for Contemporary Art: gillmanbarracks.com/visit.php Biografia de June Yap: guggenheim.org/new-york/about/staff-profiles/curators/june-yap Mídia Social: guggenheim.org/connect


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FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation