São Paulo - SP--(
DINO - 23 jul, 2018) - O
cachorro tem mais a nos dizer do que imaginamos. Ao menos, é a interpretação que podemos extrair ao entender o que uma lambida, um abanar de rabo ou uma barriguinha à mostra realmente significam.
Além dos hábitos que aprendemos, com o convívio cotidiano, não faltam especialistas que apontam interpretações dos principais sinais que um cachorro nos transmite todos os dias.
É o caso, por exemplo, do livro de Sophie Collins, Cachorros Falam - Entenda a Linguagem Corporal dos Cães, que exprime até mesmo os diferentes tipos de latidos e os seus respectivos significados. Mas existem muitas outras formas de comunicação que você pode não estar interpretando corretamente ? ou ignorando inadvertidamente. Alguns exemplos:
Latidos
Os latidos longos e espaçados podem ter a ver com alguma necessidade do seu cachorro, como:
- fome;
- necessidades fisiológicas;
- convite para brincar;
- chamar atenção.
São latidos mais longos e com intervalos longos entre eles. Por isso, convém observar as reações dele para aprender a se comunicar melhor com o animalzinho de estimação.
Agora, os latidos sequenciais ? especialmente, quando acompanhados de rosnados ? e com os dentes à mostra evidenciam um comportamento violento. Normalmente, em uma tentativa do cão em defender o seu território ou mesmo os seus tutores.
Atenção também se os latidos são curtos e as orelhas estão apontadas para trás. Nessas situações, o cachorro pode estar alarmado e está chamando a atenção de todos na casa.
Rosnados
Nem todo rosnado é sinônimo de agressividade. Às vezes, quando os dentes não estão à mostra e o rabo sacode de lá para cá, trata-se de uma empolgação amistosa para brincar com os seus tutores.
Quando os dentes estiverem aparentes e o olhar fixo na pessoa, o cenário muda e o cachorro pode estar no limite da sua paciência. E quando o rosnado se mistura a um ganido lamentoso, o cãozinho se sente inseguro. Normalmente, quando leva uma bronca.
Outros sons emitidos pelo cachorro
Além dos latidos e sonoros, a trilha sonora do seu cachorro pode vir acompanhada de uivos ? uma reclamação, carência ou resmungo ? e de ganidos. Nessas situações, é bom se atentar ao que está acontecendo ao redor, pois ele está com medo, assustado ou com dor.
Lambidas
A adorável lambida deve ser a forma de comunicação que as pessoas mais compreendem: no geral, são demonstrações de afeto.
O único ponto que merece atenção especial é quando o cachorro lambe as patas constantemente. Como ele não usa a língua para se limpar, igual acontece com os felinos, é possível que o cãozinho esteja estressado ou tenso com algo.
Cauda e outras demonstrações físicas
Temos o costume de associar o rabo abanando como uma manifestação exclusiva de felicidade. Acontece que esse movimento involuntário possui muitos outros significados, como:
- a cauda empinada, balançando vagarosamente, insinua um interesse ? como acontece quando ele nos vê com um petisco nas mãos;
- a cauda entre as pernas é um tradicional método de comunicação que o cachorro está com medo ou submisso ? em geral, para demonstrar culpa por algo que fez.
Atenção também à maneira com a qual o cachorro costuma dormir em sua casa. A barriguinha para cima e exposta é um sinal de plena confiança, enquanto as patas espalhadas e a barriga voltada para o chão pode indicar calor excessivo ? momento ideal para hidratá-lo.
Quando ele cutuca com o focinho, você já deve ter percebido que ele está em busca de atenção ? seja para brincar, passear ou ganhar uma boa sessão de carinhos. E não pense que ele é afetuoso apenas com a língua: as mordiscadas são a maneira de ele tentar agradar.
E lembre-se: quando o cachorro se abaixa, mas mantém o bumbum erguido, com o rabo balançando e pequenos rosnados, não confunda isso com tentativa de agressão. Trata-se de uma maneira de convidar você a brincar com ele.
O problema é que muitas pessoas interpretam isso como uma posição de ataque e brigam ou castigam o cãozinho com isso. Como consequência, ele pode desenvolver pequenos traumas e associar a vontade de brincar com um ritual de punição.
Por isso, é tão importante interpretar o que o seu cachorro está "tentando dizer". Quanto mais você praticar, mais fácil será o convívio e você vai perceber que eles, além de tagarelas, são mais espertos do que a gente imagina.
Website:
https://www.gearseo.com.br/