Releases 25/09/2017 - 15:01

Instituto Herdeiros do Futuro apresenta Seminário sobre violência de gênero na (re) construção social


São Paulo, SP--(DINO - 25 set, 2017) - Visando ampliar importantes debates que movimentam a opinião pública, o Instituto Herdeiros do Futuro (IHF) promove o Seminário sobre Violência de Gênero da (Re) Construção Social. No próximo dia 22 de setembro, por meio do Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico M"Boi Mirim, motes em torno do tema serão apresentados e discutidos entre os interessados. Profissionais do IHF e convidados ilustres vão conduzir as palestras, em ambiente favorável e aberto para que os assuntos sejam amplamente esclarecidos entre o público presente.

Na programação, uma das palestras abordará a Violência contra Mulher com ênfase à prostituição e o preconceito vivido por negras e moradoras da periferia. Os seguintes levantarão as questões que envolvem o preconceito contra a população LGBTQIA e a construção da masculinidade em uma sociedade em que o machismo ainda impera. Os debates acontecem das 8 às 13 horas, no Teatro do Centro Educacional Unificado do CEU Casa Blanca e está aberto a todos os interessados com mais de 12 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento no local do evento.

A iniciativa vai de encontro à missão do Instituto Herdeiros do Futuro que, por meio de informações e conhecimento ao público, atua na quebra do ciclo de violência familiar, estendendo ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa e com melhor convívio entre todas as raças, gêneros e tribos.

PARA SUA AGENDA:

Ação: Seminário de Violência de Gênero na (re) construção social
Data: 22/09/2017
Horário: 8 às 13 horas
Local: CEU Casablanca ? Rua João Damasceno, 85 ? Casa Blanca
Inscrições: até o dia do evento no local ou por e-mail: npjmboimirim@herdeirosdofuturo.org.br
Informações: (11) 5891-3632/ 5891-3483
Realização: Instituto Herdeiros do Futuro (IHF) e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ? Prefeitura de São Paulo
Apoio: Secretaria de Educação ? Prefeitura de São Paulo
Público: interessados com mais de 12 anos
Obs: Participação gratuita

Sobre os palestrantes:

Elânia Francisca ? Psicóloga do IHF
Formada em psicologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), com especialização em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursando mestrado em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) no qual está conduzindo uma pesquisa de experiências afetivo-sexuais de meninas negras do distrito do Grajaú, periferia de São Paulo. Elânia também presta consultoria sobre temas voltados a gênero e sexualidade em escolas e ONGs.

Lucia Alves da Cunha ? Coordenadora do Projeto Social Antônia que atende mulheres em situação de prostituição em Santo Amaro
Graduada em Teologia, especialista em Ciências da Religião pela PUC/MG e mestra em Ciências da Religião pela PUC/SP. Membra do grupo de estudos: Gênero, Religião e Política (GREPO) na PUC/SP .

Dennys Knowles ? Facilitador no Projeto "Famílias que cuidam" da instituição Plan International;
Graduado pela Universidade de Santo Amaro, Dennys é o idealizador do projeto "DIVERSOU: Valorizando a Diversidade" com a temática de que o gênero e identidades sexuais foram discutidas a partir da perspectiva das periferias. Militante do movimento LGBTTIQ e atua com questões ligadas ao Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, gênero, sexualidade e práticas de Justiça Restaurativa.

Tabata Alves ? Vice-presidente da ONG Conviver é Viver
Técnica em Prevenção em DST HIV/AIDS, Tabata Alves atua em uma ONG que atende pessoas nesta situação. Professora de Ballet, na Cia de Ballet Dança e Ritmo, localizado no bairro Cidade Ipava em São Paulo, onde trabalha de forma voluntária.

Rafael Melo Leopoldo ? Vivência como transexual
Ministra palestras em corporações públicas e privadas a respeitos da transexualidade e educação para a contribuição da inserção de crianças e jovens da periferia a ingressarem em projetos sociais.

Bruno da Mata Farias - Secretário Estudantil da AILPP (Associación Ibero-LatinoAmericana de Psicologia Política) e Integrante do GEPSIPOLIM (Grupo de Pesquisa em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo)
Formado em Gestão de Políticas Públicas pela EACH? USP e pós graduando em Psicologia Política EACH-USP.

Rafael Fernandes ? Assistente Social no Centro de Cidadania LGBT Sul de Santo Amaro.
Graduado em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós graduando em Filosofia Política, Ética e Contemporaneidade pela FMU. Está à frente de formações pela rede intersetorial de M Boi Mirim que discutem gênero e as construções das masculinidades.

Sobre o Instituto Herdeiros do Futuro: Fundado em 2006, o Instituto Herdeiros do Futuro é uma entidade, beneficente e sem fins lucrativos, com o objetivo de atuar na quebra do ciclo de violência envolvendo menores e membros da família. O IHF oferece atendimento social, psicológico, pedagógico e jurídico, atuando diretamente na saúde mental e defesa dos direitos das famílias assistidas. São cinco unidades na cidade de São Paulo que, juntas, realizam cerca de 400 atendimentos por mês, contando com 42 colaboradores e 26 voluntários que trabalham no atendimento e administração dos espaços.

Website: http://www.herdeirosdofuturo.org.br/