São Paulo, SP--(
DINO - 21 dez, 2018) - Datas comemorativas são uma excelente oportunidade de criar promoções e atrair novos consumidores. No Natal, por exemplo, segundo o instituto Fecomércio, em 2017, as vendas chegaram a R$ 1,9 bilhão em São Paulo.
O marketing sazonal está ligado diretamente a esse resultado. Trata-se da exploração de datas comemorativas para disparar as vendas e manter ativo o setor comercial. "Campanhas sazonais são uma grande estratégia para manter a movimentação do estoque e não cair no tormento das mercadorias paradas. Planejar campanhas com marketing sazonal pode ser muito útil para disparar as vendas em um determinado período do ano", diz Roberto Eskenazi, sócio da
Gráfica Online Eskenazi, empresa que se adapta às épocas do ano e, que com a utilização do marketing sazonal, otimiza suas vendas.
A
Gráfica Online Eskenazi está no mercado há mais de 60 anos, focando na produção de
flyers ,
catálogos ,
cartões de visita ,
folhetos ,
cartazes ,
livros ,
revistas ,
pastas , entre outros materiais.
Para que uma campanha de marketing sazonal obtenha sucesso, é necessário mais do que a listagem de datas especiais que possam impulsionar as vendas. O planejamento para divulgação antecipada de cada campanha, assim como a definição do público-alvo e das regras da campanha são fundamentais para se ter êxito.
A seguir, o empreendedor ensina como fazer campanhas de sucesso e atrair clientes com marketing sazonal:
5 passos para montar uma campanha sazonal de sucesso
Escolha de data
Se uma empresa de biquínis, por exemplo, quer aumentar suas vendas, não faz sentido escolher o inverno para a época da campanha. "No inverno, a estratégia pode ser outra, com o oferecimento de outros produtos, acessórios ou até com liquidações especiais de verão", recomenda.
Antecedência
É importante traçar metas e escolher datas comemorativas para a aplicação da campanha sazonal com antecedência. Dessa forma, evita-se imprevistos, além de ter mais tempo para montar uma campanha bacana. Informar ao cliente sobre a campanha também requer tempo hábil.
Organização de sorteios e concursos
Com sorteios, os produtos ficam mais visíveis e as chances de conquistar novos clientes aumentam. Também há a possibilidade de os ganhadores do concurso virarem clientes fiéis, basta que se trabalhe estratégias de encantamento do cliente e fidelização dele após o sorteio.
Redes sociais para atrair clientes
As redes sociais são um recurso prático e eficaz para otimizar as vendas. De acordo com um estudo de 2016 da Agência eMarketer, o Brasil é o país da América Latina com mais usuários conectados em redes sociais. São 93,2 milhões de brasileiros usuários das redes. No México, são 56 milhões, seguido da Argentina, com 21,7 milhões.
Portanto, Facebook, Twitter e Instagram podem virar excelentes ferramentas para o marketing sazonal e captação de novos clientes. Por isso, a empresa precisa estar presente nessas principais redes. Esse pode ser o canal de divulgação das campanhas e produtos.
Venda online
De acordo com uma pesquisa do Google, até 2021, as vendas online devem dobrar, crescendo mais de 12% ao ano. Se houver condições, ofertar venda de produtos ou serviços via plataforma de e-commerce pode impactar nas vendas nos próximos anos.
Datas comemorativas que são esquecidas pelo comércio
Natal, dia das mães e dia dos pais são uma boa data para vendas, porém, há datas esquecidas pelo comércio que podem ser uma boa forma de atrair novos perfis de clientes:
30 de janeiro - Dia da não violência
Esse dia foi declarado pela ONU como o dia da não violência em homenagem à morte de Gandhi, assassinado nessa mesma data.
8 de março - Dia da mulher
Dia 8 de março lembra a luta das mulheres por direitos iguais. Essa data foi escolhida devido à mobilização de mulheres que trabalhavam em uma fábrica em Nova York que exigiam seus direitos.
14 de março - Dia nacional da poesia
A data é em homenagem a Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros.
3 de maio - Dia da liberdade de imprensa
A data comemora o direito de se falar e escrever o que quiser, sem censura.
19 de agosto - Dia da fotografia
Nessa data, comemora-se a invenção da fotografia.
Saiba mais
Investir em campanhas sazonais, se feito da maneira correta, com antecedência e divulgado para público-alvo segmentado, pode gerar um impacto nas vendas dos produtos e serviços. Casar o marketing digital com marketing impresso e ter material físico para distribuição é um diferencial que funciona para praticamente todas as empresas e mercados.
Mais informações:
www.LojaGraficaEskenazi.com.br.
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