São Paulo--(
DINO - 05 abr, 2016) - Não é novidade para ninguém que o advento da internet criou uma maneira revolucionária de transmissão de conteúdo, com rapidez e flexibilidade inalcançáveis pelos meios tradicionais de comunicação. Foi apenas questão de tempo, assistir às grandes corporações de mídia criarem plataformas digitais para expandir alcance e lucro das suas atividades.
Nessa esteira, contudo, pouca gente imaginava, no início dessas operações, que os usuários comuns da rede mundial de computadores assumiriam um papel tão importante nessa dinâmica, que vem transformando qualquer internauta em potencial produtor de conteúdo.
O empresário da Mullen Lowe Brasil (antiga Borghi Lowe),
José Borghi lembra que a explosão dos blogs, logo que o acesso à rede se popularizou, não dava a real dimensão do quanto esses novos players do mercado de produção de conteúdo poderiam impactar na maneira como as pessoas buscariam informações diárias. Para o executivo da Mullen Lowe Brasil, àquilo que há cerca de 15 anos era exclusivamente buscado em meios tradicionais, como a televisão e os meios impressos, hoje é amplamente divulgado e buscado em um meio mais dinâmico e seletivo, o mundo digital do século XXI.
Blogs, vlogs, sites independentes de
produção de conteúdo jornalístico e de opinião são hoje tão importantes quanto conglomerados de mídia com estruturas gigantescas a nível mundial. Esses novos produtores de conteúdo gozam de muita credibilidade entre os usuários por conta da identificação com públicos cada vez mais diversificados e, também, pela capacidade maior de independência na análise e transmissão de informação, algo muito apreciado pelo público mais jovem, destaca o fundador da
Borghi Lowe.
Para José Borghi, no entanto, o crescimento alucinante desse mercado ainda esbarra na informalidade e atenção insuficientes de investidores que, apesar de atentos aos novos tempos da comunicação, ainda acreditam na força dos meios tradicionais e apontam para uma visão limitada da dimensão que os players digitais já assumiram no mundo, opina o fundador da Mullen Lowe Brasil.
Apesar da constante evolução dos números das produções independentes da internet, impulsionadas pelo crescimento de serviços disponibilizados por gigantes como o Google e o Facebook, as cifras dos investimentos ainda não condizem com a crescente credibilidade dos novos players. Levantamentos apontam que, em 2015, menos de um terço de todo o investimento mundial em mídia foi direcionado ao mercado digital, destaca o
publicitário da Mullen Lowe Brasil. Apesar desse fato ainda indicar um crescimento, ele se mostrou abaixo do esperado.
A conclusão de todo esse cenário, para José Borghi, é que agentes do mercado de comunicação, como a
Mullen Lowe Brasil, devem estar sempre sintonizados, tanto com os anseios e práticas dos investidores quanto com o dinamismo da produção de conteúdo, que tem no meio digital sua face mais próspera. É de se esperar que os investimentos nesse setor cresçam de forma exponencial com a migração da atenção do público dos meios tradicionais para o digital, a cada avanço na distribuição da oferta de meios para se conectar à Internet. É fundamental estar engajado e caminhar com as mudanças.
Website:
http://us.mullenlowe.com/