Releases 16/05/2017 - 19:10

Saúde e Tecnologia: startup de agendamento de consultas médicas a preços populares chega a Natal


Natal, RN--(DINO - 16 mai, 2017) - Agendar consultas médicas particulares a preços populares, avaliar os profissionais e, sem custo adicional, colaborar com a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). Tudo isso com apenas um cadastro simples e alguns toques na tela do seu smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel, sem taxa de adesão, sem mensalidade, sem carência ou qualquer outro custo que não a própria consulta.

Esse é o propósito do aplicativo Salus, startup lançada oficialmente em Bauru, interior de São Paulo, no último dia 19 de setembro, quando já reunia profissionais de aproximadamente 20 especialidades na cidade.

E desde o dia 10 de maio de 2017, Natal, Rio Grande do Norte, usufrui dessa startup com 17 profissionais de 6 especialidades: Acupuntura, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Quiropraxia. Algumas sequer são cobertas por planos de saúde.

O estúdio de startups responsável pelo Salus, Digital Labs, já mira outras cidades do interior paulista para o segundo semestre do ano: Marília, já em estágio avançado, e Ribeirão Preto.

De acordo com o cofundador da Digital Labs, Anderson Arcênio, o Salus democratiza o acesso à saúde suplementar ao surgir como oportunidade tanto para aquela pessoa que deseja um atendimento ágil e sem burocracia, mas que não dispõe de um plano médico ou dinheiro o suficiente para consulta particular, quanto para o profissional que a recebe.

E, de quebra, o Sistema Único de Saúde (SUS) ganha fôlego para sua crescente demanda. (Leia mais abaixo).

Como funciona?

Inicialmente é necessário baixar gratuitamente o aplicativo Salus pelo Google Play ou App Store, respectivamente lojas das plataformas Android e iOS, para se ter acesso aos serviços disponíveis.

Caso se interesse em agendar uma consulta, imediata ou futuramente, é solicitado ao usuário o preenchimento de um simples formulário.

Com o usuário criado, o paciente seleciona a especialidade e sua disponibilidade de horários. Ainda pelo aplicativo é confirmado o agendamento.

Após a consulta, todo o processo poderá ser avaliado, contribuindo com a qualidade dos serviços prestados tanto pelos profissionais quanto pelo aplicativo. Outros usuários também se beneficiam ao encontrarem especialistas bem avaliados.

E, por fim, parte do investimento feito pelo usuário é destinado à organização humanitária Médicos Sem Fronteiras para ajudar na sua missão de salvar vidas em situações como conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição e ausência de acesso aos sistemas de saúde.

Com os valores que serão doados a organização pode adquirir, por exemplo, doses de vacina contra o sarampo, sachês de alimento terapêutico para tratar desnutrição, dentre outros (conferir tabela abaixo).

Quanto custa?

O aplicativo é gratuito, devendo ser baixado pelas lojas Google Play ou App Store. Não há a disponibilidade para a plataforma Windows Phone.

O preço das consultas varia de R$ 40,00 a R$ 120,00, de acordo com a especialidade. Ele equivale a cerca de 30% de uma consulta particular convencional e deve ser pago diretamente ao profissional da saúde ou à clínica, no dia e horário agendados.

Como surgiu o Salus?

O Salus surgiu de uma necessidade detectada pelo idealizador e cofundador do estúdio de startups Digital Labs, Anderson Arcenio.

No início de 2016, Anderson precisou de atendimento médico e foi atendido por um conveniado com seu plano de saúde. Durante a consulta ouviu uma queixa do médico referente ao valor pago pelas operadoras de planos de assistência médica.

Na saída, Anderson encontrou um conhecido que lamentava os valores elevados das mensalidades cobradas por conta de sua idade e a da esposa, já que conforme aumenta a faixa etária o plano encarece. E, ainda assim, encontrava dificuldades em conseguir um agendamento.

Logo, percebendo as necessidades de cada uma das pontas, um paciente e um médico, apresentou a demanda para a equipe Digital Labs, composta por nove pessoas.

Com a aprovação, a Digital Labs trabalhou todas as etapas do processo de criação do aplicativo e agora a comunidadepode usufruir.

Quem pode utilizar?

Toda e qualquer pessoa com disponibilidade para atendimento nas cidades de Bauru (SP) e Natal (RN). Em breve haverá expansão para Marília e Ribeirão Preto, ambas no interior paulista.

Sua relevância

Para ilustrar um pouco do cenário nacional, relatório da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indica que 1,64 milhão de beneficiários perderam seus planos de assistência médica entre junho de 2015 e 12 meses depois, o que equivale a 3,2% (de 50,12 milhões a 48,48 milhões).

E a preocupação do brasileiro com o segmento é confirmada por informações trazidas por pesquisa Ibope Inteligência: no País, planos de saúde só não são mais desejados por sua população do que casa própria e educação.

Sobre Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

? Serviço à Imprensa

Agendamento de entrevistas ou encaminhamento de perguntas podem ser feitos via Assessoria de Imprensa a partir de diversos meios:

E-mail: contato@thiagovendrami.com.br

Telefone ou WhatsApp: (14) 98131-8662

Skype: thiago.vendrami

Lançamento Oficial em Natal (RN): 10 de maio de 2017
Website: http://www.salusapp.com