(
DINO - 10 nov, 2016) - * Almir Rizzatto
Foi-se o tempo em que as únicas opções de trabalho para jornalistas eram redações, emissoras e assessorias de imprensa. Com a proliferação do Marketing Digital nos últimos anos e a necessidade de profissionais liberais e empresas produzirem conteúdo incansavelmente, surgiu um animador campo de atuação para jornalistas.
No Marketing Digital, há uma sequência quase que obrigatória para as marcas. É preciso atrair visitantes, convertê-los em leads, relacionar-se com eles e, só então, vender. Depois, ainda é necessário analisar. (Veja infográfico no rodapé deste artigo)
E a boa notícia é que especialmente os processos de atração, conversão e relacionamento estão intimamente ligados à comunicação.
Para atrair visitantes, é essencial produzir muito conteúdo relevante, como artigos no site/blog, além de postagens nas redes sociais. E quem pode fazer tudo isso? Você, jornalista!
Para converter visitantes em leads, é necessário criar páginas de captura de email ? chamadas de Landing Pages ? e oferecer, gratuitamente, materiais como e-books. E quem pode fazer tudo isso? Você, jornalista!
Para se relacionar com esses leads, é fundamental uma eficaz sequência de e-mails, com textos criativos, bem escritos. O objetivo aqui é educar o potencial cliente, despertar nele o desejo de comprar o produto ou serviço da marca. E quem pode fazer tudo isso? Você, jornalista!
Esteja pronto para o mercado
Resumindo: o mercado precisa de nós! Os clientes necessitam de profissionais com a nossa expertise! E, se você quer saber, eu adoro trabalhar com Marketing Digital.
Mas é preciso se capacitar para atender essa demanda do mercado. O jornalista desta nova era tem que ser versátil, polivante. Caso contrário, profissionais de Publicidade e Marketing atenderão, sozinhos, essas necessidades. Exatamente como, em parte, já vem acontecendo.
Material gratuito de apoio
Quer entender um pouco mais sobre Marketing Digital e produção de conteúdo? Baixe o e-book abaixo e comece a se preparar para esta nova era da comunicação.
E-book gratuito! Introdução ao Inbound Marketing para jornalistas:
http://conteudo.almirrizzatto.com.br/ebook-introducao-ao-inbound-marketing-para-jornalistas* Almir Rizzatto é jornalista, fundador da agência RZT Comunicação e especialista em Comunicação e Marketing Digital. Ministra palestras e cursos, como o de "Marketing Digital para jornalistas".
www.almirrizzatto.com.brWebsite:
http://www.almirrizzatto.com.br