São Paulo, SP--(
DINO - 23 nov, 2016) - O livro retrata a história e as perspectivas da produção limpa de alimentos no Brasil sob uma ótica inédita, e será lançado na próxima segunda, 28/11 a partir das 18h30 na Livraria da Vila da Fradique.
"A guerra contra a destruição do meio ambiente e, em consequência, de toda a vida no planeta é feita de muitas guerras menores, com milhares de batalhas diárias para se conquistar vitórias a conta-gotas, porém todas muito expressivas para a construção de um mundo equilibrado e saudável para todos os seres", diz a jornalista Luciana Juhas*, explicando a essência do livro "Orgânicos: Marcos, Desafios e Comunicação", da LCTE Editora, publicação de sua autoria que será lançada dia 28 de novembro, na Livraria da Vila, na capital paulista. O livro, afirma Luciana, foca uma dessas guerras e suas batalhas cotidianas ao mostrar o desenvolvimento do setor de produtos orgânicos e sustentáveis no país.
Na ocasião do lançamento, haverá também um debate sobre as perspectivas do mercado de produtos orgânicos e sustentáveis com personalidades que ajudaram a construir esse setor no Brasil e foram fontes importantes na construção do livro. Participam do debate o engenheiro agrônomo José Pedro Santiago, que conduziu todas as discussões e trabalhos para a elaboração das principais leis e regulamentações da produção orgânica do país; Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, o programa de promoção internacional de produtos orgânicos e sustentáveis fomentado pela Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos; Maria Beatriz Martins Costa, que trouxe a mais importante feira mundial desse ramo para o país, a BioFach, e atualmente promove o Green Rio; Alexandre Harkaly, um dos fundadores e diretor-executivo da maior certificadora de orgânicos do Brasil, o IBD Certificações; e Hélio da Silva, executivo da Native, primeira empresa brasileira a produzir açúcar orgânico e hoje maior produtora mundial de álcool e açúcar orgânicos.
Especialista em comunicação corporativa, Luciana Juhas acompanhou passo a passo todo o movimento desse mercado a partir de 2002, quando criou sua própria agência, a Galeria de Comunicações, desde então porta-voz de importantes atores do setor de orgânicos e sustentáveis, que está entre as suas principais áreas de atuação. "Orgânicos: Marcos, Desafios e Comunicação", da LCTE Editora, revela o desenrolar e os bastidores de fatos históricos desse mercado, especialmente o processo de regulamentação da área no Brasil; os pioneiros do setor e seus grandes protagonistas, que ousaram ultrapassar barreiras gigantes em busca de um sonho, de um ideal, de um sistema de desenvolvimento econômico sustentável, de negócio justo; e os benefícios da produção orgânica e natural para o meio ambiente, animais e seres humanos", diz Luciana.
A Comunicação como pano de fundo
O mais inusitado é que todas essas revelações são feitas a partir dos trabalhos realizados pela Galeria de Comunicações, dona de um rico acervo sobre os caminhos trilhados pelo setor de orgânicos e sustentáveis na última década e meia. O pano de fundo da publicação é a comunicação: como ela foi, e ainda é, fundamental no processo de conscientização e de transformação da sociedade ao disseminar e enraizar os conceitos da produção limpa, livre de agrotóxicos e de outros venenos que contaminam o meio ambiente e os alimentos, afetando a saúde dos consumidores e a própria existência do planeta.
"A Galeria foi criada sob o conceito da sustentabilidade em seus amplos aspectos e sempre teve como foco maior prestar serviços para organizações que comungassem desses mesmos ideais. Assim, acompanhamos e colaboramos na construção da história do setor e nada mais natural que toda essa experiência e o nosso acervo, que foi atualizado com pesquisas e entrevistas com personalidades relevantes do mercado, se tornassem um livro, que é a continuidade do nosso trabalho de ampliar o acesso a esse mercado. O crescimento desse setor representa preservação do meio ambiente, alimentação saudável na mesa das pessoas e animais criados dentro das melhores regras de bem-estar", observa a autora.
Para o renomado ambientalista Fábio Feldmann, a publicação traz "informações imprescindíveis, depoimentos importantes, além da própria trajetória da autora", o que tornam "a experiência (da leitura) saborosa e instigante", como ele afirma no prefácio do livro de Luciana Juhas. Na contracapa, Dal Marcondes, do Instituto Envolverde, ressalta: "Ao navegar pela história da cultura orgânica no Brasil a autora nos revela personagens e organizações que levaram a produção limpa às suas primeiras conquistas. E estabeleceram os padrões de excelência para a construção de um novo e promissor mercado de alimentos. É uma leitura fundamental para agricultores, comunicadores e ambientalistas!."
Linha do tempo
No livro, momentos importantes para o setor, como todo o processo de regulamentação, relatados em um depoimento exclusivo para a publicação do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, à frente da pasta à época; bem como por entrevistas com José Pedro Santiago, primeiro presidente da Câmara Setorial de Agricultura Orgânica criada no âmbito da Secretaria Executiva do Ministério e um dos fundadores da AAO, e Rogério Dias, funcionário de carreira do Mapa na época e atualmente seu coordenador de Agroecologia.
*Luciana Juhas - É jornalista com 21 anos de experiência, passou pela comunicação de empresas brasileiras e multinacionais, atuou em alguns veículos de comunicação e agências de assessoria de imprensa até fundar a Galeria de Comunicações. Possui vasta atuação com resultados relevantes em diversos setores de atendimento como construção civil e infraestrutura, meio ambiente, agronegócio, mercado de luxo, jurídico, urbanismo, saúde e bem estar, educação, tecnologia e defesa de interesses de instituições junto aos veículos de comunicação. A Galeria de Comunicações oferece um trabalho em linha boutique e muito próxima a cada cliente selecionado. Apenas para este setor realiza e realizou trabalhos para o Planeta Orgânico, GaMa Alimentos, BioFach AL, IsoSoy, IBD Certificações, Korin Agropecuária, entre outros. Saiba mais:
http://ibd.com.br/pt/NoticiasDetalhes.aspx?id_conteudo=425 Website:
http://www.galeriadecomunicacoes.com.br/