Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 28 set, 2018) -
Você é capaz de avaliar com precisão o quanto a sua imagem e o seu comportamento são determinantes para a sua trajetória profissional ? Pois saiba que num mercado cada vez mais competitivo esses fatores exercem um papel fundamental no ambiente corporativo e podem ser definitivos para uma carreira bem-sucedida. A forma como você se apresenta afeta não apenas a sua reputação, mas também a imagem da sua empresa. As pessoas julgam você e, naturalmente a empresa onde trabalha, quando percebem a maneira como se comporta em situações sociais e profissionais. É neste ponto que a Etiqueta Profissional entra em cena para evitar situações que podem colocar em xeque grandes negócios e, principalmente, o seu emprego.
Alguns indicativos de mercado já detectaram que atualmente muitas empresas demitem funcionários qualificados por motivos relacionados a comportamento no ambiente de trabalho. Uma postura adequada pode significar não só a manutenção do emprego mas também uma promoção. A Consultora de Imagem e Comportamento e Presidente da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel Jordan ressalta que temos apenas alguns segundos para causar uma boa primeira impressão, seja encontrando com um cliente em potencial ou fazendo contatos com colegas de um outro setor hierárquico mais elevado do que o nosso.
"O sucesso no trabalho requer preparação, trabalho duro e determinação. Mesmo depois de organizar uma apresentação perfeita, você ainda pode perder o negócio porque não se ateve a detalhes importantes de comportamento", afirma a consultora.
Hoje a Etiqueta Profissional é presente em todos os níveis. Afinal, ela é essencial para que uma empresa funcione sem problemas em suas interações com outras empresas, seus próprios funcionários e com o público em geral. E se ainda somarmos a esse mix as relações corporativas internacionais, entenderemos o quanto ela é importante. "A Etiqueta Profissional faz com que você se sinta mais seguro e aumenta as reações positivas a partir do seu comportamento", assegura a presidente da AICI.
Com foco no respeito ao outro, o seu comportamento pode abrir caminho para uma cultura corporativa colaborativa e civilizada. Muitas regras básicas de etiqueta comercial são, na verdade, cortesias comuns como não ter os olhos fixos no celular, verificar e-mail durante reuniões ou usar o viva-voz. Respeitar princípios básicos de etiqueta pode eliminar alguns mal-entendidos no local de trabalho como, por exemplo, fofocas que disseminam mal-estar entre os colegas. Um comportamento adequado garante que as relações permaneçam profissionais e que os colegas não ultrapassem a linha entre o trabalho e a vida pessoal. Saber evitar que seus sentimentos pessoais afetem seu comportamento também é essencial.
Comuns na convivência entre amigos e família, as mensagens de texto ou e-mails usando emoticons e abreviações não devem ser aplicadas no cotidiano do trabalho. Mantenha seus e-mails profissionais gramaticalmente corretos e livres de emotions. Encerrar e-mails com "Atenciosamente" é uma postura educada, assim como é gentil enviar uma nota de agradecimento após uma reunião.
A especialista lembra ainda que é fundamental estar preparado para uma reunião ou um encontro com uma pessoa de outra empresa ou de outro país. "Nestas horas ter um comportamento adequado significa que você precisa ter conhecimento sobre os hábitos culturais do país da empresa ou da pessoa em questão. Você poderá se surpreender ao saber que um costume aceito no Brasil é desaprovado ou até mesmo considerado um insulto em outro país. Aprender a etiqueta apropriada pode fechar ou quebrar um acordo", orienta Rachel Jordan.
Um profissional que tem domínio sobre essas regras impressionará as pessoas por sua versatilidade e habilidades pessoais. Muitos princípios básicos de etiqueta são projetados para fazer com que os outros se sintam valorizados. Rachel Jordan enfatiza que pequenos gestos demonstram de maneira sútil o respeito que se tem pelos outros. "Ao entrar numa reunião você deve cumprimentar cada um individualmente. Ao apresentar colegas, ou associados, a pessoa que ocupa o cargo mais importante deve ser a primeira a ser apresentada. Atitudes como essas garantem que tanto as interações pessoais quanto profissionais se desenvolvam com o pé direito e podem ajudá-lo (a) a se conectar com todos.
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