Natal, RN--(
DINO - 07 mar, 2016) - Projeto mais importante da empresa nos últimos três anos, a implantação do sistema TOTVS é a grande aposta da A Maré Mansa para continuar crescendo no concorrido mercado varejista brasileiro. O primeiro passo já foi dado. O grupo implantou o sistema de gestão integrada (ERP TOTVS) e automatizou os processos nas 80 lojas da rede distribuídas em 38 municípios de três estados da região Nordeste (Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará) - 90% concentradas no RN.
O investimento em tecnologia coincidiu com a reestruturação no organograma da empresa. E para dá uma dimensão da importância da implantação do sistema TOTVS na A Maré Mansa, Tayane Dantas revelou que precisou deixar, por tempo indeterminado, a direção administrativa para assumir a diretoria de TI da empresa, passando a ficar à frente do "Projeto TOTVS".
O software ERP da TOTVS foi customizado para atender com segurança as operações e processos específicos de A Maré Mansa, que atua nos segmentos de móveis, calçados, confecções e concessionárias. "Foi um processo complexo, longo e trabalhoso, mas valeu à pena. O TOTVS é um sistema robusto", avalia Tayane. "A customização foi necessária e feita de uma maneira que ficasse o mais prático e automático possível para atender a nossa equipe".
Segundo Wladimir Freitas, CEO da TOTVS Rio Grande do Norte, "existia uma grande complexidade nas operações fiscais para movimentação de mercadoria entre as lojas, o CD (Centro de Distribuição) e o Cliente, que foi resolvido com uma rotina automática que gera e equaliza mais de 25 mil notas fiscais por mês, sem intervenção dos usuários. Com certeza, eliminamos um grande entreve para o crescimento da empresa e vimos como isso ajudou na redefinição estratégica da A Maré Mansa".
Com 1.300 funcionários e colaboradores de diferentes níveis de escolaridade distribuídos pelas lojas de 38 municípios, principalmente do Rio Grande do Norte, um grande desafio foi qualificar o recurso humano da rede de varejo. Segundo Passo. "Nosso maior desafio tem sido a qualificação da equipe interna. Alguns sequer têm o hábito de abrir e-mails e o sistema requer conhecimento em informática", avalia Tayane. "Mas, estamos fazendo os ajustes".
Sistema do futuro
Tayane informa que o conselho administrativo da empresa, formado pelo fundador, Durval Dantas (72 anos), e os filhos, Tayse e Thiago, reconhece a importância da TOTVS para os negócios da rede e compara a parceria a um casamento.
"Costumo dizer que a Maré Mansa fez um casamento com a TOTVS. O sistema TOTVS passou a ser nosso aliado", afirma. "A gente tem a ciência de que o TOTVS é ótimo, o sistema do futuro para A Maré Mansa e que vai nos atender por muitos anos pela frente".
Durante a implantação do sistema o grande diferencial, segundo Tayane, foi a prestação de serviço da franquia da TOTVS no Rio Grande do Norte. "O apoio local tem sido muito importante. E a gente tem uma relação muito boa", afirma.
Wladimir corrobora com a declaração de Tayane e acrescenta: "apoiamos A Maré Mansa, sempre buscando soluções criativas e de menor custo para tornar a implantação mais ágil. Pensando assim, convertemos nosso conhecimento do sistema em vídeos-treinamento para que os usuários pudessem acessa em qualquer região. Isso gerou não só um melhor resultado dos treinamentos como também reduziu muitas horas de capacitação".
O terceiro passo neste processo de implantação do sistema TOTVS é superar a falta de infraestrutura de internet observada no interior do Nordeste, onde estão concentradas 90% das lojas da rede. "Sem internet de qualidade, o sistema perde performance", afirma Tayane. "Estamos tentando encontrar uma forma de que parceiros invistam em tecnologia nestas regiões para que o nosso sistema possa funcionar com mais velocidade".
E-commerce
A complexidade da implantação de um sistema de gestão integrado, que envolveu dezenas de "viradas de lojas" e muitas reuniões semanais, já é parte do passado. Para 2016, a diretoria de TI de A Maré Mansa já começa a desenhar o quarto e mais audacioso passo na empresa de 43 anos de idade: o comércio virtual. "É uma possibilidade real. Estamos discutindo", ratifica.
De acordo com Wladimir, os processos vitais da empresa foram estruturados e agora poderá ser aplicada mais tecnologia TOTVS para encantar o cliente de A Maré Mansa e ajudar nos planos de expansão da empresa.
Um exemplo prático disso é a solução TOTVS Analytics utilizada hoje na A Maré Mansa, como ferramenta de tomada de decisão, e o Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios, traduzido para o português - totalmente "em nuvem". "Já implantamos o BI no comercial e financeiro (contas a pagar e a receber) e estamos em andamento com o BI de compras e logística. "Hoje, todo sistema de tecnologia é TOTVS: frente de loja, retaguarda, BI, tudo é TOTVS", informa Tayane. "Assim as informações estratégicas estão à disposição de todos os gestores em tempo integral, seja no escritório ou no celular", acrescenta Wladimir.
Website:
http://www.amaremansa.com.br