Releases 04/12/2013 - 11:05

Rio de Janeiro se prepara para graves enchentes usando tecnologia de alerta precoce da Earth Ne


MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50758607&lang=pt

GERMANTOWN, Md. & RIO DE JANEIRO--(BUSINESS WIRE)--4 de Dezembro de 2013--O clima subtropical do Rio de Janeiro e a localização costeira o tornam vulnerável a tempestades intensas com raios, fortes chuvas e enchentes extremas. Apenas em janeiro de 2011, inundações e deslizamentos de terra mataram mais de 900 pessoas e deixaram milhares de desabrigados em todo o estado, simplesmente porque alertas meteorológicos em tempo hábil não estão disponíveis em todo o Brasil. Para ajudar a evitar futuras tragédias, os funcionários do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), no Rio de Janeiro, Brasil, estão utilizando um sistema com tecnologia de ponta Early Warning System composto por alertas automatizados e monitoramento do tempo em tempo real da Earth Networks para ajudá-los a tomar decisões mais informadas e em tempo hábil para condições meteorológicas severas que se aproximam.

INEA, a agência cujo objetivo é proteger, conservar e recuperar o meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro para promover o desenvolvimento sustentável, está usando a tecnologia de alerta da Earth Networks para acompanhar continuamente as tempestades capazes de produzir precipitação significativa. Os meteorologistas da agência também estão usando a tecnologia da Earth Networks para melhorar a as previsões de curtíssimo prazo e as previsões para áreas vulneráveis a enchentes e emitir alertas de tempo severo mais rápido para áreas onde deslizamentos de terra frequentes e destrutivos causados por inundações ameaçam destruir casas, deslocar moradores e tragicamente reivindicar vidas humanas. O pico da temporada de chuvas no Brasil vai de dezembro a março.

Pela primeira vez na história, o INEA está monitorando as condições meteorológicas em tempo real, acompanhando as tempestades que se aproximam e visualizando a precipitação e descargas atmosféricas no momento que ocorrem usando uma ferramenta de computador de visualização do tempo chamada StreamerRTSM da Earth Networks. Os meteorologistas no Estado do Rio de Janeiro também estão recebendo avisos automáticos de tempo severo pela primeira vez. Estes avisos, chamado DTAS (Alertas de Tempestade Perigosa), Alertas de Tempestade Perigosa) são acionados quando as taxas de descarga atmosférica total atingem um limite elevado - um indicador chave do iminente tempo severo. Quando comparados com os avisos tradicionais baseados em radar e nos métodos manuais, comprovou-se que os DTAS fornecem alertas de tempestades e outras condições meteorológicas adversas 50% mais rápido para tempestades com descargas atmosféricas.

O INEA está sempre à procura de ferramentas para melhorar a previsão de catástrofes", diz Carlos Alberto Fonteles, Director de Informação, Monitoramento e Vigilância no INEA. "O sistema de alerta precoce da Earth Networks contribuirá para o avanço das tecnologias empregadas pelo Instituto, proporcionando uma maior previsibilidade e antecipação de alertas. A tecnologia também nos está ajudando na proteção das comunidades vulneráveis contra os desastres naturais no estado do Rio de Janeiro.

Esta tecnologia de alerta precoce também permite que os funcionários do INEA acessem uma das redes de sensor de descargas atmosféricas mais densa e cientificamente avançada do mundo - a Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT). O BrasilDAT é operado através de uma parceria público-privada com a Earth Networks e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desde 2010, a Earth Networks tem trabalhado com o Dr. Osmar Pinto Jr., coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE (ELAT), para expandir significativamente a rede BrasilDAT em todo o país com sensores adicionais para detectar tanto as descargas elétricas nuvem-solo e na nuvem, conhecidas como descarga atmosférica total. A grande maioria das descargas elétricas ocorre na nuvem e os altos índices das mesmas muitas vezes precedem as condições meteorológicas extremas - tornando-se uma parte vital do processo de alerta e monitoramento de condições climáticas severas ao permitir alertas precoces.

Com esta nova tecnologia, o INEA também espera poder fornecer a outros órgãos do governo do estado outros avisos avançados de condições climáticas severas.

Saiba mais: http://www.earthnetworks.com/Products/EarlyWarningSystem/Brazil.aspx

Sobre a Earth Networks - WeatherBug

Há 20 anos estamos cumprindo o nosso lema de tomar o pulso do planeta - Taking the Pulse of the Planet® - utilizando as maiores redes de detecção de descargas atmosféricas e monitoramento das condições climáticas do mundo. Os dados do tempo e de descargas atmosféricas em tempo real - coletadas a intervalos de alguns segundos a partir de sensores em todo o planeta - mantêm os consumidores, empresas e governos em todo o mundo informados, atualizados e alertados. Nossos populares website e app WeatherBug® fornecem previsões superiores das condições climáticas no nível da vizinhança e alertas avançados de condições meteorológicas severas a milhões de pessoas. Empresas como escolas, aeroportos, equipes esportivas profissionais, serviços de utilidade pública e agências governamentais confiam em nossas Soluções de Advertência Precoce para proteger vidas, preparar para eventos climáticos e otimizar as operações. Know Before. Saiba mais em www.earthnetworks.com. Veja as condições climáticas da sua área em www.weatherbug.com. Encontre-nos @WeatherBug e www.facebook.com/WeatherBug.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Earth Networks
Rachel Hunt, +1-301-250-4046
rhunt@earthnetworks.com