Ação da Pfizer no Metrô mostra que paulistanos desconhecem informações básicas sobre câncer de mama
PR Newswire
SÃO PAULO, 30 de novembro de 2016
SÃO PAULO, 30 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- Embora muito se fale sobre o câncer de mama, o desconhecimento sobre a doença ainda predomina entre os paulistanos. É o que mostram os resultados de um quiz sobre o tema aplicado a passageiros do Metrô em outubro. Mais de 80% dos 270 entrevistados acreditam, por exemplo, que apenas as mulheres podem desenvolver a doença. Além disso, persistem mitos sobre os fatores de risco para o tumor, as formas de prevenção e as perspectivas para o paciente com metástase.
Na opinião da maioria dos entrevistados (72%), o câncer de mama raramente se espalha para outras partes do corpo, quando na verdade até 30% dessas pacientes evoluem com progressão da doença e metástases, mesmo que a enfermidade seja detectada precocemente, segundo estudo da publicação científica The Oncologist. Além disso, mais de 80% dos paulistanos ouvidos acreditam, erroneamente, que não existe possibilidade de tratamento para o paciente com câncer de mama metastático.
Quando o assunto é a prevenção do câncer de mama, mais uma vez o desconhecimento se destaca entre os paulistanos. A maioria (86%) não acredita que o consumo de bebida alcoólica pode contribuir para o desenvolvimento do tumor. Mas, segundo a literatura médica, a ingestão frequente de álcool, mesmo em baixas quantidades, já interfere nesse processo. Quase oito em cada dez participantes (78%) também não reconhecem que estar acima do peso representa um importante fator de risco para a doença.
Apenas 3% dos paulistanos ouvidos reconhecem que a mamografia é um dos principais exames para identificar precocemente o câncer de mama. Na divisão por faixa etária, o desconhecimento chama a atenção na população com 60 anos ou mais, o que é preocupante, pois o risco de desenvolver a doença aumenta com o avançar da idade.
Realizadas com apoio da ONG Oncoguia, as ações no metrô são parte da campanha Cada Minuto Conta, uma parceria entre a Pfizer e a União Latino-americana Contra o Câncer da Mulher (Ulaccam) que tem o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a doença. Com esse intuito, durante o Outubro Rosa deste ano, um promotor portando uma tela touch screen acoplada a seu corpo caminhou pelas estações para interagir com o público. A tela estava equipada com um quiz, por meio do qual o passageiro podia testar seus conhecimentos sobre a doença. Os terminais Sé, Luz e Paraíso receberam a iniciativa.
Contato:
(11) 3643-2907
FONTE Pfizer