Releases 26/06/2015 - 10:20

Internet para empresas ? desafios e respostas para seu negócio


(DINO - 26 jun, 2015) - Um serviços de acesso à internet hoje é essencial na manutenção e desenvolvimento de qualquer negócio. Não apenas escritórios precisam estar hoje conectados: farmácias, padarias, lojas de peças automotivas e até mesmo bancas de jornal e food trucks precisam possuir um mínimo acesso à web, seja para utilizar seus programas de CRM, operação de POS, pagamento ou catalogação de produtos, seja para disponibilizar em wi-fi para seus clientes.

Contudo, não são poucos os problemas que uma empresa enfrenta hoje em dia com o acesso à web: geralmente em links compartilhados, em empresas menores. Mesmo assim, para cada problema existe uma resposta ou solução, e é um pouco disso que a Hostfiber traz para você aqui.

Instabilidade

O Brasil hoje conta com serviços de acesso à internet que utilizam diversas tecnologias distintas: rádio, ADSL, cabo, 3G, 4G e fibra óptica. Em um país de proporções continentais, sempre houve muita reclamação em relação à falta de estabilidade nas conexões, especialmente em regiões mais distantes.

As redes 3G e 4G possuem alcance limitado e serviços de internet compartilhada via cabo ou ADSL sofrem pesadas interferências, mesmo em cidades grandes, além de possuir picos de uso que reduzem o desempenho da conexão para você.

A fibra ainda dá seus primeiros passos e não é oferecida em qualquer região, mas a tendência é de que venha a se tornar a tecnologia dominante em internet fixa ? e por isso mesmo a Hostfiber investe no segmento. Com a fibra entregue em planos de link dedicado de internet, você não apenas consegue maior instabilidade, com uma tecnologia que não sofre interferências de campos elétricos, como consegue uma banda que sempre será entregue em um mesmo patamar, sem "horários difíceis".

Alguma coisa queimou

Pois é, a rede toda caiu e, até em razão do cheiro, você sabe que o mínimo que ocorreu em sua empresa foi a queima de algum aparelho ou componente que era essencial para manter a conexão no ar. E agora, quem você pode chamar?

Em operadoras de varejo, a despeito do que está ou não escrito em contratos, o atendimento demora ? às vezes dias. Não raramente, um primeiro técnico chega rapidamente apenas para que não haja quebra de contrato em termos de tempo de resposta. Contudo, o primeiro rapaz não está autorizado a mexer em nada, não "trouxe" algum equipamento que é essencial para a realização de seu próprio trabalho ou deixará sua empresa na mão para "falar com a central".

Operadoras de internet que trabalham com links dedicados tendem a possuir menos técnicos, porém mais capacitados. Cada um deles possui autonomia para resolver de verdade o problema do cliente e, geralmente, possuem domínio total sobre as tecnologias utilizadas pela sua empresa: ao menos na Hostfiber é assim.

Escalabilidade e customização

Outro problema enfrentado comumente por empresas, especialmente de pequeno e médio porte, é o dimensionamento de sua banda de internet. Às vezes, é preciso ampliar a banda de acesso de modo rápido, em um patamar específico ? 20% digamos.

Soluções no mercado, em sua maioria, envolvem "pacotes", que permitem pouca ou nenhuma flexibilidade na hora de escalar ou de contratar uma maior amplitude de banda.

A internet dedicada, nesses casos, é uma alternativa que traz maiores benefícios em razão da possibilidade de ampliação e redução do serviço de modo rápido e flexível, não apenas de 100 MB em 100 MB ou algo que o valha.

Necessidades especiais

Algumas empresas precisam de uma "mãozinha" na configuração de sua internet de banda larga. A regra, infelizmente, é clara: quanto mais voltada ao varejo é a operadora escolhida, mais difícil é conseguir um atendimento personalizado.

Com operadoras de banda larga dedicada, como a Hostfiber, cujo foco é em clientes B2B, cada contrato é tratado de modo distinto e individualizado, e todo cliente possui um atendimento personalizado, não de acordo com as diretrizes do fornecedor, mas em linha com suas necessidades especiais.

Técnicos capacitados estão sempre aptos a fornecer respostas, dicas e até mesmo a criar saídas e soluções que estejam em linhas com a demanda do seu negócio, sem diretrizes inflexíveis como as que vemos com alguma frequência no mercado brasileiro.