Releases 30/07/2018 - 16:29

Monitoria nas escolas pode ser o primeiro passo para estimular o interesse do aluno pela carreira de professor


(DINO - 30 jul, 2018) - Uma pesquisa divulgada recentemente, feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostrou que apenas 2,4% dos jovens com 15 anos de idade tem interesse em ser professor. O profissional que segue essa carreira na área da educação básica, apesar de ter uma importância reconhecida pela sua capacidade de passar conhecimento, ainda é desvalorizado. As condições de trabalho, o salário e os problemas da rede pública fazem com que os jovens não se sintam estimulados a seguir a profissão.Esse desestimulo também acontece dentro de casa. Os familiares dos estudantes incentivam os filhos a buscarem carreiras que entreguem um maior reconhecimento não só profissional, mas, principalmente, financeiro. O preconceito com relação ao professor existe, e reflete de forma significativa na falta de interesse dos jovens. Fabrício Cortezi, coordenador do Sistema de Ensino pH, afirma que a situação só é diferente quando há histórico de professores na família, assim o adolescente olha para essa carreira com mais proximidade. O estímulo para a carreira profissional na área da educação deve começar dentro das escolas. Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, afirma que os professores devem sempre estar se atualizando para conseguirem melhores trabalhos e maior reconhecimento. "A escola é o lugar de acolhimento, onde o professor, além de ser responsável pela apresentação dos conteúdos, deve estar sempre agregando as disciplinas à realidade do aluno; é uma relação de confiança e que muitas vezes vai além da sala de aula", diz. "O retorno financeiro se complementa de acordo com a entrega de cada profissional", completa. Atividades como a monitoria estudantil é o passo inicial para ajudar o estudante a se interessar pela carreira e também desenvolver habilidades que são exigidas em qualquer profissão. "Os alunos que se tornam monitores desenvolvem empatia e generosidade ao ensinar outro colega de sala; responsabilidade e disciplina ao cumprir com atividades e horários; além de exercer a comunicação, pois a arte de se comunicar bem é essencial para qualquer profissão atualmente", diz Falcão, que já foi monitor, antes de ser professor e diretor do pH. Os professores são os protagonistas para aumentar o interesse dos alunos pela carreira. "Eles devem estimular os alunos a quererem superar desafios; a monitoria é uma forma de simular a profissão, fazendo com o que o aluno olhe por dentro do que realmente é ser professor", afirma Fabrício Cortezi, também ex-monitor. Dentro da carreira, o professor também faz parte da atualização e complementação dos materiais dos sistemas de ensino, o que proporciona uma caracterização singular e de fácil entendimento para os alunos. No Sistema de Ensino pH, os professores das escolas parceiras fazem parte da edição das apostilas e materiais didáticos junto com os professores autores do Sistema, analisando as demandas encontradas no dia a dia e agregando ao material de estudo de seus alunos. Cerca de 90% da equipe de autores do Sistema de Ensino pH, todos eles professores, já participaram de monitoria estudantil antes de seguir a carreira docente.