Releases 18/08/2015 - 10:29

Escola Carlitos - Formando cidadãos competentes, autônomos, responsáveis e justos


São Paulo, SP--(DINO - 18 ago, 2015) - Com a responsabilidade de quem educa há 35 anos crianças e adolescentes para enxergar o mundo de uma forma mais literária, a Escola Carlitos aplica um conceito diferente que prioriza a cultura como forma de expressão. Esse processo democratiza o aprendizado, tornando cada indivíduo apto a valorizar e recriar de uma forma única toda pratica educacional aplicada pela escola.

Atuando ativamente nas reflexões e com o poder de reconstruir com criatividade todos os ensinamentos passados pela instituição, os estudantes se tornam não só pessoas preparadas para o mercado, mas sobretudo capazes de pensar e transformar sua realidade, sendo mais humanitários e justos com seus ideais.

Conteúdos lingüísticos, científicos, artísticos e sociais representam o alicerce da Carlitos perante seus alunos. Assim, eles adquirem excelentes e sólidos repertórios socioculturais à medida que conseguem ampliar sua visão perante as constantes mudanças do mundo.

Com uma base forte e focada nas habilidades de falar, ler, escutar e escrever a língua portuguesa, as crianças se tornam mais conscientes para expressar e comunicar de forma segura a sua linguagem materna, que é prioritária para o conhecimento da diversidade lingüística e cultural. Desta maneira os alunos conseguem vivenciar situações reais e interagir com naturalidade durante o aprendizado de outras línguas, como a espanhola, francesa e inglesa.

A criação de livros, pinturas, esculturas e filmes proporciona para as crianças um mundo culturalmente vasto onde cada individuo consegue se expressar através do seu tempo. "Ao vivenciar o fazer da arte, cada aluno se torna agente transformador da cultura em seu tempo", acrescenta Manuela de Castro Anabuki, diretora da Escola Carlitos.

A escola mantém outras atividades extracurriculares como: passeios e viagens de estudo, e elaboração do jornal Ipê Amarelo (tarefa mensal dos alunos), Revista Panorama (com edição anual feita pelo Ensino Fundamental 2), semana literária, semana gastronômica, o programa de cada disciplina ? Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Artes Visuais, Musica, Educação Física, História, Geografia, Ciências, Tecnologia e Matemática ? visa a conquista de competências que cada aluno poderá utilizar tanto na escola quanto em outros contextos.

O Projeto Aprendiz de Cinema, por exemplo, demonstra toda esta interação cultural e linguística. Em parceria com o projeto do Departamento Pedagógico da Cinemateca Francesa, "Le cinema, cent ans de juventude", os alunos produzem pequenos filmes e curtas que são apresentados durante o Festival da Cinemateca Francesa e Brasileira. Tal iniciativa permite expandir todo conhecimento, sensibilidade e olhar que cada estudante experimenta na Escola Carlitos.

Website: http://www.escolacarlitos.com.br/