Releases 14/04/2016 - 17:12

Home Broker: saiba o que é e como ele está mudando a Bolsa


Belo Horizonte - MG--(DINO - 14 abr, 2016) - Muitas pessoas têm dúvidas sobre o mercado de ações e uma muito comum é exatamente o que é Home Broker . Apesar da resposta ser simples, é possível se aprofundar nesse tema e entender como essa tecnologia mudou o relacionamento dos investidores com a Bolsa de Valores.

A rede mundial de computadores revolucionou a maneira como realizamos diversas tarefas diárias, desde as compras no supermercado até o relacionamento com nossos familiares. As ferramentas digitais não só facilitaram, mas permitiram que diferentes atividades sejam concluídas em menos tempo, com maior liberdade e segurança.

No mercado de ações essa realidade não é diferente. Aquela velha cena de pregão com mãos levantadas e corretores gritando não existe mais. Hoje em dia é tudo 100% virtual. E é exatamente nesse contexto que entra o home broker. Ele permite a compra e venda de ações de maneira simples e rápida.

Gabriel Kallas, consultor de Valores Mobiliários registrado na CVM e sócio da Toro Radar, explica que o Home Broker é uma interface online com o mercado de ações na Bolsa de valores - BM&F Bovespa.

"Através desse sistema, qualquer pessoa pode comprar e vender ações sem precisar sair de casa para realizar investimentos em empresas listadas na bolsa de valores. Também pode investir em commodities ou mesmo investir em índices como dólar, Ibovespa e nas 500 maiores empresas dos EUA através do S&P500", diz. "Tudo o que a pessoa precisa é ter uma conta em alguma corretora registrada na CVM, um computador conectado à internet e principalmente investir em conhecimento", complementa Kallas.

A evolução do Home Broker

A história do home broker começa na década de 1960, nos Estados Unidos. A Charles Schwab, uma das maiores corretoras independentes do mundo, desenvolveu uma interface a fim de oferecer agilidade e conforto para os seus clientes. No mesmo ano a iniciativa popularizou-se em todo o mundo.

Já no Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo começou a aceitar operações provenientes de home broker apenas no final da década de 1990. Desde então a atuação de pessoas físicas no mercado brasileiro aumentou exponencialmente.

De acordo com informações da Bovespa, apenas em 2007 o número de pessoas físicas operando através de Home Broker cresceu significantemente, cerca de 224 mil em janeiro para mais de 456 mil em dezembro do mesmo ano. Foram exatamente 232.021 novos investidores pessoa física registrados na Bolsa de Valores de São Paulo.

Antes do home broker uma pessoa que quisesse comprar ações de alguma empresa deveria ligar para um corretor para que esse enviasse a ordem para o pregão presencial. Um processo demorado, que apresentava maior margem para erros e inviabilizava a participação de grande parte da população no cotidiano da Bolsa.

O que é possível fazer em um Home broker?

Existem diversos Home brokers no mercado e com eles é possível executar basicamente as mesmas atividades. Porém, algumas funcionalidades específicas fazem a diferença para o investidor na hora em que ele está acompanhando o mercado e enviando as ordens de compra e venda.

"A Toro Radar acabou de lançar seu novo Home Broker . Reformulamos o antigo HB baseados nas experiências e feedback dos mais de cinco mil clientes em todo o Brasil. E já pode ser considerado o melhor Home Broker do país, dentre todas as melhorias a principal novidade são as ordens rápidas, que simplificaram muito a maneira como as pessoas investem na Bolsa e tornam essa atividade mais dinâmica e segura", diz.

Todavia, mesmo com todas as facilidades que a internet possibilita para os investidores é muito importante que eles - principalmente os novatos - invistam tempo em estudo. "Apenas o conhecimento pode garantir que o investidor comprometido com seu capital tenha melhores resultados na Bolsa de Valores", finaliza Gabriel Kallas.
Website: http://www.tororadar.com.br