São Paulo, SP--(
DINO - 14 abr, 2016) - São Paulo, 14 de março de 2016 - Aconteceu ontem o segundo dia do Fórum Eventos 2016, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o encontro teve como objetivo promover a discussão das novas tendências da área entre empresas e profissionais do setor.
A cerimônia de certificação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo iniciou as atividades do dia, onde foram reconhecidos os profissionais que tiveram a oportunidade de fazer os estágios no Brasil e no exterior dentro da área de eventos.
Dando continuidade ao Fórum Eventos 2016, o sexto painel "Festivais & Eventos" teve o carnaval no Brasil como protagonista e escalado como uma excelente oportunidade de negócios para as empresas. Rafael Liporace, sócio-diretor da agência A Vera, apresentou um grande desafio de gerar mais valor ao carnaval carioca, que segundo o publicitário, os turistas estavam migrando para Salvador, tornando o carnaval do Rio de Janeiro como segunda opção no país, "Era preciso fazer também com que o próprio carioca curtisse o carnaval do Rio de Janeiro, pois todos estavam preferindo curtir o carnaval da Bahia", relata. Com a criação do Camarote Rio e uma estratégia de oportunidades únicas para pessoas e empresas, Rafael Liporace fez com que a Marquês de Sapucaí voltasse a ser o principal destino dos turistas no país e garante que as empresas abraçaram a ideia, "Hoje, o carnaval do Rio de Janeiro é um exemplo de evento que agrega mais possibilidades de negócios e networking no Brasil".
Outro grande destino do carnaval brasileiro é sem dúvida Salvador, e o diretor da Central do Carnaval, Joaquim Nery Filho, apresentou grandes possibilidades para o turismo e principalmente para as empresas exporem suas marcas no carnaval baiano. Joaquim Nery Filhou mostrou em sua apresentação números que impulsionam o carnaval em Salvador como um dos principais festivais e eventos do Brasil com participação de 2 milhões de pessoas, sendo 700 mil turistas e com 91% da rede hoteleira ocupada durante as festas, gerando 250 mil empregos direitos e indiretos, 60 milhões de reais em mídia espontânea e uma arrecadação 1,5 bilhões de reais, segundo a Prefeitura de Salvador.
"O Carnaval de Salvador é um exemplo do sucesso de uma parceria Público-Privada e que gera grandes oportunidades de negócios para as empresas", comemora o diretor da Central do Carnaval.
Continuando o painel "Festivais & Eventos", Enzo Arns, diretor de Eventos da GRAMADOTUR, uma autarquia municipal da Prefeitura de Gramados, apresentou a oportunidade de turismo e negócios para a cidade que é um dos principais destinos durante o inverno no Brasil. Com seus festivais e premiações do cinema, Enzo Arns promoveu a possibilidade das empresas poderem segmentar seus patrocínios com um público-alvo já definido em um só lugar, gerando a otimização dos negócios.
O sétimo painel do Fórum Evento 2016 reservou um workshop sobre o código de conduta praticado por agências, fornecedores e clientes na hora de solicitar ou prestar serviços. Baseado em valores como respeito, competitividade, harmonia e honestidade, o workshop realizado pela AMPRO ? Associação de Marketing Promocional ? levantou questões pertinentes no mercado de comunicação como a concorrência saudável, relacionamento e a principal bandeira: valores de cada empresa, "Se temos sempre em mente os mesmos valores como respeito e honestidade, por que muitos de nós percorremos caminhos diferentes?" questionou Reinaldo Ferreira Júnior, diretor da Agência UM e diretor de Relações Sustentáveis da AMPRO.
Os participantes do Fórum Eventos 2016 foram levados a refletir sobre a atuação das agências de comunicação e publicidade diante de um mercado cada vez mais competitivo, "Devemos evitar a concorrência predatória e cada agência respeitar o espaço da outra", alertou Reinaldo Ferreira Júnior.
As opções de alimentação e bebidas foram os destaques no oitavo painel intitulado "Tendências do A&B no Mundo". Tracy Stuckrath, especialista em alimentação e criadora da Thrive! Meetings & Events, mostrou como a comida pode influenciar e interferir na carreira profissional, relacionamento e também nas tendências de alimentação nos eventos. Chamou a atenção para os alimentos saudáveis e sugeriu alguns hábitos que podem fazer a diferença na saúde e coloca-los sempre à disposição em eventos, mostrou a preocupação e o respeito que a organização deve ter com os participantes, "alimentação está ligada em vários aspectos da sociedade, como nas comunidades, escolas, trabalhos e em diversos modos de relacionar, e interfere no humor das pessoas", relatou Tracy Stuckrath.
O Fórum Eventos, por indicação da Tracy encaminhou a todos os pré-inscritos no evento uma pesquisa questionando suas necessidades especiais. A pesquisa foi respondida por 102 participantes, sendo que 9 indicaram ter necessidades especiais. Tanto o Casablanca que atendeu o Fórum no local do evento, quanto o Espaço Figueira que ofereceu um jantar, estavam preparados para dar um tratamento especifico para estes 9 participantes. Além disso, todos os pratos tinham indicação de seus ingredientes, salientando a questão do glúten, lactose etc.
Já Marcelo Traldi Fonseca, diretor de Operações da Vila dos Atletas das Olimpíadas do Rio 2016, apresentou números impressionantes que farão parte de toda cadeia de alimentação dos atletas e comissões do mundo que estarão presentes no Rio de Janeiro para os jogos. Segundo o palestrante, durante os Jogos Olímpicos serão consumidas 100 toneladas de carne, 20 mil litros de leite, 82 toneladas de frutos do mar, 330 toneladas de frutas, 2.500 pizzas por dia e 150.000 pães assados diariamente, "É uma operação ampla, uma enorme responsabilidade e a partição e a saúde dos atletas estão sob nossa responsabilidade, pois a alimentação interfere muito nos jogos", adianta Marcelo Traldi Fonseca.
Mesmo servindo no maior restaurante do mundo, precisamos estar preparados para atender a todas necessidades especiais dos atletas e seus acompanhantes e muito atentos para qualquer problema, "afinal a última coisa que queremos é que a imprensa mundial coloque em sua primeira página que Usain Bolt não pode correr devido à uma infecção contraída em um de nossos restaurantes", referenciou Marcelo Traldi. Para isso, todos os ingredientes são rastreados desde sua origem no produtor até o prato do atleta.
A análise do setor de Eventos e Turismos por parte dos profissionais da Imprensa foi a atração do nono painel "O Futuro da Indústria na Visão da Imprensa". Os convidados para o Fórum Eventos 2016 fizeram uma análise sobre diversos destinos pelo mundo que recebem palestrantes e turistas durante o ano. Tyler Davidson, diretor de Conteúdo da revista Meetings Focus Magazine, apresentou em sua palestra números do mercado norte-americano e os desafios que os Estados Unidos enfrentam nas áreas de Eventos e Turismo, sendo o principal alvo do setor.
Rui Uchôa, jornalista português e diretor da Revista Event Point, tratou das questões econômicas vivida pela Europa desde 2008 e os que provocaram reflexos no mercado português e consequentemente, no setor de Eventos e Turismo. Chamou a atenção para a criatividade das empresas em superar a crise nesse mercado, porém ele alerta que a principal prioridade nessa superação é apostar nas pessoas e respeitar suas diferenças: "Cada destino tem um capital humano que de ser levado em contato na escolha do evento, e respeitá-lo faz toda a diferença para ganhar a confiança de todos", argumentou.
Sérgio Baritussio Scalone, jornalista uruguaio e diretor da Revista Eventos Latinoamericanos, reforça a tese do jornalista português em defender o relacionamento e a prioridade no ser humano, "A tecnologia trouxe muitos avanços para o setor de Eventos e Turismo, mas nada poderá substituir a reunião, o encontro cara a cara, por isso, os eventos são importantes para trocas de experiências", destacou.
Júlio Feijó Neto, diretor do portal Promoview, também citou a crise que também afeta os setores de Eventos Turismo, porém reforça o discurso dos especialistas, "Aquele que saber criar, inovar, sempre terá espaço e sucesso", disse.
Sobre o Mercado: O setor de Eventos e Turismo movimentou R$ 652,9 bilhões em 2013, representando 13,5% do PIB brasileiro. O segmento Eventos, conforme o II Dimensionamento da Indústria de Eventos, movimentou R$ 209,2 bilhões (4,32% do PIB) e o segmento Turismo, segundo o Conselho Mundial de Turismo (WTTC), teve uma receita total de R$ 443,7 bilhões (9,16% do PIB). No Brasil, Eventos e Turismo representam mais de 15,6 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos, sendo 7,5 milhões no segmento Eventos. Foram contabilizados 590 mil eventos no país em 2013, sendo cerca de 300 mil na cidade de São Paulo. Segundo a International Congress and Convention Association (ICCA), os ingressos do Turismo de Eventos e Congressos superam US$ 1 trilhão e movimentam 160 milhões de participantes no mundo.
Sobre a Eventos Expo Editora: Há 21 anos no mercado, a Eventos Expo Editora é pioneira na produção editorial de guias e publicações direcionados a planejadores de eventos e publicações customizadas. Inserida em um mercado que representa mais de 13,5% do PIB nacional, a editora conseguiu posicionar-se como uma das principais produtoras e difusoras de conteúdo do Setor. Entre seus produtos, destacam-se a publicação de uma revista bimestral, um portal, duas newsletters, a maior premiação da indústria de eventos e turismo brasileira - o Prêmio Caio, que está em sua 17ª edição -, e o principal espaço de discussão do setor, o Fórum Eventos.
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