Releases 02/03/2018 - 14:42

Inclusão de pessoas com deficiência além da obrigatoriedade


São Paulo--(DINO - 02 mar, 2018) - A inclusão de pessoas com deficiência além da obrigatoriedade legal passou a fazer parte da rotina das empresas que buscam cumprir o seu papel social. Atualmente, espera-se que as organizações busquem maneiras de se envolver com a sociedade, por meio de ações socialmente responsáveis, melhorias no meio ambiente, na qualidade de vida, dentre outras.

Esse é um tema que não apenas está na moda, como também passou a ser exigência dos consumidores. Há quem veja com olhos diferentes uma empresa que, além de cumprir a Lei de Cotas, busca uma inclusão sustentável, ou seja, não contratam apenas devido à lei, e sim por entenderem que todas as pessoas são capazes de agregar valor a uma organização.

Segundo censo do IBGE de 2010, aproximadamente 24% da população brasileira tem alguma deficiência. Isso é o equivalente a mais de 45 milhões de pessoas. De acordo com a RAIS 2016, atualmente aproximadamente 430 mil tinham emprego formal, o que corresponde a menos de 1% dos vínculos empregatícios.

A questão é que muitas vezes essa baixa participação não é devido ao desinteresse dos profissionais com deficiência de ingressarem no mercado de trabalho, mas pela ausência de uma política de inclusão sustentável nas empresas.

Apesar dos números de pessoas com deficiência empregadas formalmente ainda não serem tão expressivos, eles são crescentes. A transformação vem ocorrendo devido à Lei de Cotas, que gera mudança de cultura no mundo do trabalho e estimula a valorização da diversidade que, por sua vez, se reflete nos consumidores, pois algumas vezes, eles também podem ter algum tipo de deficiência.

Para realizar a inclusão de pessoas com deficiência além da obrigatoriedade, é preciso respeitar alguns princípios. Por exemplo, garantir a mobilidade dos profissionais que necessitam de condições específicas, como usuários de cadeiras de rodas ou pessoas cegas. Os gestores e líderes devem estar preparados para receberem esses profissionais, respeitarem as suas limitações e conhecerem suas possibilidades.

Para que a inclusão sustentável de profissionais com deficiência seja completa, o tratamento deve permitir que as pessoas demonstrem o seu real potencial. A abordagem deve ser natural e da mesma forma que acontece com as demais pessoas, considerando as diferenças, como sugere o princípio da equidade. Profissionais com deficiência devem ser cobradas de acordo com as suas metas e receber os feedbacks que permitem o seu desenvolvimento.

Outro aspecto para se atentar na contratação desses profissionais é a formação. A educação é um pilar da sociedade afetado diretamente pela falta de cultura de inclusão no Brasil. O resultado disso é que 61% da população com deficiência não completou o ensino fundamental, segundo o Censo do IBGE de 2010. Atualmente, as empresas responsavelmente sociais capacitam os colaboradores com deficiência, garantindo que adquiram o conhecimento necessário para exercer as suas atividades.

Sendo assim, capacitar pessoas com deficiência para o trabalho é uma iniciativa importante de um programa de inclusão sustentável pois, além de ajudar a cumprir a Lei de Cotas, desenvolve e transforma a realidade social da população com deficiência no Brasil.

A inclusão de pessoas com deficiência além da obrigatoriedade resulta na representação da diversidade nas empresas, o que contribui para que os colaboradores passem a ser mais tolerantes, melhorando o clima organizacional. Os funcionários respeitam as diferenças e desenvolvem a capacidade de trabalhar melhor em equipe, gerando mais produtividade. As pessoas ficam mais engajadas quando notam que podem assumir as suas diferenças e que não serão discriminadas, o que impacta inclusive na diminuição do turn over.

Os profissionais com deficiência que trabalham nas empresas que valorizam e estimulam a diversidade sentem-se mais produtivos, encontram espaço para demonstrar os seus potenciais e são enquadrados em vagas que combinam com o seu perfil.

Website: http://www.talentoincluir.com.br