Releases 20/04/2016 - 16:21

Fornecedora de software de gestão empresarial cresce no setor de cosméticos


São Paulo--(DINO - 20 abr, 2016) - A Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI), avança no setor de cosméticos. Só este ano, a companhia conquistou três novos clientes do segmento: as indústrias Pet Passion, Lowell e Aroma do Campo/IMS, interessadas em melhorar gargalos típicos do nicho, como dificuldade de controle da engenharia de produção, e atendimento à Resolução RDC 48/2013, da Anvisa, que obriga as indústrias a automatizar as movimentações de estoque.

"Hoje, o setor tem cerca de 2500 indústrias que estão em processo de regulamentação em função da resolução, e o ERP da Cigam atende perfeitamente a todas as normas técnicas e 100% das demandas, auxiliando as empresas a ficarem em conformidade com as obrigatoriedades da agência reguladora", avalia Edison Nakayama, consultor de TI que atua há mais de 30 anos no mercado de cosméticos.

Com o software, os fabricantes do segmento têm completa rastreabilidade de todos os insumos e seus lotes, podendo identificar tudo que foi usado na produção e tudo o que foi vendido. Com isso, é possível aferir o total de lotes de produto final utilizados, bem como quantos lotes de matéria-prima foram usados, e parametrizar a qualidade e eficiência da produção. Nakayama salienta isso como um ganho sem precedentes.

"A área de cosméticos sempre teve, em média, um crescimento na casa dos dois dígitos. Nos últimos anos, em função da crise econômica e da alta do dólar, teve uma retração, mas ainda manteve sua expansão. Hoje, mais de 70% das empresas do setor não utilizam sistemas de gestão de negócios e realizam seus controles por meio de planilhas e tabelas, que geram materiais repetidos, informações paralelas, causando retrabalhos, dificultando o monitoramento e reduzindo a eficiência na gestão", comenta o consultor.

Ainda segundo o especialista, o segmento de cosméticos, principalmente as pequenas e médias empresas, sempre teve grandes dificuldades para controlar sua engenharia de produção. Um gargalo que o ERP Cigam resolve, entregando recursos para rastreabilidade de insumos, controle de operações e documentos, entre outros que garantem a padronização e centralização da gestão em uma única plataforma, melhorando os processos e aumentando a produtividade.

Outro ponto que Nakayama destaca sobre o sistema é a flexibilidade. "A plataforma da Cigam permite controlar processos que possuem muitas distinções pontuais fundamentais em relação aos procedimentos de empresas de outros setores. A Cigam teve uma leitura correta do mercado e oferece um sistema que favorece as operações da indústria de cosméticos, com custo-benefício melhor que o da concorrência", afirma.

Nos três novos clientes, a implantação do ERP está sendo realizada pelo canal de negócios Cigam SWM, que conta com operações nos estados de PR, RJ e SP.

Segundo Paulo Demingo, diretor Administrativo da Aroma do Campo/IMS, que comercializa cosméticos naturais no Brasil e exporta para Europa e África, o que a companhia busca com o software é hierarquizar os registros de vendas, estoques, diminuir rupturas com os recursos de Business Intelligence e controlar as operações da engenharia de produção, que demandam atenção especial em função das peculiaridades que existem setor.

"A expectativa é que o ERP resolva mais de 80% dos nossos problemas. Implantamos nas unidades da companhia em Minas Gerais e São Paulo, pois já conhecemos bem a ferramenta da Cigam, sabemos da sua qualidade, facilidade e eficiência na parametrização das informações, gerando um banco de dados completo e acessível. Conseguimos formatar nossos controles da maneira que melhor nos convém e, dentre os sistemas de mercado, o que mais se aproxima de atender as nossas necessidades é o ERP da Cigam", afirma Demingo.

Já a Lowell Cosméticos, empresa com mais de 20 anos no mercado e uma das principais marcas de produtos capilares de uso profissional do Brasil, contratou a plataforma da Cigam em função da expansão de suas operações e da necessidade de atender as novas demandas de gerenciamento e tecnologia.

De acordo com Divaldo Andrade, gerente de TI da Lowell, o ERP Cigam possui uma solução completa e integrada com os melhores bancos de dados do mercado Oracle e SQL Server.
"Além de ser um sistema de grande qualidade, o grande diferencial foi a equipe de suporte que está implantando o software com agilidade e sendo eficaz de acordo com o processo desenhado. Já tivemos muitas experiências com implantações, mas só a Cigam conseguiu atender as nossas expectativas", relata Andrade.

A ferramenta da Cigam também atende as obrigatoriedades exigidas pelo Bloco K do SPED Fiscal, que tributa toda a engenharia de produção das empresas consideradas indústrias pela Receita Federal.

"Estas obrigatoriedades ajudarão na profissionalização do mercado, porque quem não se adequar, vai fechar. As indústrias terão de declarar a entrada e saída de insumos e as empresas que mais rapidamente estiverem em conformidade com os requisitos, terão uma boa vantagem competitiva", finaliza Nakayama.